Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50314
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Estudo sobre a organização espacial das aldeias Yawalapiti
Autor(es): Nascimento, Luna Catrina Pontes
Gurgel, Ana Paula Campos
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Indígenas
Arquitetura indígena
Arquitetura Yawalapiti
Sintaxe espacial
Data de publicação: 2024
Editora: Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa
Referência: NASCIMENTO, Luna Catrina Pontes; GURGEL, Ana Paula Campos. Estudo sobre a organização espacial das aldeias Yawalapiti. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP, 5., 2023, Brasília - DF, Brasil. Anais [...]. Lisboa: Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, 2024. p. 779-792. Tema: Proximidades Distantes, v. 2. Disponível em: https://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/PNkUBSAq6Pqt4Q4. Acesso em: 09 set. 2024.
Resumo: Com o intuito de relacionar a organização espacial das aldeias Yawalapiti com sua organização social, este artigo se propõe a estudar a arquitetura indígena sob ótica da Sintaxe Espacial. O estudo parte do entendimento de que os saberes indígenas precisam ser reconhecidos culturalmente e academicamente para fomentar a relevância e importância de suas pautas, somado à busca de estudar a arquitetura Yawalapiti sob diferentes perspectivas metodológicas. Para isso, utilizou-se simulações de mapas axiais, isovistas e modelos baseados em agentes na escala da aldeia. Essas análises permitiram compreender as relações de hierarquia, relevância e lógicas espaciais que existem nesse modelo de sociedade e explicitaram como a disposição das construções indígenas refletem o significado de cada uma delas em sua etnografia, além de permitir entender as nuances socioespaciais da lógica dos caminhos existentes na aldeia.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Teoria e História (FAU THA)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/PNkUBSAq6Pqt4Q4
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.