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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Rosana Andréa Costa dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Raienne Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-25T21:02:41Z-
dc.date.available2024-09-25T21:02:41Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.date.submitted2024-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, Raienne Pereira da. Estudantes com altas habilidades/superdotação: percepções sobre o ingresso em curso superior após o atendimento educacional especializado em Artes Visuais. 2024. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50454-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA formação de professores de Artes Visuais, nas últimas décadas, tem sido atravessada por demandas socioculturais resultadas de avanços na conquista de direitos de grupos por muito tempo deixados à margem. Por exemplo, o acesso aos estudos de artes visuais em classes hospitalares, em escolas que atendem o sistema socioeducativo e em Salas de Recursos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa que deu origem a esta dissertação foi delineada tendo como referência o estudo de Nogueira (2021) que trata do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e os reflexos do AEE no ingresso no curso de ensino superior. O AEE é um serviço suplementar, gratuito, oferecido em Salas de Recursos, organizado por áreas especificas. Para a estudo apresentando aqui, o contexto foi o das Salas de Recursos que integram a rede da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (DF) em diversas Regiões Administrativas do DF, destacadamente, as Salas de Recursos Específicas - Artes Visuais. A pergunta de pesquisa que norteia o estudo é: Em que medida os processos de ensino e de aprendizagem promovidos nas Salas de Recursos de Artes Visuais da educação básica refletem no ingresso no curso de graduação pelos estudantes com AH/SD egressos do AEE? Para respondê-la foram definidos o seguinte objetivo geral: Analisar a relação entre a suplementação de educação promovida pelo AEE, via Sala de Recurso Específica – Artes Visuais, e o ingresso no curso superior por estudantes com AH/SD na área de Arte ou em áreas afins. E os seguintes objetivos específicos (a) Verificar as percepções dos egressos sobre a suplementação de educação e o enriquecimento curricular nos processos de ensino e de aprendizagem ofertados pela Sala de Recursos em Artes Visuais e as contribuições da suplementação e dos processos para o ingresso de um curso superior; e, (b) Analisar os reflexos da suplementação educacional promovida pelo AEE, via da Sala de Recursos Específicas – Artes Visuais, no ingresso no curso superior na área de Arte ou áreas afins. O desenho metodológico foi delineado pelos pressupostos da abordagem qualitativa com o uso do instrumento questionário (Nogueira, 2021) com adaptações. Espera-se que os resultados desse estudo possam contribuir com a formação inicial de professores de artes visuais para atuar na educação básica e com o incremento do pósatendimento dos egressos da sala de recursos, em especial, ao ingresso em cursos superiores da área em tela, ou afins.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudantes com altas habilidades/superdotação : percepções sobre o ingresso em curso superior após o atendimento educacional especializado em Artes Visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSuperdotados - necessidades educacionaispt_BR
dc.subject.keywordAltas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - percepçãopt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In recent decades, the training of Visual Arts teachers has been crossed by socio-cultural demands resulting from advances in the conquest of rights for groups that have long been left on the margins. For example, access to visual arts studies in hospital classes, in schools that serve young offenders and in Specialized Educational Service (AEE) adressed to high abilities/ giftednessstudents. This Research Project was designed with reference to the study by Nogueira (2021) which deals with Specialized Educational Service (AEE) offered to students with High Abilities/Giftedness (AH/SD) and the effects of AEE on entry into the higher education course . AEE is a free supplementary service, offered in Resource Rooms, organized by specific areas. For the study presented here, the Resource Rooms chosen are those that are part of the network of the State Department of Education of the Federal District (DF) in several Administrative Regions of the DF. Among which, it focused on Specific Resource Rooms - Visual Arts. The research question that guides the study is: To what extent do the teaching and learning processes promoted in the Visual Arts Resource Rooms of basic education reflect on the entry into the undergraduate course by students with AH/SD who graduated from AEE? To answer it, the following general objective was defined: Analyze the relationship between the supplementary education promoted by the AEE, via the Specific Resource Room – Visual Arts, and the entry into higher education by students with AH/SD in the area of Art or in related areas. And the following specific objectives (a) Verify the perceptions of graduates about educational supplementation and curricular enrichment in the teaching and learning processes offered by the Visual Arts Resource Room and the contributions of supplementation and processes for the entry of a higher education; and, (b) Analyze the effects of educational supplementation promoted by AEE, via the Specific Resource Room – Visual Arts, on admission to higher education in the area of Art or related areas. The methodological design was outlined by the assumptions of the qualitative approach with the use of the questionnaire instrument, applied by Nogueira (2021) with adaptations, and semi-structured interview procedures. It is expected that the results of this study can contribute to the initial training of visual arts teachers to work in basic education and to the increase in after-school care for resource room graduates, especially when they enter higher education courses in the area in question, or similar ones.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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