Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50188
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuicoesVadimAndreevich.pdf370,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_VadimAndreevichKrutetskii.pdf340,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: As contribuições de Vadim Andreevich Krutetskii para o campo das altas habilidades/superdotação em matemática
Outros títulos: Vadim Andreevich Krutetskii's contributions to the field of high abilities/giftedness in mathematics
Autor(es): Ferreira, Weberson Campos
Moreira, Geraldo Eustáquio
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
Afiliação do autor: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Krutetskii, Vadim Andreevich
Superdotação
Habilidades matemáticas
Pesquisa
Teoria
Data de publicação: 22-Dez-2023
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Referência: FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. As contribuições de Vadim Andreevich Krutetskii para o campo das altas habilidades/superdotação em matemática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 7, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/69584. Acesso em: 27 ago. 2024.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Vadim Andreevich Krutetskii's contributions to the field of high abilities/giftedness in mathematics. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 7, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/69584/37602. Acesso em: 27 ago. 2024.
Resumo: Com a afirmação da Educação Matemática como área de investigação e, mais recentemente, com a emergência da Educação Matemática Inclusiva, as pesquisas sobre a superdotação matemática suscitam discussões sobre a sua definição. Ainda que diferentes autores se refiram à teoria de Krutetskii como a mais completa tentativa de explicação do fenômeno, sua obra é frequentemente citada pelo fato de ser considerada pioneira, mas, raramente, destacam as potencialidades de análise que sua concepção de superdotação matemática apresenta. Este artigo é um estudo teórico, bibliográfico e tem como objetivo discutir a relevância da teoria krutetskiiana para os estudos sobre a superdotação matemática na atualidade. Foi possível identificar convergência com teorias de superdotação contemporâneas e que, do ponto de vista da pesquisa científica, a teoria krutetskiiana nos apresenta ricos elementos que podem nos ajudar a refletir sobre os aspectos teórico-metodológicos de nossas investigações.
Abstract: With the affirmation of Mathematics Education as a research fieldand, more recently, with the emergence of Inclusive Mathematics Education, research on mathematical giftedness raises discussions about its definition. Although different authors refer to Krutetskii's theory as the most complete attempt to explain the phenomenon, his work is often cited for being considered a pioneer, but rarely highlight the potential for analysisthat his conception of mathematical giftedness presents. This article is a theoretical and bibliographical study and aims to discuss the relevance of Krutetskii's theory for studies on mathematical giftednessnowadays. It was possible to identify convergence with the contemporary theories and that, from the point of view of scientific research, Krutetskiiantheory presents us with rich elements that can nosapresenta ricos elementos que podem nos ajudar a refletir sobre os aspectos teórico-metodológicos de nossas investigações.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Informações adicionais: Este artigo é uma versão revista e ampliada da comunicação científica intitulada “A atualidade da teoria de Krutetskii e as perspectivas de investigação das altas habilidades/superdotação em matemática” apresentada no IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (CIBEM), realizado em dezembro de 2022, ver (FERREIRA; MOREIRA, 2023).
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. fONTE: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/69584. Acesso em: 27 ago. 2024..
DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.