http://repositorio.unb.br/handle/10482/50426
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CarlianeAlvesDaSilva_DISSERT.pdf | 4,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Paisagem em foco : análise da construção conceitual no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental em Luziânia - GO |
Outros títulos: | Landscape in focus : analysis of conceptual construction in the teaching of Geography to 3rd grade students in Luziânia - GO |
Autor(es): | Silva, Carliane Alves da |
Orientador(es): | Leite, Cristina Maria Costa |
Assunto: | Paisagem - estudo e ensino Geografia - estudo e ensino Paisagem Desenho Ensino fundamental - Brasil |
Data de publicação: | 24-Set-2024 |
Data de defesa: | 24-Mai-2024 |
Referência: | SILVA, Carliane Alves da. Paisagem em foco: análise da construção conceitual no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental em Luziânia - GO. 2024. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho abordou a importância da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco no ensino da paisagem. A pergunta de pesquisa que direcionou a investigação foi: como se dá a construção do conceito de paisagem no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental? O objetivo geral tratou de analisar como se dá a construção do conceito de paisagem no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental. O método é de abordagem qualitativa e envolveu a observação de três aulas de Geografia, uma entrevista semi-estruturada com o professor de uma turma do 3º ano do ensino fundamental, além de uma atividade coletiva, por meio de desenho, com 31 alunos dessa turma para explorar suas concepções sobre paisagem. Também foi realizada análise do currículo do 3º ano de Geografia do município de Luziânia–GO e do livro didático utilizado pelo professor em sala de aula. Como resultados, percebeu-se que o Currículo de Geografia do município de Luziânia e o livro didático não dialogam entre si. Em relação ao professor, as aulas são mais voltadas à realidade dos estudantes; em relação aos estudantes, poucos ainda têm o entendimento que são partes integrantes da paisagem. Para as próximas pesquisas, sugere-se que se faça a relação do ensino da paisagem num período maior de tempo, no objetivo de acompanhar o desenvolvimento do estudante por todo o ensino fundamental I, fundamental II e ensino médio. |
Abstract: | This work deals with the importance of Geography in the early years of elementary school, with a focus on the teaching of landscape. The research question that guided the investigation was: how is the concept of landscape constructed in Geography teaching for students in the third year of elementary school? The general objective was to analyze how the concept of landscape is constructed in Geography teaching for students in the third year of elementary school. The method took a qualitative approach and involved observing three Geography lessons, a semi-structured interview with the teacher of a 3rd year elementary school class, as well as a collective drawing activity with 31 students from this class to explore their conceptions of landscape. An analysis was also carried out of the 3rd grade Geography curriculum in the municipality of Luziânia-GO and of the textbook used by the teacher in the classroom. The results showed that the Geography Curriculum of the municipality of Luziânia and the textbook do not interact with each other. As far as the teacher is concerned, the lessons are more focused on the students' reality; as far as the students are concerned, few still understand that they are integral parts of the landscape. For future research, it is suggested that the teaching of landscape be related over a longer period of time, with the aim of monitoring student development throughout elementary school, secondary school and high school. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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