Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aggio, Natalia Maria | - |
dc.contributor.author | Almeida, Aline Picoli Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T00:48:09Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T00:48:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Aline Picoli Gonçalves de. Estudo de estereótipos de gênero por meio do paradigma de equivalência de estímulos. 2023. 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50202 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Questões de gênero têm sido objeto de estudo de cientistas do comportamento que buscam
diversas formas de transpor desafios inerentes ao estudo de temáticas sociais, assim como
desenvolver tecnologias que possam embasar e contribuir com questões relacionadas a
temática. A literatura tem apontado o estudo de questões sociais por meio do Paradigma das
relações conflitantes, utilizando medidas auxiliares para verificação de viés. O presente
trabalho é uma replicação do estudo realizado por Mizael et al. (2016) que verificava a
formação das classes de equivalência em crianças com viés racial. Estre trabalho realizou
procedimento seguindo os parâmetros facilitadores propostos no estudo anterior, em população
adulta, substituindo os estímulos relacionados a viés racial por estereótipos de gênero, em uma
população que apresentou um viés pró estereótipo de gênero. Para identificar os participantes
com viés pró, os instrumentos utilizados foram um Inventário de Sexismo Ambivalente (I.S.A.)
e um teste em que os participantes relacionam nomes de pessoas culturamente identificados
como masculino ou feminino com adjetivos representativos de estereótipos de gênero (Teste
AC3). Buscou-se observar a possiblidade de formação de classes de equivalência contendo
estímulos socialmente relevantes, na qual as classes formadas caracterizam quebras de
estereótipos de gênero e verificar se nos adultos que apresentavam escores representativos de
viés sexista, haveria redução na medida do I.S.A e teste AC3. Os participantes foram divididos
em dois grupos: grupo experimental e controle. O primeiro grupo foi exposto a um
procedimento de formação de classes de equivalência, seguido de medidas de pós teste (I.S.A.
e teste AC3) e o IRAP. O segundo grupo, após verificação do viés passou apenas pelo
instrumento de medidas implícitas IRAP. Seis semanas depois, os participantes de ambos os
grupos realizaram um follow-up para realizar as medidas do I.S.A, teste AC3 e o IRAP. Os
resultados obtidos mostram que nove dos 16 participantes do grupo experimental formaram as
classes de equivalência entre estímulos representativos de gênero. Foi observado também uma
diminuição estatisticamente significativa no viés de sexismo medido a partir do teste AC3 e no
I.S.A. para o grupo experimental que formou as classes de equivalência. No follow-up, foi
identificado que a média do grupo experimental no teste AC3 se manteve não representativa
de viés, sem diferença significativa em comparação ao pós-teste. Quanto ao I.S.A., foi
observada diferença não significativa entre o pós-teste e o follow-up. Os dados se diferenciam
do grupo controle, que não apresentou redução de viés no follow-up do I.S.A e no teste AC3.
Esses dados colaboram com os estudos acerca gênero na perspectiva da análise do
comportamento na medida em que possibilita o desenvolvimento de tecnologias que tem por
objetivo a redução de viés de estereótipos de gênero. Entende-se a importância de desenvolver
mais estudos que busquem verificar a formação de classes de equivalência com estímulos com
significado social, trabalhando também com estímulos interseccionais como gênero e raça. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo de estereótipos de gênero por meio do paradigma de equivalência de estímulos | pt_BR |
dc.title.alternative | A study of gender stereotypes using the stimulus equivalence paradigm | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equivalência de estímulos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estereótipos de gênero | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Gender issues have been the subject of study by behavioral scientists who seek different ways
of overcoming challenges inherent in the study of social issues, as well as developing
technologies that can support and contribute to issues related to the theme. The literature has
pointed to the study of social issues through the Paradigm of conflicting relationships, using
auxiliary measures to verify bias. The present work replicate the study of Mizael et al. (2016)
who verified the formation of equivalence classes in children with racial bias. This work
followed the procedure that facilitating parameters proposed in the previous study with an
adult population, replacing stimuli related to racial bias by gender stereotypes, in a population
that presented a pro gender stereotype bias. To identify participants with pro bias, the
instruments used were an Ambivalent Sexism Inventory and a test in which participants relate
names of people culturally identified as male or female, with adjectives representing gender
stereotypes (AC3 Test). The aim was to observe whether there would be formation of
equivalence classes containing socially relevant stimuli and to observe whether there would
be a reduction in sexist bias measured by the I.S.A and the AC3 test, in adults who already
had scores representative of sexist bias. Participants were divided into two groups:
experimental and control group. The first group was exposed to an equivalence class
formation procedure, followed by post-test measures (I.S.A. and AC3 test) and the IRAP. The
second group, after verifying the bias, only went through the IRAP implicit measurement
instrument. Six weeks later, participants performed a follow-up to perform the I.S.A., AC3
test and the IRAP. The results obtained show that nine of the 16 participants in the
experimental group formed equivalence classes between gender-representative stimuli. A
statistically significant decrease in the sexism bias measured from the AC3 test and the I.S.A
was also observed for the experimental group. In the follow-up, it was identified that the
mean of the experimental group in the AC3 test remained non-representative of bias,
presenting a non-significant difference in comparison to the post-test. As for the I.S.A., a
non-significant difference was observed between the post-test and the follow-up. The data are
different from the control group, which did not present a reduction in bias in the follow-up of
the I.S.A and in the AC3 test. These data collaborate with studies about gender from the
perspective of behavior analysis as it enables the development of technologies that aim to
reduce gender stereotype bias. It is understood the importance of developing more studies
that seek to verify the formation of equivalence classes with stimuli with social meaning, also
working with intersectional stimuli such as gender and race. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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