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dc.contributor.advisorVenturelli, Suzetept_BR
dc.contributor.authorRamos, Taina Luize Martinspt_BR
dc.date.accessioned2024-09-25T21:02:42Z-
dc.date.available2024-09-25T21:02:42Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.citationRAMOS, Taina Luize Martins. Tecendo poéticas em Arte, Design de Moda e Tecnologia. 2023. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50455-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa de natureza prática-teórica tem como propósito explorar a interseção entre Arte, Design de Moda e Tecnologias Computacionais, visando aprofundar os estudos sobre o desenvolvimento de expressões poéticas eletrônicas, com ênfase na materialidade têxtil. Esta abordagem transdisciplinar integra a Arte Computacional no processo de criação artística, o Design no desenvolvimento de projetos e a Computação como ferramenta e material poético na construção de artefatos. A dissertação é dividida em três seções. Na primeira seção, discutem-se as fronteiras entre arte e design de moda, com foco no vestuário como objeto artístico. Apresenta-se a experimentação poética “Vestido de Algodão e Pixels” e o método D.I.Y. como ferramentas para a criação de trabalhos que integram arte, design de moda e tecnologia. Na segunda seção, trata-se das tecnologias vestíveis, apresentando seu histórico e conceitos básicos, além do processo criativo no desenvolvimento da obra e peça de vestuário “Develando Memórias”. Na última seção, a terceira, apresentam-se as divergências entre os termos no campo e expõe as experimentações artísticas que transcendem o âmbito dos objetos vestíveis, como os trabalhos “Alinhavando memórias” e “Sopro-Síntese”. Nesse sentido, a pesquisa espera contribuir com o desenvolvimento teórico e prático sobre criações poéticas eletrônicas têxteis no campo da arte e tecnologia, através da exploração prática e conceitual dos processos inventivos no âmbito do Design de Moda e Arte Computacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTecendo poéticas em Arte, Design de Moda e Tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e Designpt_BR
dc.subject.keywordArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordWearablespt_BR
dc.subject.keywordModa e tecnologiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The practical-theoretical nature of the research aims to explore the intersection between Art, Fashion Design, and computational technologies, seeking to deepen studies on the development of electronic poetic expressions, with an emphasis on textile materiality. This transdisciplinary approach integrates Computational Art into the artistic creation process, Design in project development, and Computing as a tool and poetic material in artifact construction. The dissertation is divided into three sections. In the first section, the boundaries between art and fashion design are discussed, focusing on clothing as an artistic object. The poetic experimentation “Vestido de Algodão e Pixels” and the D.I.Y. method are presented as tools for creating works that integrate art, fashion design and technology. In the second section, wearable technologies are addressed, presenting their history and basic concepts, along with the creative process in the development of the work and the clothing piece “Develando Memórias”. In the last section, the third one, differences between terms in the field are discussed, and artistic experiments that transcend the scope of wearable objects are presented, such as the works “Alinhavando memórias” and “Sopro-Síntese”. In this sense, the research aims to contribute to the theoretical and practical development of electronic textile poetic creations in the field of art and technology through the practical and conceptual exploration of inventive processes in the realm of Fashion Design and Computational Art.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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