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Título: A influência da qualidade da relação líder-membros no bem-estar no trabalho : teste de um modelo estrutral no serviço público
Autor(es): Fonseca, Tamires Fernandes Moura da
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Relação líder-membros
Bem-estar no trabalho
Modelos de mensuração
Organizações públicas
Data de publicação: 20-Ago-2024
Referência: FONSECA, Tamires Fernandes Moura da. A influência da qualidade da relação líder-membros no bem-estar no trabalho: teste de um modelo estrutral no serviço público. 2024. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade De Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Em uma estratégia de branding de ingrediente, a percepção do público acerca das marcas corporativas hospedeiras e ingredientes pode afetar o brand equity dos produtos ofertados conjuntamente por elas. Essa percepção pode variar entre os públicos B2C e B2B e também de acordo com a mensagem publicitária das marcas. Porém, estudos acerca das possíveis interferências dessas variáveis nessa relação são escassos. Esta pesquisa investiga os efeitos moderadores dos tipos de públicos e de mensagens publicitárias sobre a relação entre a aliança de empresas com diferentes valências de marcas e a percepção de brand equity de produto criado e compartilhado por elas. Foi realizado um experimento (2x2x2x2) tendo como variável dependente o brand equity percebido do produto, com manipulação da valência dos brand equities corporativos (forte e fraca) das empresas hospedeiras e ingredientes, o tipo de mensagem publicitária (utilitária e simbólica) e o tipo de público (B2C e B2B). A amostra é composta por 540 participantes e os dados foram coletados em dois levantamentos. A análise foi realizada por meio de sete ANCOVAs, sendo uma para o brand equity percebido do produto e as demais para cada um de seus seis indicadores. Como resultados, encontrou-se que as marcas corporativas hospedeira e ingrediente fortes aumentam diretamente o brand equity do produto e seus indicadores, com destaque para a marca hospedeira. O tipo de público e de mensagem afetam diretamente apenas alguns indicadores, no caso, imagem e qualidade percebida, enquanto o tipo de mensagem afeta diretamente apenas qualidade percebida. Encontrou-se ainda efeitos de moderação. O público modera a marca corporativa hospedeira fraca sobre o brand equity do produto e os indicadores lealdade, exclusividade e disposição a pagar preço premium. No caso da marca corporativa hospedeira forte, há moderação somente sobre esses indicadores. Em relação à marca corporativa ingrediente, o público modera os indicadores conhecimento e imagem. Já a moderação da mensagem ocorre somente sobre a marca corporativa ingrediente e afeta o indicador disposição a pagar preço premium. Esta pesquisa contribui para a efetividade de decisão acerca da formação de um branding de ingrediente, demonstrando ainda em que condições de público e de mensagem publicitária pode-se valorizar mais a marca de produtos pelos consumidores.Considerando a importância crescente que as pessoas vêm adquirindo enquanto ativos valiosos no contexto laboral, a promoção do bem-estar no trabalho tem ocupado pauta cada vez mais prioritária nas organizações. O bem-estar no trabalho, portanto, se estabelece como um aspecto fundamental no alcance de resultados individuais, de equipe e organizacionais. Existem diversos estudos que analisam os fatores que impactam o bemestar no trabalho, e muitos enfatizam a importância da liderança enquanto preditora de bem-estar. Contudo, não foram encontrados na literatura estudos que analisem especificamente a qualidade da relação líder-membros como antecedente de bem-estar no trabalho, a partir do quadro conceitual de bem-estar que une as perspectivas hedônica e eudaimônica, constituindo uma lacuna relevante na literatura, que este estudo tem o intuito de suprir. Assim, a presente pesquisa, descritiva, explicativa e com abordagem multimétodo, tem o objetivo principal de testar o impacto da qualidade das relações lídermembros no bem-estar no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB), lócus escolhido por também representar uma lacuna no que tange aos estudos sobre bem-estar em instituições públicas. Para atingir esse objetivo, a dissertação é composta por uma introdução (capítulo 1), três capítulos estruturados no formato de artigos científicos interdependentes (capítulos 2, 3 e 4) e uma conclusão (capítulo 5). Nos capítulos 2 e 3, com abordagem qualitativa, foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura internacional, uma para cada variável da pesquisa. Dessa maneira, a apresentação do estado da arte das variáveis estudadas – qualidade da relação líder-membros e bem-estar