Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Niyama, Jorge Katsumi | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, João Carlos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T20:21:01Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T20:21:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, João Carlos. Classificação do risco de crédito das companhias aéreas pelas agências de rating: estudo antes e após a implantação do IFRS 16. 2023. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50183 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Contabilidade e Mercado Financeiro do
Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Brasília (UnB). Esta
pesquisa foi desenvolvida acerca da classificação do risco de crédito das companhias aéreas
pelas agências de rating: Estudo antes e após a implantação do IFRS 16. O problema a ser
respondido neste estudo foi baseado na classificação do risco de crédito das companhias aéreas
pelas agências de rating: Estudo antes e após a implantação do IFRS 16. Este trabalho tem
como objetivo verificar os efeitos na classificação do risco de crédito das companhias aéreas
em decorrência da implementação do IFRS 16. Para tanto, consideram-se quatro objetivos
específicos concatenados com a temática da pesquisa: 1. Analisar como as agências de
classificação de risco tratavam o leasing nos balanços das companhias aéreas; 2. Avaliar os
critérios aplicáveis às operações de leasing: antes do IFRS 16 e após o IFRS 16; 3. Examinar
se as agências de rating utilizam os arrendamentos operacionais divulgados ao avaliar o risco
de crédito das empresas; 4. Investigar se as agências de classificação de risco atribuem o mesmo
tratamento dos arrendamentos operacionais aos arrendamentos financeiros ao determinar
ratings. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quanti que, em termos qualitativos, no
que tange à pesquisa bibliográfica, preocupa-se em aprofundar a compreensão de determinado
fenômeno, priorizando aspectos da abordagem quantitativa, e a ferramenta estatística escolhida
foi voltada para regressão logística. Este percurso metodológico buscou explicitar aspectos
conceituais de como as agências de rating avaliavam o risco das companhias aéreas, antes e
depois do IFRS 16, uma vez que o leasing operacional já era considerado um ativo financiado
nos balanços das companhias aéreas, segundo o critério fatorial ou o método de capitalização
construtiva pelas sociedades arrendatárias. A parte estatística contemplou o estudo trazendo 38
empresas aéreas, com dados contábeis anteriores e posteriores ao novo normativo de leasing,
isto é, o IFRS 16 / CPC 06-R2. Como resultado, essa pesquisa trouxe evidências de que as
agências de rating já consideravam o leasing operacional, valendo-se da métrica fatorial ou de
múltiplos, na classificação do risco de crédito das companhias aéreas, considerando-se a
amostra de 38 empresas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Classificação do risco de crédito das companhias aéreas pelas agências de rating: estudo antes e após a implantação do IFRS 16 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Norma Internacional de Relatórios Financeiros (IFRS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arrendamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Classificação de crédito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Classificação de risco | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is part of the Accounting and Financial Market research line of the
Postgraduate Program in Accounting Sciences of the University of Brasília (UnB).This
research was developed on the credit risk classification of airlines by rating agencies: Study
before and after the implementation of IFRS 16.The problem to be answered in this study was
based on the credit risk classification of airlines by rating agencies: Study before and after the
implementation of IFRS 16.This work aims to verify the effects on the credit risk classification
of airlines as a result of the implementation of IFRS 16. For this purpose we considered four
specific objectives cancatenated with the research theme:1-Analyse how risk rating agencies
treated leasing on airline balance sheets; 2- Evaluate the applicable criteria for leasing
operations: before IFRS 16 and after IFRS 16; 3-Examine whether rating agencies use
disclosed operating leases when assessing companies’ credit risk;4-Investigate whether risk
rating agencies assign the same treatment as operational leases to finance leases when
determing ratings.This is a quali-quanti research that, in qualitative terms, with regard to
bibliographical research,is concerned with deepening the understanding of a given
phenomenon, focusing on aspects of the quantitative approach and a statistical tool was chosen
for logistic regression. This methodological route sought to explain cocnceptual aspects of
how the rating agencies evaluated the risk of airlines, before and after IFRS 16, since operating
leasing was already considered as a financed asset of the balance sheets of airlines,according
to the adopted factorial or constructive capitalization airlines by lessee companies.The
statistical part includes the study bringing 38 airlines, with accounting data before and after
the new leasing regulations, that is, IFRS 16/ CPC 06-R2.As a result, this research brought
evidence that the rating agencies already considered operating leasing, using the factorial or
multiple metric, in the classification of the credit risk of arlines,considering the sample of 38
companies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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