Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50187
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ FormacaoProfessoresBrasil.pdf461,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A formação de professores no Brasil : uma análise dos estudos sobre os Centros Estaduais de Formação Continuada
Outros títulos: Teacher education in Brazil : an analysis of the studies on the State Centers for Continuing Training
La formación docente en Brasil : un análisis de los estudios sobre los Centros Estatales de Formación Permanente
Autor(es): Franco, Maira Vieira Amorim
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Professores - formação continuada
Centros Estaduais de Formação Continuada
Data de publicação: 16-Mai-2024
Editora: Studies Publicações e Editora Ltda.
Referência: FRANCO, Maira Vieira Amorim; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. A formação de professores no Brasil: uma análise dos estudos sobre os Centros Estaduais de Formação Continuada. Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 21, n. 5, p. e4328, 2024. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-136. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/4328. Acesso em: 27 ago. 2024.
Resumo: As pesquisas referentes à Formação Continuada de Professores têm buscado analisar as demandas sociais, o impacto das políticas públicas, dos projetos educacionais em andamento e as questões relacionadas aos elementos objetivos e subjetivos que permeiam o trabalho em uma sociedade que se organiza sob a ótica capitalista. Dessa feita, o presente estudo teve por objetivo apresentar o resultado da análise de trabalhos que pesquisaram os Centros de Formação Continuada de Professores geridos por redes estaduais de educação. Buscou-se identificar e compreender como as produções científicas sobre tal campo estão realizadas, em observância aos trabalhos que investigaram as instituições que oferecem essa modalidade de formação. Para tanto, empreendeu-se um estudo de revisão de literatura, tendo como recorte temporal o período 2010-2022, partindo da publicação dos Decretos nºs 6.755, de 29 de janeiro de 2009, e 8.752, de 9 de maio de 2016, que regulamentaram a Formação de Professores na última década. Como método de investigação e exposição elegeu-se o Materialismo Histórico e Dialético, que possibilitou a apreensão e compreensão concreta das relações presentes nos trabalhos analisados, desvelando as determinações histórico-sociais relacionadas ao objeto de estudo, contribuindo, assim, para uma interpretação mais abrangente e contextualizada do material selecionado. Os resultados evidenciaram a escassez de estudos sobre as instituições de Formação Continuada de Professores dos sistemas locais de ensino, bem como alguma tendência de investigação sobre o trabalho em sala de aula, das técnicas e metodologias da prática pedagógica do professor regente e do professor formador, tendo como base as experiências exitosas e o repasse de formação entre pares.
Abstract: Research on Continuing Teacher Education has aimed to analyze social demands, the impact of public policies, ongoing educational projects, and issues related to the objective and subjective elements that permeate work in a society organized from a capitalist perspective. Thus, this study aimed to present the results of an analysis of papers that researched Continuing Teacher Education Centers managed by state education networks. It sought to identify and understand how scientific productions in this field are carried out, observing the works that investigated the institutions offering this type of training. To this end, a literature review was conducted covering the period from 2010 to 2022, starting from the publication of Decrees No. 6,755 of January 29, 2009, and 8,752 of May 9, 2016, which regulated Teacher Education in the last decade. The method of investigation and exposition chosen was Historical and Dialectical Materialism, which allowed for the concrete apprehension and understanding of the relations present in the analyzed works, unveiling the historical-social determinations related to the study object, thus contributing to a more comprehensive and contextualized interpretation of the selected material. The results highlighted a scarcity of studies on the institutions of Continuing Teacher Education of local education systems, as well as some tendency of research on classroom work, techniques, and methodologies of the pedagogical practice of the regent and trainer teachers, based on successful experiences and the transfer of training among peers.
Resumen: Las investigaciones referidas a la Formación Docente Continua han buscado analizar las demandas sociales, el impacto de las políticas públicas, de los proyectos educativos en curso, y las cuestiones relacionadas con los elementos objetivos y subjetivos que impregnan el trabajo en una sociedad que se organiza bajo el punto de vista capitalista. En esta oportunidad, el presente estudio tuvo como objetivo presentar el resultado del análisis de trabajos que investigaron los Centros de Formación Continua Docente administrados por redes educativas estatales. El objetivo fue identificar y comprender cómo se realizan las producciones científicas en este campo, en cumplimiento con los estudios que investigaron las instituciones que ofrecen este tipo de formación. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica, tomando como corte temporal el periodo 2010- 2022, a partir de la publicación de los Decretos 6.755, de 29 de enero de 2009, y 8.752, de 9 de mayo de 2016, que regularon la Formación Docente en la última década. Se optó por el materialismo histórico y dialéctico como método de investigación y exposición, que permitió la aprehensión y comprensión concreta de las relaciones presentes en los trabajos analizados, develando las determinaciones histórico-sociales relacionadas con el objeto de estudio, contribuyendo así a una interpretación más comprensiva y contextualizada del material seleccionado. Los resultados resaltaron la escasez de estudios sobre las instituciones de Formación Continua Docente de los sistemas educativos locales, así como cierta tendencia de investigación sobre el trabajo en aula, de las técnicas y metodologías de práctica pedagógica del regente docente y el formador docente, basadas en experiencias exitosas y la transferencia de formación entre pares.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-136
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.