Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dechandt, Siegrid Guillaumon | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Lorena Vieira da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T18:07:39Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T18:07:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lorena Vieira da Silva. Fomentando mentes criativas, almas inquietas e desejosas: a aprendizagem da criatividade em Administração. 2024. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade De Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50084 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista o desafio de pensar o ensino da criatividade a partir de pedagogias de ensino
que colaborem com o desenvolvimento do conhecimento da criatividade, a partir de uma
perspectiva prática, a presente dissertação tem como objetivo compreender o processo de
aprendizagem da criatividade, observando como se dá a aplicação do conhecimento adquirido,
por meio da vivência das atividades pelos discentes, no âmbito da disciplina de “Criatividade
e Inovação nas Organizações” do curso de graduação em administração, da Universidade de
Brasília – UnB. A temática foi analisada à luz de referenciais do modelo de criatividade
sistêmica de Csikszentmihalyi, no que tange aos componentes envolvidos no processo criativo
e à criatividade artística, bem como, elementos dos estudos baseados na prática e da estética
organizacional, no que se refere à construção do conhecimento – onde o fazer e o saber não se
separam. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica; documental e observação como técnicas de
coleta de dados. Na pesquisa documental, analisaram-se registros de relatos de estudantes de
sete semestres da disciplina, desenvolvidos em resposta a um roteiro pré-estabelecido pela
docente. Os achados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin com o auxílio do
software Atlas.ti2. Verificou-se que o processo de aprendizagem da criatividade no contexto
da disciplina em comento ocorre com orientação à descoberta de problemas, por meio de três
estratégias principais quais sejam experimentação, reflexão e prática criativa por parte dos
discentes. Ademais, observou-se como a criatividade se desenvolve como uma construção
social na qual os estudantes agregam ao seu processo criativo o contexto social e histórico no
qual estão inseridos, a expressão de sua identidade e a influência dos debates com o grupo. Por
fim, foram identificados como principais métodos de estímulo da criatividade a
experimentação, as artes, palestras, feedbacks e coletâneas de fotografias criadas no âmbito de
uma adaptação do método photovoice como método de ensino. Estes achados contribuem para
o avanço da pesquisa a respeito do ensino e aprendizagem da criatividade, na medida em que
rompe com o caráter utilitarista e tecnicista que permeia a temática na Administração ao adotar
atividades artísticas como forma de construção e apreensão do conhecimento. Além disso,
amplia as possibilidades de práticas educacionais que colaborem com o desenvolvimento da
criatividade dos discentes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fomentando mentes criativas, almas inquietas e desejosas: a aprendizagem da criatividade em Administração | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade sistêmica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the challenge of thinking about teaching creativity based on teaching pedagogies
that collaborate with the development of knowledge about creativity, from a practical
perspective, this dissertation aims to understand the process of learning creativity, observing
how the knowledge acquired is applied, through the experience of activities by students, within
the scope of the “Creativity and Innovation” discipline of the undergraduate course in
administration, at the University of Brasília – UnB. The theme was analyzed in the light of
references from Csikszentmihalyi's systemic creativity model, with regard to the components
involved in the creative process and artistic creativity, as well as conceptual elements of the
theory of practice and organizational aesthetics, with regard to the construction of knowledge
– where doing and knowing are not separated. Bibliographic research was used; documentary
and observation as data collection techniques. In the documentary research, records of student
reports from seven semesters of the discipline were analyzed, developed in response to a script
pre-established by the teacher. The findings were subjected to Bardin Content Analysis with
the help of Atlas.ti2 software. It was found that the process of learning creativity in the context
of the subject in question occurs with guidance on discovering problems, through three main
strategies, which are experimentation, reflection and creative practice on the part of students.
Furthermore, it was observed how creativity develops as a social construction in which students
add to their creative process the social and historical context in which they are inserted, the
expression of their identity and the influence of debates with the group. Finally,
experimentation, arts, lectures, feedback and collections of photographs created as part of an
adaptation of the photovoice method as a teaching method were identified as the main methods
of stimulating creativity. These findings contribute to the advancement of research regarding
the teaching and learning of creativity, as it breaks with the utilitarian and technical character that permeates the aforementioned field in Administration by adopting artistic activities as a
way of constructing and apprehending knowledge. Furthermore, it expands the possibilities of
educational practices that collaborate with the development of students' creativity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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