Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fiuza, Gisela Demo | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Tatiane Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T18:07:42Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T18:07:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Tatiane Alves de. Liderança, práticas de gestão de pessoas e qualidade de vida no teletrabalho : proposta de um modelo de mediação no contexto do serviço público. 2024. 211 f. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade De Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50090 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O delineamento abrupto de um cenário (pós)pandêmico mundial, que tem se apresentado
ciclicamente, marcou o (re)pensar da dinâmica das organizações e modos de trabalhar. O
trabalho remoto no contexto de pandemia tornou-se alternativa estratégica para as organizações,
impactando, sobretudo, a saúde mental e o bem-estar dos teletrabalhadores. Neste sentido, as
contribuições dos Estudos Organizacionais Positivos, orientados à busca por melhorias nos
ambientes organizacionais, com foco nas virtudes e nas emoções positivas como fatores
impulsionadores das potencialidades das pessoas e das organizações, provocou a reflexão sobre
a qualidade de vida no teletrabalho. Por conseguinte, a liderança assumiu papel singular no
desenvolvimento de atitudes positivas, articulando estratégias, políticas e práticas para alcançar
resultados organizacionais efetivos. Não obstante o aumento da quantidade de organizações que
têm adotado o teletrabalho, ainda são escassos os estudos que investigam antecedentes e
consequentes da qualidade de vida no teletrabalho (QVTe), notadamente no contexto do serviço
público, constituindo uma importante lacuna na literatura que este estudo pretendeu preencher.
Assim, a partir de lentes multiparadigmáticas, o presente estudo, de natureza multimétodo, teve
como objetivo precípuo propor um modelo para analisar as relações entre liderança, práticas de
gestão de pessoas (GP) e qualidade de vida no contexto do teletrabalho de servidores públicos,
ainda inexplorado na literatura científica. O lócus da pesquisa foi a Reitoria e os Campi de uma
Instituição Federal, aqui denominada Instituição Federal de Ensino. Trata-se de uma autarquia
vinculada ao Ministério da Educação, que compõe a Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica. A amostra foi composta por servidores públicos (técnicos
administrativos em educação – TAEs – e gestores dos servidores TAEs) em teletrabalho. No
intuito de alcançar os objetivos propostos, esta tese está estruturada em oito capítulos, sendo o
primeiro a introdução e o último a conclusão. Os demais capítulos estão estruturados no formato
de artigos científicos, interdependentes e complementares. Em primeiro lugar, os capítulos 2, 3
e 4, com abordagem qualitativa, por meio de revisões sistemática da literatura, desenharam o
estado da arte das três variáveis estudadas, quais sejam, liderança, práticas de gestão de pessoas
e QVTe, para traçar os itinerários de pesquisa e propor agendas para estudos ulteriores.
Realizou-se um levantamento de artigos científicos, sem recorte temporal, utilizando as bases
de dados Scopus e Web of Science. No capítulo 5, a proposta de natureza quantitativa, foi
identificar as percepções dos servidores públicos com relação às variáveis investigadas. Tais
percepções foram percebidas pela amostra e indicaram a efetividade da atuação da liderança, a
urgência em (re)visitar e (re)desenhar as práticas de GP, bem como os impactos delas na QVTe dos teletrabalhadores. O capítulo 6, com abordagem quantitativa, objetivou identificar a relação
entre as variáveis de pesquisa. Desse modo, as relações supostas nas análises do modelo de
mediação testado foram significativas, além da confirmação de todas as quatro hipóteses
pesquisadas. O ineditismo do modelo de mediação testado afirmou-se como a maior
contribuição, demonstrando o papel crucial que as práticas de GP desempenham na relação
entre liderança e QVTe, ou seja, práticas de GP medeiam parcialmente a relação entre liderança
e QVTe. O capítulo 7, com natureza qualitativa, apoiou-se na realização de 43 entrevistas
semiestruturadas com gestores dos servidores técnicos administrativos em educação (TAEs)
em teletrabalho, identificando 8 categorias temáticas a posteriori. As percepções dos gestores
indicaram a importância do papel da liderança e atuação das práticas de GP em prol da QVTe.
