Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Antonelli, Joice Ribeiro Maciel | - |
dc.contributor.author | Versuti, Andrea Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T11:32:07Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T11:32:07Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | ANTONELLI, Joice; VERSUTI, Andrea. Beyond the image and the doll: Barbie as a device on Instagram. Disertaciones: Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social, [S, l.], v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.13940. Disponível em: https://revistas.urosario.edu.co/index.php/disertaciones/article/view/13940. Acesso em: 9 set. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50312 | - |
dc.description.abstract | Em 2014, com o lançamento do perfil oficial da Barbie no Instagram, as pessoas se sentiram encorajadas a criar
páginas para compartilhar imagens e histórias de suas bonecas Barbie, o que criou uma comunidade de bonecas
no Instagram. O objetivo deste trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado em curso, foi explorar essa comunidade
on-line e compreender como a Barbie é retratada no Instagram, identificando também construções que refletem
aspectos da nossa própria cultura. Para esta pesquisa, foi realizado um estudo netnográfico de 100 perfis do Instagram.
De modo geral, constatamos que as imagens da boneca podem ser entendidas como dispositivos, o que se refere a
qualquer artefato capaz de capturar e moldar gestos, comportamentos e opiniões das pessoas. Em geral, a Barbie
é utilizada no Instagram como protagonista de narrativas de estilo de vida (88 % das páginas). Verificamos tam-
bém que 11 % das páginas são dedicadas a editoriais de moda. Em ambos os casos, encontramos semelhanças
consistentes entre as imagens e as legendas compartilhadas pelos usuários com as postadas no perfil oficial da
boneca. Inesperadamente, este estudo também identificou perfis que utilizam imagens da Barbie para promover
discussão de temas relacionados à população negra (1 % do total da amostra), o que demonstra uma nova forma de
utilização das imagens da boneca. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidad del Rosario | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Beyond the image and the doll: Barbie as a device on Instagram | pt_BR |
dc.title.alternative | Más allá de la imagen y la muñeca : Barbie como dispositivo en Instagram | pt_BR |
dc.title.alternative | Além da imagem e da boneca : Barbie como dispositivo no Instagram | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Barbie | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.13940 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | n 2014, with the release of Barbie’s official profile on Instagram, people felt encouraged to create pages to share
images and stories of their own Barbie dolls, creating a doll community on Instagram. The purpose of this work,
part of an ongoing PhD research, was to explore this online community, understand how Barbie is portrayed on
Instagram, and identify constructions that reflect aspects of our culture. For this investigation, a netnographic
study of 100 Instagram profiles was performed. Overall, we found that the images of the doll can be understood as
devices, which refers to any artifact capable of capturing and shaping people’s gestures, behavior, and opinions.
In general, Barbie is used on Instagram as a protagonist of lifestyle narratives (88 % of the pages). We also found that
11 % of the pages are dedicated to fashion editorials. In both cases, we found consistent similarities between the
images and captions shared by users with those posted on the doll’s official profile. Unexpectedly, this study also
identified profiles that use images of Barbie to promote discussions of topics related to the black population,
comprising 1 % of the total sample, demonstrating a new way of using the doll’s images. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En 2014, con el lanzamiento del perfil oficial de Barbie en Instagram, las personas se sintieron motivadas a crear
páginas para compartir imágenes e historias de sus propias muñecas, lo que llevó a que se creara una comunidad de
muñecas en Instagram. El propósito de este trabajo fue explorar esta comunidad, comprender cómo se retrata Barbie
en Instagram e identificar construcciones que reflejen aspectos de nuestra cultura. Para esta investigación, se realizó
un estudio netnográfico de 100 perfiles de Instagram. En general, las imágenes de la muñeca pueden entenderse
como dispositivos, comprendidos como cualquier artefacto capaz de capturar y dar forma a los comportamientos y
opiniones de las personas. Con frecuencia, Barbie se utiliza en Instagram como protagonista de narrativas de estilo
de vida (88 % de las páginas). También se encontró que el 11 % de las páginas están dedicadas a editoriales de moda.
En ambos casos, se evidenciaron similitudes entre las imágenes y leyendas compartidas por los usuarios y las
publicadas en el perfil oficial. Inesperadamente, este estudio así mismo identificó perfiles que usan imágenes de
Barbie para promover la discusión de temas relacionados con la población negra (1 %), lo que muestra una nueva
forma de emplear las imágenes de la muñeca. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0258-0227 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3150-5015 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | University of Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | University of Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
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