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Título: Os antecedentes do letramento financeiro : análise empírica dos estudantes de graduação da UnB
Autor(es): Souza, Yuri Antônio de
Orientador(es): Botelho, Ducineli Regis
Assunto: Letramento financeiro
Aprendizagem formal
Estudantes universitários
Universidade de Brasília
Data de publicação: 29-Ago-2024
Referência: SOUZA, Yuri Antônio de. Os antecedentes do letramento financeiro: análise empírica dos estudantes de graduação da UnB. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar quais são os determinantes (antecedentes) do letramento financeiro nos estudantes de graduação da Universidade de Brasília. Para o alcance desse propósito, foi utilizado o método empírico-analítico com foco em três grupos de variáveis explicativas: (i) perfis e históricos dos respondentes, (ii) aprendizagem formal e não-formal e (iii) experiências (aprendizagem informal). Foram coletadas 400 respostas a partir da aplicação de um questionário eletrônico estruturado, composto por 34 questões. Os resultados dos testes empíricos, em relação ao grupo (i), revelaram que homens, alunos de engenharia e ciências sociais aplicadas, com rendimento familiar acima de 10 salários mínimos, casados e cujos pais tenham no mínimo formação no ensino superior tiveram nível de letramento superior aos demais. No que se refere ao grupo (ii), os alunos que tiveram aulas de contabilidade e finanças no ensino médio ou na faculdade, bem como os que preferem a internet e planejadores financeiros como fonte de conhecimento apresentaram níveis de letramento superiores. Ademais, alunos com maior preferência por mídias tradicionais apresentaram menores níveis de letramento que os demais. No tocante à análise do grupo (iii), não há relação estatisticamente relevante para corroborar com a hipótese levantada. Na segmentação por nível de proficiência dos estudantes: aqueles com nível avançado, 30,25% da amostra, apresentaram uma nota média cerca de 1 ponto superior ao nível intermediário, representado por 24,75% da amostra, e 3 pontos em relação ao nível básico, representado por 45% dos respondentes. Por fim, este trabalho contribui com a literatura ao preencher lacunas, apontadas por Goyal e Kumar (2020), de pesquisas sobre letramento financeiro em países não-ocidentais e/ou em desenvolvimento. Ademais, a proposta de se analisar o nível de letramento dos indivíduos sob a consideração das fontes de conhecimento e aprendizado – além de ir ao encontro da iniciativa da OCDE de reconhecer não apenas o aprendizado formal, mas o não-formal e o informal, também permite o avanço da discussão de novas perspectivas de análise do letramento financeiro.
Abstract: The objective of this work is to analyze which are the determinants (antecedents) of financial literacy in undergraduate students at the University of Brasilia. To achieve this purpose, the empirical-analytical method was used, focusing on three groups of explanatory variables: (i) respondents' profiles and histories, (ii) formal and non-formal learning and (iii) experiences (informal learning). 400 responses were collected from the application of a structured electronic questionnaire, consisting of 34 questions. The results of the empirical tests, in relation to group (i), revealed that men, students of engineering and applied social sciences, with a family income above 10 minimum wages, married and whose parents had at least higher education, had a literacy level superior to the others. Regarding group (ii), students who took accounting and finance classes in high school or college, as well as those who prefer the internet and financial planners as a source of knowledge, showed higher levels of literacy. Furthermore, students with a greater preference for traditional media had lower levels of literacy than the others. Regarding the analysis of group (iii), there is no statistically relevant relationship to corroborate the raised hypothesis. In the segmentation by students' proficiency level: those with an advanced level, 30.25% of the sample, had an average score about 1 point higher than the intermediate level, represented by 24.75% of the sample, and 3 points in relation to the level basic, represented by 45% of the respondents. Finally, this work contributes to the literature by filling gaps, pointed out by Goyal and Kumar (2020), in research on financial literacy in non-Western and/or developing countries. In addition, the proposal to analyze the literacy level of individuals considering the sources of knowledge and learning - in addition to meeting the OECD initiative to recognize not only formal learning, but non-formal and informal learning, also allows advancing the discussion of new perspectives for analyzing financial literacy.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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