http://repositorio.unb.br/handle/10482/50449
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EntreCidadePalavras.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Entre a cidade de palavras e a cidade de concreto : poemas de Nicolas Behr |
Autor(es): | Albano, Anna Luísa Portela de Deus |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-2008-7687 |
Assunto: | Brasília (DF) - imaginário Poesia - Brasília (DF) Behr, Nicolas, 1958- crítica e interpretação |
Data de publicação: | 21-Dez-2023 |
Editora: | ANPARQ – Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Referência: | ALBANO, Anna Luísa P. D. Entre a cidade de palavras e a cidade de concreto: poemas de Nicolas Behr. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 13-26, dez. 2023. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/316. Acesso em: 25 set. 2024. |
Resumo: | Este artigo discute as representações de Brasília presentes nos poemas da segunda fase da obra do poeta cuiabano-brasiliense Nicolas Behr. O objetivo é apreender, nos poemas dedicados à Capital Federal, parte do imaginário social da cidade, temporalmente situado a partir dos anos de 1990. O estranhamento inicial gerado pelo contato com a cidade modernista dos anos setenta parece superado neste segundo momento da obra de Behr, sua poesia parece acomodar-se à cidade-utopia de Lucio Costa. Os poemas são relatos de sentimentos capazes de serem entrevistos, possibilitando a adição de mais uma camada na espessura da História de Brasília. Para o reconhecimento destas representações, as análises foram conduzidas por meio da partilha de repertórios interpretativos, em uma prática dialógica de interpretação, onde participam as vozes do autor e da leitora. |
Abstract: | This article analyzes the representations of Brasilia included in the poems from the second period of Nicolas Behr’s career. This work aims to capture some of the social imaginary of the Federal Capital from the poems dedicated to this city from the 1990s and on. In this second moment of Behr's work, the initial strangeness generated by his contact with the modernist city of the 1970s seems to be overcome, as his poetry suggests accommodating Lucio Costa's utopian city. The poems are narratives of feelings that can be glimpsed, adding other layers to the thickness of the History of Brasília. To achieve the acknowledgment of these rep-resentations, the analysis was conducted through the sharing of interpretative repertoires, in a dialogical practice of interpretation where the voices of the author and the reader participate |
Resumen: | En este artículo académico se discute las representaciones de Brasília presentes en los poemas de la segunda fase de la obra del poeta nacido en Cuiabá y radicado en Brasília, Nicolas Behr. El objetivo es aprehender, en los textos dedicados a la Capital de Brasil, parte del imaginario social de la ciudad, que surgió en los años 90. El desconcierto inicial generado por el contacto con la ciudad modernista de la década de 1970 parece estar superado en ese segundo momento de la obra de Behr, y su poesía parece acomodarse a la ciudad-utopía de Lucio Costa. Los poemas son relatos de sentimientos que se pueden asimilar, lo que permite añadir una capa más en la espesura de la Historia de Brasília. Para el reconocimiento de estas representaciones, los análisis fueron conducidos por el intermedio del intercambio de repertorio inter-pretativos, un una práctica dialógica de interpretación, donde par-ticipan la voces del autor y de la lectora. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença: | (CC BY ) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/316. Acesso em: 25 set. 2024. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.