Neste sentido, faz-se necessário (re)visitar as tradicionais práticas de GP e promover a
valorização da carreira dos servidores TAEs, rumo a uma gestão organizacional cada vez mais
estratégica, efetiva, humanizada e baseada em evidências. Como contribuição teórica, esta tese
avançou nas pesquisas que focam o comportamento organizacional positivo, sobretudo no
modelo ainda inexplorado na literatura científica, particularmente no contexto do teletrabalho
no serviço público. Enquanto implicações práticas, esta pesquisa produziu um diagnóstico, a
partir de métodos quantitativos e qualitativos, que permitiram uma maior compreensão dos
fenômenos estudados, para os gestores públicos da organização pesquisada em relação às
percepções da liderança, das práticas de gestão de pessoas e, especialmente, como elas
influenciam a qualidade de vida no contexto do teletrabalho. Vislumbrou-se, também, uma
contribuição de cunho social, uma vez que a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis
e produtivos, onde o bem-estar e a qualidade de vida assumem protagonismo, pode resultar em
uma maior qualidade no atendimento e na prestação de serviços aos clientes, cidadãos e à
sociedade em geral. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Liderança, práticas de gestão de pessoas e qualidade de vida no teletrabalho : proposta de um modelo de mediação no contexto do serviço público | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liderança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de pessoas - prática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teletrabalho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The abrupt outlining of a global (post)pandemic scenario, which has cyclically emerged, has
marked the (re)thinking of organizational dynamics and ways of working. Remote work in the
context of the pandemic has become a strategic alternative for organizations, impacting, above
all, the mental health and well-being of teleworkers. In this sense, the contributions of Positive
Organizational Studies, aimed at seeking improvements in organizational environments, with a
focus on virtues and positive emotions as drives of people and organizations’ potential, have
prompted reflection on the quality of life in teleworking. Consequently, leadership has taken
on a unique role in developing positive attitudes, articulating strategies, policies and practices
to achieve effective organizational results. Despite the increase in the number of organizations
that have adopted teleworking, there are still few studies investigating the antecedents and
consequences of quality of life in teleworking (QoLT), especially in the context of the public
service, constituting an important gap in the literature that this study sought to fill. Thus, using
a multi-paradigmatic lens, the primary objective of this multi-method study was to propose a
model for analyzing the relationships between leadership, people management (PM) practices
and quality of life for civil servants in the context of teleworking, which has not yet been
explored in the scientific literature. The locus of the research was the Rectorate and Campuses
of a Federal Educational Institution. It is an autarchy linked to the Ministry of Education, which
is part of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. The
sample was made up of public servants (administrative technicians in education - TAEs - and
managers of TAEs) working remotely. In order to achieve the proposed objectives, this thesis
is structured in eight chapters, the first being the introduction and the last the conclusion. The
other chapters are structured in the form of scientific articles, which are interdependent and
complementary. Firstly, chapters 2, 3 and 4, using a qualitative approach and systematic
reviews of the literature, outline the state of the art of the three studied variables, namely
leadership, people management practices and QoLT, in order to map out research itineraries
and propose agendas for further studies. A survey of scientific articles was carried out, with no
time frame, using Scopus and Web of Science databases. In Chapter 5, the quantitative proposal
was to identify the perceptions of civil servants in relation to the investigated variables. These
perceptions were perceived by the sample and indicated the effectiveness of leadership, the
urgency of (re)visiting and (re)designing PM practices, as well as their impact on teleworkers'
QoLT. Chapter 6, with a quantitative approach, aimed to identify the relationship between the
research variables. In this way, the presumed relationships in the analysed mediation model were significant, confirming all four researched hypotheses. The novelty of the tested mediation
model was the greatest contribution, demonstrating the crucial role that people management
practices play in the relationship between leadership and QoLT, i.e. people management
practices partially mediate the relationship between leadership and QoLT. Chapter 7, which is
qualitative in nature, was based on 43 semi-structured interviews with managers of
administrative technicians in education (TAEs) in teleworking, identifying 8 thematic
categories a posteriori. The managers' perceptions indicated the importance of the role of
leadership and the role of PM practices in promoting QoLT. In this sense, it is necessary to
(re)visit traditional people management practices and promote the career development of TAEs,
towards an increasingly strategic, effective, humanized and evidence-based organizational
management. As a theoretical contribution, this thesis has advanced on researches focusing on
positive organizational behavior, especially in the yet unexplored model in the scientific
literature, particularly within the context of teleworking in the public service. In terms of
practical implications, this research produced a diagnosis through quantitative and qualitative
methods, enabling a greater understanding of the studied phenomena, for public managers
within the researched organization in relation to perceptions of leadership, people management
practices and, especially, how they influence quality of life in the context of teleworking. A
social contribution was also envisioned, since the promotion of healthier and more productive
working environments, where well-being and quality of life play a leading role, can result in a
higher quality of care and the provision of services to clients, citizens and society in general. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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