Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Thome, Karim Marini | pt_BR |
dc.contributor.author | Veras, Juan Carlo Mendes da Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T21:20:37Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T21:20:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | VERAS, Juan Carlo Mendes da Rocha. Modelagem no mercado de restaurantes através da ação coletiva de concorrentes: a oportunidade criada pelo turismo gastronômico do restaurant week. 2024. 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade De Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50057 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mercado é um sistema complexo onde atores de mercado interagem para comprar
e vender bens e serviços, influenciando e sendo influenciados pelo próprio mercado.
Os mercados são moldados e mantidos por uma série de atividades coletivas, tanto
cooperativas quanto competitivas, que envolvem os atores do mercado. O presente
estudo teve como objetivo descrever a modelagem de mercado através da ação
coletiva de empresas concorrentes, identificando elementos dessa ação, descrevendo
seus mecanismos e caracterizando seu impacto no mercado gastronômico do Distrito
Federal. A pesquisa utilizada foi de caráter qualitativo, pois buscou compreender as
características de um fenômeno específico. O instrumento utilizado foi o de entrevistas
semiestruturadas com uma entidade suprafirma e 16 restaurantes participantes do
evento Restaurant Week. Para a análise do conteúdo das entrevistas foram utilizados
os métodos de Creswell (2018) e Bardin (1977). Foi possível verificar elementos da
ação coletiva das empresas estudadas gerando mecanismos de modelagem de
mercado que influenciaram o ambiente onde atuam os restaurantes da amostra. A
pesquisa revelou que o evento estudado demonstrou ser um exemplo significativo de
colaboração que gera impacto em um mercado competitivo. Esse trabalho evidenciou
que a identidade compartilhada entre os participantes desempenha um papel
fundamental na mobilização e coordenação das ações coletivas. Essa identidade
comum, baseada em valores, crenças e interesses compartilhados, fortaleceu a
coesão do grupo e motivou os indivíduos a trabalharem juntos para alcançar objetivos
comuns. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelagem no mercado de restaurantes através da ação coletiva de concorrentes : a oportunidade criada pelo turismo gastronômico do restaurant week | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem de mercado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ação coletiva - mercado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concorrência - empresas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A market is a complex system where market actors interact to buy and sell goods and
services, influencing and being influenced by the market itself. Markets are shaped
and maintained by a series of collective activities, both cooperative and competitive,
that involve market actors. This dissertation aimed to describe market modeling
through the collective action of competing companies, identifying elements of this
action, describing its mechanisms, and characterizing its impact on the gastronomic
market in the Federal District. The research used was qualitative in nature as it sought
to understand the characteristics of a specific phenomenon. The instrument used was
semi-structured interviews with a supra-firm entity and 16 restaurants participating in
the Retaurant Week event. To analyze the content of the interviews, the methods of
Creswell (2018) and Bardin (1977) were used. It was possible to verify elements of the
collective action of the companies studied, generating market modeling mechanisms
that influenced the environment in which the sample restaurants operate. The research
revealed that the event studied proved to be a significant example of collaboration that
generates impact in a competitive market. This work showed that the shared identity
between participants plays a fundamental role in mobilizing and coordinating collective
actions. This common identity, based on shared values, beliefs and interests,
strengthened group cohesion and motivated individuals to work together to achieve
common goals. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|