Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50422
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SilvestreLinharesDaSilva_DISSERT.pdf6,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFragelli, Ricardo Ramospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Silvestre Linhares dapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T16:09:28Z-
dc.date.available2024-09-24T16:09:28Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.date.submitted2024-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, Silvestre Linhares da. Princípios do design instrucional gamificado orientado ao empoderamento da criatividade. 2024. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50422-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO panorama educacional está passando por mudanças significativas sob a influência de um novo paradigma sociocultural, impulsionado pelo rápido avanço das tecnologias digitais e a utilização de metodologias educacionais ativas que fomentam a criatividade por meio de experiências lúdicas. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo explorar as principais características das estratégias instrucionais gamificadas que promovem o aumento da criatividade em estudantes inseridos em ambientes de aprendizagem on-line, suportados por tecnologias digitais de informação e comunicação. Com base em nove técnicas de jogos relacionadas ao framework Octalysis, foi conduzida uma revisão sistemática de literatura abrangendo apenas estudos empíricos cujos dados analisados foram relacionados com os fundamentos das teorias educacionais construtivistas e da psicologia positiva, como a teoria do Flow e da Autodeterminação. Das técnicas de jogos em destaque, sete foram identificadas na amostra de estudos selecionados, com Instant Feedback e Real-Time Control emergindo como as mais comumente empregadas, respectivamente em 28% e 21% dos casos. Em contrapartida, Boosters e Evergreen Combos se mostraram as menos utilizadas, com apenas 3% de ocorrência cada. A complexidade no planejamento e execução foi apontada como um fator que pode contribuir para a baixa adoção destas técnicas. A seguir, foram desenvolvidos dez princípios para o design instrucional gamificado, com o propósito de maximizar a criatividade dos aprendizes. Estes princípios foram classificados em Instrumental, Relacional e Individual, refletindo respectivamente o foco nas ferramentas educacionais, nas interações sociais no ambiente de aprendizagem e nas características intrínsecas dos estudantes. Os resultados da pesquisa sugerem que, apesar dos desafios inerentes à aplicação dessas estratégias, as abordagens lúdicas que incentivam a criatividade têm o potencial de melhorar a resposta cognitiva, intensificar o engajamento e fomentar o desenvolvimento criativo dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrincípios do design instrucional gamificado orientado ao empoderamento da criatividadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação a distânciapt_BR
dc.subject.keywordDesign instrucionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The educational landscape is undergoing significant changes influenced by a new sociocultural paradigm, driven by the rapid advancement of digital technologies and the utilization of active educational methodologies that foster creativity through ludic experiences. In this context, this study aimed to explore the main characteristics of gamified instructional strategies that promote an increase in creativity among students in online learning environments, supported by digital information and communication technologies. Based on nine game techniques related to the Octalysis framework, a systematic literature review was conducted, encompassing only empirical studies whose analyzed data were related to the fundamentals of constructivist educational theories and positive psychology, such as Flow and Self-Determination theories. Of the highlighted game techniques, seven were identified in the selected sample of studies, with Instant Feedback and Real-Time Control emerging as the most commonly employed, at 28% and 21% respectively. In contrast, Boosters and Evergreen Combos were found to be the least utilized, with only 3% occurrence each. The complexity of planning and execution was pointed out as a factor that may contribute to the low adoption of these techniques. Subsequently, ten principles for gamified instructional design were developed, with the purpose of maximizing learner creativity. These principles were classified into Instrumental, Relational, and Individual, reflecting a focus on educational tools, social interactions in the learning environment, and the intrinsic characteristics of the students, respectively. The results of the research suggest that, despite the inherent challenges in applying these strategies, ludic approaches that encourage creativity have the potential to enhance cognitive response, increase engagement, and foster the creative development of the students involved.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.