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dc.contributor.advisorCorrêa, Antenor Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Marcos Antony Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-25T21:02:41Z-
dc.date.available2024-09-25T21:02:41Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.date.submitted2024-01-30-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Marcos Antony Costa. Do quadro branco às suas margens: a dimensão escultórica em poéticas motivadas por estéticas da periferia. 2024. 202 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50453-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2024.pt_BR
dc.description.abstractMotivada por um profundo desejo de conexão afetiva, esta pesquisa propõe-se a tecer uma relação poética com a paisagem urbana de Itapoã, assim como com a cidade de Brasília. A partir desse propósito, dedico-me a investigar os limites geográficos e os espaços urbanísticos de Itapoã, desvendando suas potencialidades para influenciar a prática artística em contraste com o espaço planejado do Plano Piloto de Brasília. A pesquisa inicia com a busca por uma compreensão aprofundada da arquitetura de Itapoã, explorando suas formas e reimaginando-as em diálogo com a espacialidade da capital, Brasília. O objetivo central é realizar um estudo poético-estético, coletando imagens e materiais que servirão como vetores criativos para intervenções inspiradas, e por vezes fundamentadas, nos princípios construtivos precários. Ao longo da tese, termos como "cubo branco", "quadro" e "construção/desconstrução" serão utilizados para oferecer suporte teórico à pesquisa e guiar a disposição poética dos capítulos. Essas metáforas também visam auxiliar na compreensão da expansão do espaço pictórico e promover o debate sobre as fronteiras entre cidades. Por fim, exploro algumas intervenções nos espaços de Brasília e discuto como essas práticas de intervenção escultórica permitem criar tensões nos espaços controlados, questionando as normas e propondo formas de ocupar a cidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo quadro branco às suas margens : a dimensão escultórica em poéticas motivadas por estéticas da periferiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEspaço urbanopt_BR
dc.subject.keywordPaisagem urbanapt_BR
dc.subject.keywordItapoã (DF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoMedeiros, Maria Beatriz dept_BR
dc.description.abstract1Driven by a deep desire for affective connection, this research aims to establish a poetic relationship with the urban landscapes of Itapoã and Brasília. Building on this purpose, I investigate the geographic boundaries and urban spaces of Itapoã, unveiling their potential to influence artistic practice in contrast to the planned space of Brasília's Pilot Plan. The research begins with a search for an in-depth understanding of Itapoã's architecture, exploring its forms and reimagining them in dialogue with the spatiality of the capital, Brasília.The central objective is to conduct a poetic-aesthetic study, collecting images and materials that will serve as creative vectors for interventions inspired by, and sometimes grounded in, precarious construction principles. Throughout the thesis, terms such as "white cube", "frame" and "construction/deconstruction" will be used to provide theoretical support for the research and guide the poetic arrangement of the chapters. These metaphors also aim to assist in understanding the expansion of the pictorial space and promote debate on the boundaries between cities. Finally, I explore some interventions in the spaces of Brasília and discuss how these sculptural intervention practices allow for the creation of tensions in controlled spaces, questioning norms and proposing ways of occupying cities.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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