Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fragelli, Ricardo Ramos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Silvestre Linhares da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T16:09:28Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T16:09:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Silvestre Linhares da. Princípios do design instrucional gamificado orientado ao empoderamento da criatividade. 2024. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50422 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O panorama educacional está passando por mudanças significativas sob a influência de um
novo paradigma sociocultural, impulsionado pelo rápido avanço das tecnologias digitais e a
utilização de metodologias educacionais ativas que fomentam a criatividade por meio de
experiências lúdicas. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo explorar as principais
características das estratégias instrucionais gamificadas que promovem o aumento da
criatividade em estudantes inseridos em ambientes de aprendizagem on-line, suportados por
tecnologias digitais de informação e comunicação. Com base em nove técnicas de jogos
relacionadas ao framework Octalysis, foi conduzida uma revisão sistemática de literatura
abrangendo apenas estudos empíricos cujos dados analisados foram relacionados com os
fundamentos das teorias educacionais construtivistas e da psicologia positiva, como a teoria
do Flow e da Autodeterminação. Das técnicas de jogos em destaque, sete foram identificadas
na amostra de estudos selecionados, com Instant Feedback e Real-Time Control emergindo
como as mais comumente empregadas, respectivamente em 28% e 21% dos casos. Em
contrapartida, Boosters e Evergreen Combos se mostraram as menos utilizadas, com apenas
3% de ocorrência cada. A complexidade no planejamento e execução foi apontada como um
fator que pode contribuir para a baixa adoção destas técnicas. A seguir, foram desenvolvidos
dez princípios para o design instrucional gamificado, com o propósito de maximizar a
criatividade dos aprendizes. Estes princípios foram classificados em Instrumental, Relacional
e Individual, refletindo respectivamente o foco nas ferramentas educacionais, nas interações
sociais no ambiente de aprendizagem e nas características intrínsecas dos estudantes. Os
resultados da pesquisa sugerem que, apesar dos desafios inerentes à aplicação dessas
estratégias, as abordagens lúdicas que incentivam a criatividade têm o potencial de melhorar a
resposta cognitiva, intensificar o engajamento e fomentar o desenvolvimento criativo dos
estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Princípios do design instrucional gamificado orientado ao empoderamento da criatividade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design instrucional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The educational landscape is undergoing significant changes influenced by a new
sociocultural paradigm, driven by the rapid advancement of digital technologies and the
utilization of active educational methodologies that foster creativity through ludic
experiences. In this context, this study aimed to explore the main characteristics of gamified
instructional strategies that promote an increase in creativity among students in online
learning environments, supported by digital information and communication technologies.
Based on nine game techniques related to the Octalysis framework, a systematic literature
review was conducted, encompassing only empirical studies whose analyzed data were
related to the fundamentals of constructivist educational theories and positive psychology,
such as Flow and Self-Determination theories. Of the highlighted game techniques, seven
were identified in the selected sample of studies, with Instant Feedback and Real-Time
Control emerging as the most commonly employed, at 28% and 21% respectively. In contrast,
Boosters and Evergreen Combos were found to be the least utilized, with only 3% occurrence
each. The complexity of planning and execution was pointed out as a factor that may
contribute to the low adoption of these techniques. Subsequently, ten principles for gamified
instructional design were developed, with the purpose of maximizing learner creativity. These
principles were classified into Instrumental, Relational, and Individual, reflecting a focus on
educational tools, social interactions in the learning environment, and the intrinsic
characteristics of the students, respectively. The results of the research suggest that, despite
the inherent challenges in applying these strategies, ludic approaches that encourage creativity
have the potential to enhance cognitive response, increase engagement, and foster the creative
development of the students involved. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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