Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50456
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
WesleyDeSouzaPereiraLopes_DISSERT.pdf11,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Programa de Avaliação Seriada no Distrito Federal : autonomia pedagógica, prática pedagógica e eu, professor de Artes Visuais na educação básica
Autor(es): Lopes, Wesley de Souza Pereira
Orientador(es): Gatti, Thérèse Hofmann
Assunto: Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Autonomia docente
Professores de arte
Data de publicação: 25-Set-2024
Referência: LOPES, Wesley de Souza Pereira. Programa de Avaliação Seriada no Distrito Federal: autonomia pedagógica, prática pedagógica e eu, professor de Artes Visuais na educação básica. 2023. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS-UnB) implantado em 1996 está presente no cotidiano de muitos alunos e professores do Ensino Médio na região do Distrito Federal. A presente dissertação de Mestrado caminha com a pesquisa narrativa de caráter autobiográfico que articula e costura um estudo teórico-reflexivo sobre as reverberações que o PAS-UnB causa no trabalho docente. Há uma análise do percurso pessoal e dos desdobramentos das escolhas nessa caminhada. Enxergando minha jornada como professor, como um ser em constante processo de aprendizagem neste trabalho docente, estudo as proposições de Tardif (2001, 2014) a respeito dos saberes docentes e o conceito de trabalho docente conforme delineado por Tardif e Lessard (2014). Busco suscitar as especificidades dos saberes e dos fazeres próprios dos professores de artes visuais. É fundamental conhecer como se deu o processo de construção e consolidação do Programa de Avaliação Seriada aplicado na Região do Distrito Federal. Pretende-se com esta pesquisa conhecer o estado da arte do PAS-UnB, conectando-o à episódios da vivência como discente e na prática como docente atravessado pelo PAS-UnB. Interligado aos trechos narrativos temos como orientação nesse texto os conceitos de autonomia docente de Contreras (2012), professor reflexivo de Schön (2001), perpassando em sua complexidade a Educação Libertadora de Freire (2021) e a construção identitária do professor como sujeito histórico-cultural, baseado em Vygotsky (2003, 2005). A expectativa é a de motivar discussões sobre tais questões, para que elas suscitem o debate sobre como podemos focar a prática pedagógica para o programa de avaliação seriada aplicada no Distrito Federal respeitando a autonomia pedagógica do professor de artes visuais, provocando um olhar atencioso sobre os meandros do fazer pedagógico dessa categoria.
Abstract: The University of Brasília's Sequential Evaluation Program (PAS-UnB), implemented in 1996, is part of the daily lives of many high school students and teachers in the Federal District region. This Master's dissertation follows a narrative research approach with an autobiographical aspect that articulates and unites a theoretical-reflective study on the reverberations caused by PAS-UnB in teaching work. It involves an analysis of the personal journey and the consequences of choices made along this path. Viewing my journey as a teacher, as an individual in a constant learning process within this teaching role, I examine Tardif's propositions (2001, 2014) regarding teaching knowledge and the concept of teaching work as outlined by Tardif and Lessard (2014). I seek to highlight the specificities of knowledge and teachers' own work of the visual arts teachers. Understanding the process of constructing and consolidating the Sequential Evaluation Program applied in the Federal District is crucial. This research aims to explore the state of the art of PAS-UnB, connecting it with episodes from my experience as a student and in practice as a teacher influenced by PAS-UnB. Interwoven with narrative sections, this text is guided by the concepts of teaching autonomy by Contreras (2012), reflective teacher by Schön (2001), delving into the complexity of Liberating Education by Freire (2021), and the construction of the teacher's identity as a historical-cultural subject, based on Vygotsky (2003, 2005). The expectation is to stimulate discussions on these issues, in order to spark discussions on how we can focus pedagogical practice for the sequential evaluation program applied in the Federal District while respecting the pedagogical autonomy of visual arts teachers, prompting a careful look of the intricacies of the pedagogical work within this category.
Résumé: Le Programme d’Evaluation Séquentielle de L’Université de Brasília (PASUnB), mis en place en 1996, est présent dans la vie quotidienne de nombreux étudiants et enseignants du secondaire dans la région du District Fédéral. Cette thèse de master suit une approche de recherche narrative à caractère autobiographique qui entrelace et structure une étude théorique-réflexive sur les répercussions du PAS-UnB dans le travail enseignant. Elle implique une analyse du parcours personnel et des conséquences des choix effectués dans cette voie. En considérant mon cheminement en tant qu'enseignant, en tant qu'individu dans un processus d'apprentissage constant dans ce rôle d'enseignement, j'examine les propositions de Tardif (2001, 2014) concernant les connaissances en enseignement et le concept de travail enseignant tel qu'élaboré par Tardif et Lessard (2014). Je cherche à mettre en lumière les spécificités des connaissances et des pratiques propres aux enseignants en arts visuels. Comprendre le processus de construction et de consolidation du Programme d'Évaluation Séquentielle appliqué dans le District fédéral est essentiel. Cette recherche vise à explorer l'état de l'art du PAS-UnB, en le connectant à des épisodes de mon expérience en tant qu'étudiant et dans ma pratique en tant qu'enseignant influencé par le PAS-UnB. Entrelacé avec des sections narratives, ce texte est guidé par les concepts d'autonomie de l'enseignement de Contreras (2012), d'enseignant réflexif de Schön (2001), plongeant dans la complexité de l'Éducation Libératrice de Freire (2021) et dans la construction de l'identité de l'enseignant en tant que sujet historico-culturel, basé sur Vygotsky (2003, 2005). L'attente est de stimuler des discussions sur ces questions, de susciter des débats sur la manière dont nous pouvons focaliser la pratique pédagogique pour le programme d'évaluation séquentielle appliqué dans le District fédéral tout en respectant l'autonomie pédagogique des enseignants en arts visuels dans l'éducation de base, incitant à une considération attentive des subtilités du travail pédagogique au sein de cette catégorie. Mots-clés: PAS-UnB; Professeur d’arts visuels: Autonomie; Autonomie d’enseignement; Enseignant réfléchissant.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.