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JuanCarloMendesDaRochaVeras_DISSERT.pdf620,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorThome, Karim Marinipt_BR
dc.contributor.authorVeras, Juan Carlo Mendes da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T21:20:37Z-
dc.date.available2024-08-20T21:20:37Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.date.submitted2024-02-27-
dc.identifier.citationVERAS, Juan Carlo Mendes da Rocha. Modelagem no mercado de restaurantes através da ação coletiva de concorrentes: a oportunidade criada pelo turismo gastronômico do restaurant week. 2024. 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade De Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50057-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO mercado é um sistema complexo onde atores de mercado interagem para comprar e vender bens e serviços, influenciando e sendo influenciados pelo próprio mercado. Os mercados são moldados e mantidos por uma série de atividades coletivas, tanto cooperativas quanto competitivas, que envolvem os atores do mercado. O presente estudo teve como objetivo descrever a modelagem de mercado através da ação coletiva de empresas concorrentes, identificando elementos dessa ação, descrevendo seus mecanismos e caracterizando seu impacto no mercado gastronômico do Distrito Federal. A pesquisa utilizada foi de caráter qualitativo, pois buscou compreender as características de um fenômeno específico. O instrumento utilizado foi o de entrevistas semiestruturadas com uma entidade suprafirma e 16 restaurantes participantes do evento Restaurant Week. Para a análise do conteúdo das entrevistas foram utilizados os métodos de Creswell (2018) e Bardin (1977). Foi possível verificar elementos da ação coletiva das empresas estudadas gerando mecanismos de modelagem de mercado que influenciaram o ambiente onde atuam os restaurantes da amostra. A pesquisa revelou que o evento estudado demonstrou ser um exemplo significativo de colaboração que gera impacto em um mercado competitivo. Esse trabalho evidenciou que a identidade compartilhada entre os participantes desempenha um papel fundamental na mobilização e coordenação das ações coletivas. Essa identidade comum, baseada em valores, crenças e interesses compartilhados, fortaleceu a coesão do grupo e motivou os indivíduos a trabalharem juntos para alcançar objetivos comuns.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem no mercado de restaurantes através da ação coletiva de concorrentes : a oportunidade criada pelo turismo gastronômico do restaurant weekpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordModelagem de mercadopt_BR
dc.subject.keywordAção coletiva - mercadopt_BR
dc.subject.keywordConcorrência - empresaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1A market is a complex system where market actors interact to buy and sell goods and services, influencing and being influenced by the market itself. Markets are shaped and maintained by a series of collective activities, both cooperative and competitive, that involve market actors. This dissertation aimed to describe market modeling through the collective action of competing companies, identifying elements of this action, describing its mechanisms, and characterizing its impact on the gastronomic market in the Federal District. The research used was qualitative in nature as it sought to understand the characteristics of a specific phenomenon. The instrument used was semi-structured interviews with a supra-firm entity and 16 restaurants participating in the Retaurant Week event. To analyze the content of the interviews, the methods of Creswell (2018) and Bardin (1977) were used. It was possible to verify elements of the collective action of the companies studied, generating market modeling mechanisms that influenced the environment in which the sample restaurants operate. The research revealed that the event studied proved to be a significant example of collaboration that generates impact in a competitive market. This work showed that the shared identity between participants plays a fundamental role in mobilizing and coordinating collective actions. This common identity, based on shared values, beliefs and interests, strengthened group cohesion and motivated individuals to work together to achieve common goals.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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