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Título: Para se dançar às avessas : Artaud, Mbembe e a dança como insurgência visceral do corpo-sem-órgãos
Outros títulos: To dance wrong side out : Artaud, Mbembe and dance as a visceral insurgency of the body without organs
Autor(es): Silveira, Marina de Nóbile da
Dias, Luciana da Costa
Afiliação do autor: Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas
Assunto: Corpo
Dança
Artaud, Antonin, 1896-1948
Mbembe, Joseph-Achille, 1957-
Data de publicação: 5-Jun-2023
Referência: SILVEIRA, Marina de Nóbile da; DIAS, Luciana da Costa. Para se dançar às avessas: Artaud, Mbembe e a dança como insurgência visceral do corpo-sem-órgãos. Revista Brasileira de Estudos da Presençam Oirti Akegrem, Porto Alegre, v. 13, n. 3, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660128193vs01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbep/a/M6JGQX8cjBW48chJ7FykSQj/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2024.
Resumo: Investiga-se aqui a questão do corpo (e da dança como superação possível de seus automatismos). Para tanto, apresenta-se o conceito alargado de dança na contemporaneidade, tendo Artaud e o conceito de corpo-sem-órgãos como ponto de partida. Em um segundo momento, a discussão se amplia com a leitura necropolítica da atualidade, realizada por Mbembe, que aprofundou a biopolítica em conceitos como mortificação, reconstrução de si e visceralidade. Finalizando, a metodologia utilizada é a de revisão bibliográfica, e as conclusões alcançadas apontam em direção ao corpo – sobretudo o corpo que dança – como possibilidade de insurgência da assim chamada resistência visceral.
Abstract: The aim of this work is to investigate the question of body (and of dance as a possible way of over coming the automatisms of the body). For this purpose, a broad concept of contemporary dance is introduced, taking Ar taud and his concept of body without organs as a starting point. In a second moment, the discussion expands with the ne cropolitical reading of the present times, carried out by Mbembe, who deepened biopolitics by developing concepts such as mortification, reconstruction of oneself and viscerality. Through literature review, the conclusions obtained point towards the body – especially the body that dances – as a possibility of insurgence of the so-called visceral resistance.
Résumé: – Pour se Danser à l’Envers: Artaud, Mbembe et la danse comme insurrection viscérale du corps sans-organes – La question du corps (et de la danse comme possible dépassement de ses automatismes) est ici investiguée. Pour cela, le concept large de la danse contemporaine est présenté en prenant Artaud et le concept de corps-sans-organes comme point de départ. Dans un deuxième temps, la discussion s'élargit avec la lecture nécropolitique du présent, menée par Mbembe, qui a approfondi la biopolitique dans des concepts tels que la mortification, reconstruction de soi et la viscéralité. Enfin, la méthodologie utilisée est celle d'une revue bibliographique et les conclusions atteintes pointent vers le corps – no tamment le corps qui danse – comme une possibilité d'insurrection de la soi-disant résistance viscérale.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)
Licença: (CC BY)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660128193vs01
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