Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50282
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SimMulherBrincaMamulengo.pdf456,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luanna Ferreira da-
dc.contributor.authorResende, Fabíola-
dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Matos de-
dc.date.accessioned2024-09-03T15:47:54Z-
dc.date.available2024-09-03T15:47:54Z-
dc.date.issued2024-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Luanna Ferreira da; RESENDE, Fabíola; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. Sim, mulher brinca mamulengo: narrativas de mulheres brincantes. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–25, 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0206 . Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24972. Acesso em: 3 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50282-
dc.descriptionEste trabalho resulta em 67% de reescrita da dissertação de Mestrado de Luanna Ferreira da Silva, defendida na Universidade de Brasília (UnB), em 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta duas narrativas (auto)biográficas de mulheres brincantes do Distrito Federal do Teatro de Bonecos Popular, mais especificamente o Mamulengo. Ancorado nas perspectivas decoloniais e feministas, no contexto de periferia do Ocidente, o artigo se propõe a relatar como mulheres artistas brincantes ocupam o centro da roda, protagonizando brincadeiras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSim, mulher brinca mamulengo : narrativas de mulheres brincantespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordPesquisapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY) A Urdimento esta licenciada com: Licença de Atribuição Creative Commons – (CC BY 4.0).pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5965/1414573101502024e0206pt_BR
dc.description.abstract1This article presents two (auto)biographical narratives of female actors from the Federal District of the Popular Puppet Theater, specifically the Mamulengo. Anchored in decolonial perspectives and feminism, in the context of the periphery of the West, the article proposes to report on how women puppeteers occupy the center of the wheel, playing the leading roles.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6596-6151pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-8106-918Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8788-4966pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.