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JulianaRamosParreiraDeSouza_DISSERT.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorNascimento, Elimar Pinheiro do-
dc.contributor.authorSouza, Juliana Ramos Parreira de-
dc.date.accessioned2024-08-21T20:35:33Z-
dc.date.available2024-08-21T20:35:33Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.date.submitted2023-07-13-
dc.identifier.citationSOUZA, Juliana Ramos Parreira de. O consumo sustentável de roupas é uma utopia? Estudo sobre o consumo de pessoas com conhecimento dos impactos socioambientais da indústria de vestuário. 2023. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50100-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA indústria da moda tem sido apontada por diversos estudos acadêmicos e por movimentos sociais e políticos como geradora de sérios impactos sociais e ambientais relacionados à rapidez com que a produção, o consumo e o descarte de roupas acontecem, produzindo poluição e trabalho precário em desacordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Esta pesquisa se propõe a analisar o consumo sustentável na área de moda, partindo das seguintes perguntas: o consumo sustentável é resultado do acesso a informações sobre sustentabilidade? O que é necessário para que mais consumidores mudem seu comportamento de consumo, tornando-o mais sustentável? A partir destas perguntas norteadoras, a pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, foram avaliados, por meio de um survey com 178 participantes, o nível de conhecimento (bom, médio, fraco) a respeito dos impactos ambientais e sociais da indústria da moda e o nível de comportamento de consumo (degradador, potencial, insustentável, quase perfeito, ideal). A segunda etapa, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram entrevistados 20 participantes da primeira etapa que atingiram o “nível quase perfeito” de comportamento de consumo sustentável, com a finalidade de identificar o que os levou a desenvolver um comportamento de consumo sustentável. Como principais resultados, identificou-se que conhecer os impactos sociais e ambientais é uma das motivações que influencia os consumidores a adotarem comportamentos de consumo sustentáveis de roupas. Além dela surgiram questões como melhor custo-benefício no consumo sustentável, autoconhecimento, influência do meio, facilidade no acesso e consumo com propósito social. Quando analisado o comportamento de consumo sustentável constatou-se que a fase de descarte apresentou o melhor desempenho dentre os participantes. Já com relação ao comportamento de consumo de roupas usadas e de manutenção na fase de uso foram as com menor desempenho. Outro resultado que chama atenção é o perfil dos entrevistados que em sua maioria são de renda média ou média baixa. Sugere-se que futuras pesquisas aprofundem sobre os desafios ao longo das fases do comportamento de consumo e o consumo sustentável entre pessoas de renda familiar média-baixa, até 7 mil reais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO consumo sustentável de roupas é uma utopia? Estudo sobre o consumo de pessoas com conhecimento dos impactos socioambientais da indústria de vestuáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordConsumo sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordIndústria da modapt_BR
dc.description.abstract1The fashion industry has been pointed out by several academic studies and by social and political movements as a generator of serious social and environmental problems related to the speed with which the production, consumption and disposal of clothes take place, producing precarious work in disagreement with the Objectives of Sustainable Development. This research proposes to analyze sustainable consumption in the fashion area, based on the following questions: is sustainable consumption the result of access to information on sustainability? What is needed for more consumers to change their consumption behavior, making it more sustainable? Based on these guiding questions, the research was divided into two stages. In the first one, through a survey with 178 participants, the level of knowledge (good, medium, weak) regarding the environmental and social impacts of the fashion industry and the level of consumption behavior (degrading, potential, unsustainable, almost perfect, ideal). In the second stage, through semi-structured interviews, 20 participants from the first stage who reached the “almost perfect level” of sustainable consumption behavior were encouraged, in order to identify what led them to develop a sustainable consumption behavior. As main results, it was identified that knowing the social and environmental impacts is one of the motivations that influence consumers to adopt clothing consumption habits. In addition, there were issues such as better cost effectiveness in sustainable consumption, self-knowledge, influence of the environment, ease of access and consumption with a social purpose. When analyzing the behavior of sustainable consumption, it was found that the disposal phase presented the best performance among the participants. Regarding the behavior of consumption of used clothes and maintenance in the use phase, they were the ones with the lowest performance. Another result that draws attention is the profile of the preparations, which are mostly of medium or low-middle income. It is suggested that future research deepen the challenges throughout the stages of consumption behavior and sustainable consumption among people with medium-low family income, up to 7 thousand reais.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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