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MichelleProcopioDeOliveiraVillar_TESE.pdf4,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGandolfi, Lenorapt_BR
dc.contributor.authorVillar, Michelle Procópio De Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T21:00:35Z-
dc.date.available2024-08-22T21:00:35Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.date.submitted2023-05-08-
dc.identifier.citationVILLAR, Michelle Procópio de Oliveira. Eficácia de um programa de remediação fonológica coletiva para escolares com dificuldade de aprendizagem do 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2023. 79 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50139-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2023.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Estudos mostram a ineficiência na formação de leitores no Brasil e a necessidade de se questionar a respeito das atuais estratégias de ensino adotadas no sistema escolar público, principalmente em comunidade com nível socioeconômico baixo. É necessário o entendimento do que funciona na educação, e para esse conhecimento, é necessária a implementação de práticas baseadas em evidências. Objetivo: Desenvolver um programa de remediação fonológica coletivo e verificar a eficácia desse programa em crianças expostas à situação de vulnerabilidade social. Métodos: Este trabalho foi dividido em dois estudos. O estudo I trata do programa de intervenção coletivo que foi desenvolvido em 17 sessões com duração de 120 minutos, sendo realizado 2 vezes por semana e estruturado com atividades de caráter visual e auditivo. Já o estudo II trata-se de um estudo experimental e longitudinal, realizado em ambiente escolar, cuja amostra foi composta por 40 escolares do terceiro e quarto ano do ensino fundamental com dificuldades escolares. Os escolares foram selecionados mediante indicação do professor regente, avaliação do nível cognitivo (Raven) e das habilidades cognitivo-linguísticas, além de serem divididos em grupo experimental e controle. O grupo experimental foi submetido à intervenção em remediação fonológica e ambos os grupos foram reavaliados após a intervenção por meio do mesmo protocolo (habilidades cognitivo-linguísticas) utilizado na avaliação inicial. Para a análise da pré e pós-intervenção, foi utilizado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon. Resultados: Observou-se que os escolares do grupo de intervenção melhoraram o desempenho nas habilidades pertinentes à leitura e escrita na pós-testagem. Entretanto, vale ressaltar que não foi observada diferença estatisticamente significativa na prova de conhecimento do alfabeto na pós-testagem. Conclusão: O programa de remediação fonológica demonstrou ter efeitos positivos em escolares com dificuldade escolar. Dessa forma, faz-se necessária uma amostra mais representativa para que se consiga obter melhores parâmetros e aprimoramento do programa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEficácia de um programa de remediação fonológica coletiva para escolares com dificuldade de aprendizagem do 3º e 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: Studies show the inefficiency in the formation of readers in Brazil and the need to question the current teaching strategies adopted in the public school system, especially in communities with low socioeconomic status. It is necessary to know what works in education, and for this knowledge, the implementation of evidence-based practices is required. Objective: To develop a collective phonological remediation program and to verify the effectiveness of this program in children exposed to a situation of social vulnerability. Methods: This work was divided into two studies. Study I: The collective intervention program was developed in 17 sessions lasting 120 minutes, held twice a week and structured with visual and auditory activities. Study II: This was an experimental and longitudinal study, carried out in a school environment, whose sample was composed of 40 students in the third and fourth grades of elementary school with school difficulties. The students were selected by the teacher's indication, cognitive level evaluation (Raven) and cognitive-linguistic abilities and were divided into experimental and control groups. The experimental group was submitted to phonological remediation intervention, and both groups were re-evaluated after the intervention using the same protocol (cognitive-linguistic skills) used in the initial evaluation. Wilcoxon's Signaled Positions Test was used for the pre- and postintervention analysis. Results: It was observed that the schoolchildren in the intervention group improved their performance in skills pertinent to reading and writing in the post-testing. However, it is worth noting that no statistically significant difference was observed in the alphabet knowledge test at post-testing. Conclusion: The phonological remediation program has shown to have positive effects in school-age children with learning difficulties. Thus, a more representative sample is needed in order to obtain better parameters and improve the program.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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