Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Deus, Eduardo Di | - |
dc.contributor.author | Almeida, Aline Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:21:08Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:21:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-27 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Aline Alves de. O protagonismo indígena na implementação da Lei nº 11.645/2008: algumas experiências no Distrito Federal. 2024. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50364 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta reflexões sobre o ensino das histórias e culturas indígenas na educação
básica do Distrito Federal, destacando experiências de diálogo intercultural em escolas públicas
de diferentes localidades do DF, conduzidas por educadores indígenas como Kamuu Dan
Wapichana, grupo cultural Walê Fulni-ô e pela mediação pedagógica realizada pela professora
Karine no Memorial dos Povos Indígenas. O objetivo do presente estudo foi compreender o
potencial das narrativas indígenas e da mediação pedagógica no Memorial como ferramenta
decolonial no ensino das histórias e culturas indígenas. Além disso, buscou-se analisar como o
corpo docente que participou destas experiências incorpora a interlocução com os povos
indígenas e as visitas ao memorial em suas práticas pedagógicas, bem como explorar a presença
da interculturalidade nos processos educativos em sala de aula e os desafios enfrentados nessa
abordagem. A dimensão propositiva consiste na elaboração de um curso sobre culturas e
histórias indígenas destinado aos docentes da rede pública do DF. Este trabalho foi realizado
com base na perspectiva etnográfica em educação e procurou estabelecer uma relação com os
referenciais teóricos da decolonialidade e da educação intercultural crítica. Os resultados
apontam que a presença indígena nas escolas não apenas atende à demanda do Parecer
CNE/CEB nº14/2015, mas também se apresenta como uma oportunidade para o cumprimento
efetivo da Lei nº 11.645/2008, pois são capazes de promover a presença indígena na
contemporaneidade. As experiências interculturais não apenas proporcionam o conhecimento
sobre as diversas formas de ser, pensar e agir dos povos indígenas, mas também fomentam a
compreensão de suas culturas como dinâmicas e em constante evolução, o que ressalta o direito
dos povos indígenas de mudar sem perder sua identidade, desafiando assim preconceitos e
estereótipos enraizados pela história colonial. Entretanto, os resultados também apontam
lacunas na formação inicial e continuada dos docentes e a ausência de materiais didáticos
adequados para abordagem do assunto também é considerada como um obstáculo,
evidenciando que a educação intercultural crítica aconteça nas escolas, de fato, é necessária a
conjunção de esforços intra e interinstitucionais para qualificação e implementação efetiva da
lei 11.645/2008. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O protagonismo indígena na implementação da Lei nº 11.645/2008 : algumas experiências no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents reflections on the teaching of indigenous histories and cultures in the basic
education of the Federal District, highlighting experiences of intercultural dialogue in public
schools from different locations in the DF, led by indigenous educators such as Kamuu Dan
Wapichana, the Walê Fulni-ô cultural group, and through pedagogical mediation conducted by
Professor Karine at the Indigenous Peoples Memorial. The aim of this study was to understand
the potential of indigenous narratives and pedagogical mediation at the Memorial as a
decolonial tool in teaching indigenous histories and cultures. Additionally, it sought to analyze
how the teaching staff who participated in these experiences incorporate dialogue with
indigenous peoples and visits to the memorial into their pedagogical practices, as well as to
explore the presence of interculturality in classroom educational processes and the challenges
faced in this approach. The propositional dimension consists of developing a course on
indigenous cultures and histories for public school teachers in the DF. This work was carried
out based on an ethnographic perspective in education and sought to establish a relationship
with the theoretical frameworks of decoloniality and critical intercultural education. The results
indicate that the presence of indigenous peoples in schools not only meets the demand of
Opinion CNE/CEB No. 14/2015 but also presents an opportunity for the effective
implementation of Law No. 11.645/2008, as they are capable of promoting indigenous presence
in contemporaneity. Intercultural experiences not only provide knowledge about the various
ways of being, thinking, and acting of indigenous peoples but also foster understanding of their
cultures as dynamic and constantly evolving, emphasizing the right of indigenous peoples to
change without losing their identity, thus challenging prejudices and stereotypes rooted in
colonial history. However, the results also point to gaps in the initial and ongoing training of
teachers, and the lack of adequate teaching materials for addressing the subject is also
considered an obstacle, highlighting that for critical intercultural education to take place in
schools, it is necessary to combine intra and inter-institutional efforts for the qualification and
effective implementation of Law No. 11.645/2008. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|