http://repositorio.unb.br/handle/10482/50434
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ClaudiaJimenaCornejoSimbala_DISSERT.pdf | 9,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Repensando los procesos de investigación etnomusicológica sobre la sonoridad indígena de la Amazonía (Perú) |
Autor(es): | Símbala, Cláudia Jimena Cornejo |
Orientador(es): | Lewy, Matthias |
Assunto: | Povos indígenas Povos indígenas - Peru Etnomusicologia |
Data de publicação: | 24-Set-2024 |
Data de defesa: | 31-Jan-2024 |
Referência: | SÍMBALA, Claudia Jimena Cornejo. Repensando los procesos de investigación etnomusicológica sobre la sonoridad indígena de la Amazonía (Perú). 2024. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | As experiencias indígenas, no decurso da história, tem sido marginalizada pelos processos de colonização, situação que faz que silenciem ou deixarem de realizar inúmeras práticas associadas aos seus modos de vida e à sua ancestralidade. Respeito do universo sonoro que compõe a resistência em torno desses saberes, acredito que os atuais processos de auto reconhecimento e reivindicação indígena produz que aqueles que participamos de espaços acadêmicos repensemos de que maneira nos relacionamos com esses fenômenos sociais. Desde a musicologia e outras disciplinas, tem sido desenvolvido diversos esforços e propostas teórico-metodológicas com a finalidade de compreender as expressões do universo sonoro indígena. Com o objetivo de contribuir com esses esforços, esta pesquisa, a partir de uma abordagem etnográfica, auto etnográfica e interdisciplinar, se propõe elaborar uma série de reflexões metodológicas a partir das experiências e propostas dos envolvidos nos processos de pesquisa: quem investiga e quem participa. das investigações. Pela recuperação de experiências, considerando que a memória, território e diversas noções sobre corporeidade são transversais a sonoridade, propõe-se repensar criticamente as relações entre o universo sonoro indígena e a pesquisa acadêmica a partir do trabalho colaborativo como eixos fundamentais da disciplina. |
Abstract: | Indigenous experiences have been marginalized throughout colonialism, silencing and obscuring their cultural legacy, lifeworld, and ancestral knowledge. An Indigenous sonorous universe is a form of resistance to colonialism, as it is an ongoing process of recognition of Indigenous self-identity and revindication. From scholarship, it is important to (re)think about how we relate to these experiences; especially from Ethno-Musicology, various efforts and theoretical-methodological proposals have been developed to understand sounds, music, and other sonorous experiences of Indigenous peoples. From an ethnographic, self-ethnographic and interdisciplinary approach, I propose to elaborate methodological reflections based on the experiences of previous research processes, focusing on the positionality of the researchers and the participants of the research. Considering that memory, territory, and corporality are transversal to the Indigenous sonority, I intend to rethink the relationship between the sonorous Indigenous universe and ethnomusicological research aiming at revalidating Indigenous epistemologies and collaborative work, as significant methodologies for the discipline. |
Resumen: | Las experiencias indígenas, a lo largo de la historia, han sido marginalizadas por procesos de colonización, situación que ha generado que se silencien y/o dejen de realizarse incontables prácticas asociadas a sus modos de vida y su ancestralidad. Respecto al universo sonoro que conforma la resistencias sobre estos saberes, considero que los actuales procesos de autorreconocimiento y reivindicación indígena, nos conducen también a quienes participamos de espacios académicos, a repensar de qué manera nos relacionamos con estos fenómenos sociales. Desde la Musicología y otras disciplinas, se han desarrollado diversos esfuerzos y propuestas teórico-metodológicas para comprender las expresiones del universo sonoro indígena. Con miras a contribuir a estos esfuerzos, esta investigación, desde un enfoque etnográfico, auto etnográfico e interdisciplinario, se propone elaborar una serie de reflexiones metodológicas a partir de las experiencias y propuestas de los involucrados en los procesos de investigación: quiénes investigan y quiénes participan de las investigaciones. A través de la recuperación de experiencias, considerando que la memoria, el territorio y diversas nociones sobre corporalidad son transversales a la sonoridad indígena, se propone repensar críticamente las relaciones entre el universo sonoro indígena y la investigación académica a partir del trabajo colaborativo como eje claves para la disciplina. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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