Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50368
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GiovannyDeMenezesCarlos_DISSERT.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Helio José Santos-
dc.contributor.authorCarlos, Giovanny de Menezes-
dc.date.accessioned2024-09-17T17:04:04Z-
dc.date.available2024-09-17T17:04:04Z-
dc.date.issued2024-09-17-
dc.date.submitted2024-05-24-
dc.identifier.citationCARLOS, Giovanny de Menezes. A formação do técnico de enfermagem na Escola Técnica do Guará: um estudo sobre a relação da matemática no processo formativo. 2024. 149 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50368-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender se, e como, a ausência de matemática, disciplina da educação básica, no plano de curso de formação profissional do técnico em enfermagem, oferecido pelo Centro de Educação Profissional Escola Técnica do Guará Professora Teresa Ondina Maltese (CEP-ETG), da rede pública de ensino do Distrito Federal, na modalidade subsequente ao ensino médio, pode interferir no processo formativo dos alunos. Trata-se de um estudo com abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados ocorreu em novembro e dezembro de 2023, por meio da aplicação presencial de um questionário e um teste avaliativo para 39 alunos ingressos e de um teste avaliativo para 78 alunos que cursavam o último módulo teórico-prático do curso à época. A análise dos dados foi feita com base nas regras da estatística descritiva. O resultado revelou que os estudantes da ETG são, em sua maioria, do sexo feminino, com idade entre 21 e 25 anos, solteiro(a), residente no próprio Guará/DF, com renda de até 1 salário mínimo, tendo concluído o ensino médio de 3 a 5 anos atrás, todo em escola pública. Contudo, cada turno possui suas características específicas em relação ao público-alvo do curso. Os resultados apontaram que os alunos ingressos entram com proficiência insuficiente em saberes da matemática que são necessários para o aprendizado de alguns saberes de enfermagem. Também demonstrou que os alunos em fase de conclusão do último módulo apresentam proficiência insuficiente em saberes de enfermagem que envolvam saberes de matemática. Logo, a ausência da matemática no plano de curso interfere na formação desses alunos no que se refere ao aprendizado de alguns saberes de enfermagem específicos e imprescindíveis para atuação no mercado de trabalho. Como produto técnico, elaborou-se dois instrumentos de coletas de dados, os testes avaliativos, que passaram por um processo de validação e, assim, poderão ser usados em outros estudos semelhantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação do técnico de enfermagem na Escola Técnica do Guará : um estudo sobre a relação da matemática no processo formativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordGuará (DF)pt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to understand if, and how, the absence of mathematics, a basic education subject, in the professional training course plan for nursing technicians, offered by the Centro de Educação Profissional Escola Técnica do Guará Professor Teresa Ondina Maltese (CEP- ETG), from the public education network of the Federal District, in the modality subsequent to high school, can interfere in the students' training process. This is a study with a qualitative and quantitative approach. Data collection took place in November and December 2023, through the in-person application of a questionnaire and an assessment test for 39 incoming students and an assessment test for 78 students who were taking the last theoretical-practical module of the course at the time. Data analysis was carried out based on the rules of descriptive statistics. The result revealed that ETG students are, for the most part, female, aged between 21 and 25 years old, single, resident in Guará/DF, with an income of up to 1 minimum wage, having completed education middle school from 3 to 5 years ago, all in public school. However, each shift has its specific characteristics in relation to the course’s target audience. The results showed that incoming students enter with insufficient proficiency in mathematics knowledge that is necessary for learning some nursing knowledge. It also demonstrated that students completing the last module have insufficient proficiency in nursing knowledge that involves mathematical knowledge. Therefore, the absence of mathematics in the course plan interferes with the training of these students in terms of learning some specific nursing knowledge that is essential for working in the job market. As a technical product, two data collection instruments were created, the evaluative tests, which went through a validation process and, therefore, can be used in other similar studies.pt_BR
dc.description.abstract2Esta investigación tiene como objetivo comprender si, y cómo, la ausencia de la matemática, materia de educación básica, en el plan de cursos de formación profesional de técnicos de enfermería, ofrecidos por el Centro de Educação Profissional Escola Técnica do Guará Profesora Teresa Ondina Maltesa (CEP-ETG), de la red de educación pública del Distrito Federal, en la modalidad posterior a la secundaria, puede interferir en el proceso de formación de los estudiantes. Se trata de un estudio con un enfoque cualitativo y cuantitativo. La recolección de datos se realizó en noviembre y diciembre de 2023, mediante la aplicación presencial de un cuestionario y una prueba de evaluación a 39 estudiantes ingresantes y una prueba de evaluación a 78 estudiantes que en ese momento cursaban el último módulo teórico-práctico de la carrera. El análisis de los datos se realizó con base en las reglas de la estadística descriptiva. El resultado reveló que los estudiantes de la ETG son en su mayoría mujeres, con edades entre 21 y 25 años, solteros, residentes en Guará/DF, con ingresos de hasta 1 salario mínimo, con educación media completa de 3 a 5 Hace años, todos en la escuela pública. Sin embargo, cada turno tiene sus características específicas en relación al público objetivo del curso. Los resultados mostraron que los estudiantes entrantes ingresan con un dominio insuficiente de los conocimientos matemáticos necesarios para aprender algunos conocimientos de enfermería. También demostró que los estudiantes que completaron el último módulo tienen un dominio insuficiente en conocimientos de enfermería que involucran conocimientos matemáticos. Por tanto, la ausencia de matemáticas en el plan docente interfiere en la formación de estos estudiantes en cuanto al aprendizaje de algunos conocimientos específicos de enfermería imprescindibles para desempeñarse en el mercado laboral. Como producto técnico, se crearon dos instrumentos de recolección de datos, las pruebas evaluativas, las cuales pasaron por un proceso de validación y, por tanto, pueden ser utilizadas en otros estudios similares.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.