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MariliaPachecoDeAlmeida_DISSERT.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorVasconcelos, Laércia Abreu-
dc.contributor.authorAlmeida, Marília Pacheco de-
dc.date.accessioned2024-08-29T02:05:46Z-
dc.date.available2024-08-29T02:05:46Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.date.submitted2023-03-07-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marília Pacheco de. A cooperação de adultos em esquemas de razão fixa: a contribuição conceitual e metodológica do reforçamento mútuo e da metacontingência. 2023. 82 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50206-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo estudo de Carvalho et al. (2020) com ratos, investigou-se a relação entre razão fixa (FR) e respostas coordenadas (RCoord), no qual observou-se que as taxas e proporções de RCoord mostraram uma função bitônica em forma de U invertido do tamanho da razão. Embasado neste estudo, a presente pesquisa teve como objetivo investigar diferenças na taxa de RCoord em díades de adultos, a partir da manipulação paramétrica de valores de FR, e como objetivo específico averiguar como procedimentos com reforçamento distintos (i.e., reforço disponibilizado individualmente ou compartilhado) afetam essas taxas. Para tanto, participaram desta pesquisa 12 adultos que foram alocados em duplas e divididos entre o Grupo Individual e o Grupo Compartilhado. A tarefa realizada pelas duplas consistia em emitir respostas coordenadas espacialmente entre os dois participantes em um tabuleiro de xadrez com dimensões 8 x 8 para obtenção de reforços. RCoord eram descritas quando os dois participantes posicionam suas peças dentro do quadrante determinado (a faixa 4 x 4 no centro do tabuleiro) e próximas umas às outras. Sempre que ocorria o encontro, as peças retornavam à posição inicial, e caso tivesse ocorrido encontros suficientes para o cumprimento do FR em vigor eram sequenciadas pelo reforço disponibilizado individualmente ou compartilhado, a depender do grupo. O jogo era dividido entre Fase de Treino (FR1) e Fase de Teste, no qual tinha 5 condições (FR1, FR2, FR3, FR4 e FR2). Como resultado destaca-se a eficiência das duplas em ganhar pontos e a adequação às contingências em vigor com a manipulação paramétrica dos valores de FR. A premissa básica para esses resultados envolveu: (1) a baixa variabilidade dos PAs e CCEs; (2) pausas curtas pós-reforço das respostas coordenadas e (3) a aprendizagem do comportamento coordenado. Esses pontos demonstram que o comportamento coordenado das duplas foi emitido conforme o planejamento experimental. Entretanto, evidencia-se que os dados se diferem do estudo original quanto à função bitônica na taxa de RCoord e aos padrões break-and-run. Outro ponto de destaque refere-se à diferença entre os desempenhos das duplas do Grupo Ind e do Grupo Comp. Portanto, a pesquisa acrescenta a literatura ao mostrar o desenvolvimento do comportamento cooperativo promovido pela metacontingência programada no tabuleiro de xadrez, sem instruções voltadas para a necessidade de coordenação. E, ao apontar a contribuição dos diferentes modos de reforçamento (individual e compartilhado) para desenvolvimento e manutenção do comportamento cooperativo com aumento do requisito da resposta (i.e., valores do FR).pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA cooperação de adultos em esquemas de razão fixa : a contribuição conceitual e metodológica do reforçamento mútuo e da metacontingênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCooperaçãopt_BR
dc.subject.keywordEsquema de reforçamentopt_BR
dc.subject.keywordCoordenaçãopt_BR
dc.description.abstract1In the study by Carvalho et al. (2020) with rats, the relationship between fixed ratio (FR) and coordinated responses (RCoord) was investigated. It was observed that the rates and proportions of RCoord showed a inverted U-shaped function of ratio size. Building on this study, the present research aimed to investigate differences in the rate of RCoord in adult dyads, through parametric manipulation of FR values, and specifically, to examine how different reinforcement procedures (i.e., individually available or shared reinforcement) affect these rates. For this purpose, 12 adults participated in this research, allocated into pairs and divided between the Individual Group and the Shared Group. The task performed by the pairs involved emitting spatially coordinated responses between the two participants on an 8 x 8 chessboard to obtain reinforcements. RCoord occurred when both participants positioned their pieces within the designated quadrant (the 4 x 4 center region of the board) and close to each other. Whenever a meeting occurred, the pieces returned to their initial positions, and if enough encounters had taken place to fulfill the current FR, they were followed by individually or shared available reinforcement, depending on the group. The game was divided into a Training Phase (FR1) and a Test Phase, consisting of 5 conditions (FR1, FR2, FR3, FR4, and FR2). As a result, it is noteworthy the efficiency of the pairs in scoring points and adapting to the ongoing contingencies with the parametric manipulation of FR values. The basic premise for these results involved: (1) low variability of response patterns (PAs) and correct coordinated emissions (CCEs); (2) short post-reinforcement pauses of coordinated responses, and (3) the acquisition of coordinated behavior. These points demonstrate that the coordinated behavior of the pairs was achieved as planned in the experiment. However, it is evident that the data differ from the original study regarding the inverted U-shaped function of RCoord rates and the break and-run patterns. Another highlight is the difference in performance between the pairs in the Individual Group and the Shared Group. Therefore, this research contributes to the literature by demonstrating the development of cooperative behavior promoted by metacontingency on the chessboard, without instructions specifically aimed at the need for coordination. Additionally, it indicates the contribution of different reinforcement modes (individual and shared) to the development and maintenance of cooperative behavior with increased response requirements (i.e., FR values).pt_BR
dc.contributor.emailmariliapdealmeida@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Comportamentopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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