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Título: Efeitos diretos e indiretos da inteligência fluida sobre o efeito de prática de lembrar : experimento e simulações
Outros títulos: Direct and Indirect Effects of Fluid Intelligence on the Retrieval Practice Effect: Experiment and Simulations
Autor(es): Lima, Marcos Felipe Rodrigues de
E-mail do autor: lima.piraju@gmail.com
Orientador(es): Buratto, Luciano Grüdtner
Assunto: Inteligência
Memória
Diferenças individuais
Data de publicação: 28-Ago-2024
Referência: LIMA, Marcos Felipe Rodrigues de. Efeitos diretos e indiretos da inteligência fluida sobre o efeito de prática de lembrar: experimento e simulações. 2023. 169 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Recuperar informações da memória (i.e., prática de lembrar) é uma estratégia de aprendizagem que, em média, melhora a retenção a longo prazo—um fenômeno conhecido como efeito de prática de lembrar. Contudo, a prática de lembrar não beneficia todos os aprendizes igualmente. O objetivo geral desta tese é investigar os efeitos diretos e indiretos da inteligência fluida (gF) sobre a magnitude do efeito de prática de lembrar (Capítulo 1). A tese está dividida em três manuscritos principais. O primeiro manuscrito (Capítulo 2) consiste em uma revisão de literatura narrativasobre as diferenças individuais no efeito de prática de lembrar. Embora estudos tenham examinado traços de personalidade e habilidades cognitivas, vínculos consistentes entre diferenças individuais e o efeito da prática de lembrar permanecem incertos. A análise é complicada pelos procedimentos heterogêneos utilizados nesses estudos. Alguns resultados indicam que o impacto de uma variável de diferenças individuais na magnitude do efeito da prática de lembrar pode depender de outras diferenças estimativa pontual mais próxima do valor empírico que obtivemos do que o modelo de limiar fixo, embora o intervalo de confiança empírico tenha se sobreposto às estimativas de ambos os modelos. Com base nesses três manuscritos, propomos uma agenda de pesquisa (Capítulo 5), que inclui, mas não se limita a: explorar se o impacto das diferenças individuais no efeito da prática de lembrar depende de outras diferenças individuais (p.ex., o uso espontâneo de estratégias de codificação) e fatores contextuais (p.ex., prática estendida); testar se as diferenças individuais afetam o efeito da prática de lembrar de forma indireta por meio da habilidade dos aprendizes de gerar e recuperar mediadores, e de monitorar e modificar mediadores após tentativas de lembrar malsucedidas; e testar diferentes modelos derivados do arcabouço teórico de memória dual com diversos pontos de dados.
Abstract: Retrieving information from memory (i.e., retrieval practice) is a learning technique that, on average, enhances long-term retention—a phenomenon known as the retrieval practice effect. However, retrieval practice does not benefit all learners equally. The overall goal of this dissertation is to investigate direct and indirect effects of fluid intelligence (gF) on the magnitude of the retrieval practice effect (Chapter 1). The dissertation is divided into three main manuscripts. The first manuscript (Chapter 2) comprises a narrative literature review on individual differences in the retrieval practice effect. While studies have examined personality traits and cognitive abilities, consistent links between individual differences and the retrieval practice effect remain elusive. The analysis is complicated by the heterogeneous procedures employed in these studies. Some findings indicate that the impact of an individual overlapped with estimates from both models. Drawing from these three manuscripts, we propose a research agenda (Chapter 5), which includes, but is not limited to: exploring whether the impact of individual differences on the retrieval practice effect depends on other individual differences (e.g., participants’ spontaneous encoding strategy use) and contextual factors (e.g., extended practice); testing whether individual differences impact the retrieval practice effect indirectly through the learners’ ability to generate and retrieve mediators, and to monitor and shift mediators after unsuccessful retrieval attempts; and testing different models derived from the dual-memory framework with various data points.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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