no trabalho – proporcionou a identificação dos principais itinerários de pesquisa até o momento e a proposição de uma agenda de pesquisa para estudos ulteriores. O capítulo 4, por meio da abordagem quantitativa, teve o intuito de descrever as percepções dos servidores técnico-administrativos da UnB em relação às duas variáveis da pesquisa (qualidade das relações entre líderes e membros e bem-estar no trabalho), testar os modelos de mensuração das variáveis da pesquisa, fazendo sua validação confirmatória, e testar um modelo estrutural de predição da qualidade das relações líder-membros no bem-estar no trabalho. A amostra alvo da pesquisa foi de 200 servidores, visando um poder estatístico de 95% e considerando eventuais perdas na etapa de tratamento dos dados, de forma que a amostra final contou com 244 servidores. A coleta de dados ocorreu de forma online, por meio de levantamento (survey), com a aplicação de questionários. Os dados coletados foram analisados por meio de análises estatísticas descritivas e modelagem por equações estruturais para testar os modelos de mensuração das variáveis e o modelo estrutural de predição. Por fim, os resultados do estudo demonstraram que as variáveis se associaram de maneira significativa, positiva e forte, desvelando a influência da qualidade da relação lídermembros no bem-estar no trabalho, com grande efeito de predição. O principal avanço teórico desta pesquisa residiu em testar, de forma inédita, um modelo estrutural de predição da qualidade das relações líder-membros no bem-estar no trabalho, no contexto do serviço público, e com base no entendimento de bem-estar no trabalho que une as perspectivas hedônica e eudaimônica do bem-estar, contribuindo com as áreas de comportamento organizacional e gestão de pessoas. Como implicações práticas e gerenciais, o estudo proporcionou um diagnóstico para os gestores públicos da organização pesquisada implementarem práticas de gestão de pessoas que contribuam para melhorias no bem-estar dos servidores e para a promoção de ambientes de trabalho mais humanizados, saudáveis e produtivos, a partir da identificação de aspectos positivos e críticos na relação desenvolvida entre líderes e suas equipes.
Abstract: In an ingredient branding strategy, the audience's perception of the host and ingredient corporate brands can affect the brand equity of products jointly offered by them. This perception may vary between B2C and B2B audiences and also according to the advertising message of the brands. However, studies on the possible interference of these variables in this relationship are scarce. This research investigates the moderating effects of audience types and advertising messages on the relationship between the alliance of companies with different brand valences and the perception of product brand equity created and shared by them. An experiment (2x2x2x2) was conducted with the perceived product brand equity as the dependent variable, manipulating the valence of corporate brand equities (strong and weak) of host and ingredient companies, the type of advertising message (utilitarian and symbolic), and the audience type (B2C and B2B). The sample consists of 540 participants, and data were collected in two surveys. The analysis was performed through seven ANCOVAs, one for the perceived product brand equity and the others for each of its six indicators. As a result, it was found that strong host and ingredient corporate brands directly increase the product brand equity and its indicators, with a focus on the host brand. The audience type and message type directly affect only some indicators, namely, perceived image and quality, while the message type directly affects only perceived quality. Moderation effects were also found. The audience moderates the weak host corporate brand on the product brand equity and the loyalty, exclusivity, and willingness to pay a premium price indicators. In the case of the strong host corporate brand, there is moderation only on these indicators. Regarding the ingredient corporate brand, the audience moderates the knowledge and image indicators. As for message moderation, this occurs only on the ingredient corporate brand and affects the willingness to pay a premium price indicator. This research contributes to the effectiveness of decision-making regarding the formation of ingredient branding, also demonstrating under which conditions of audience and advertising message the brand of products can be more valued by consumers.Considering the increasing importance that people have been acquiring as valuable assets in the workplace context, promoting well-being at work has become an increasingly prioritized agenda in organizations. Therefore, well-being at work establishes itself as a fundamental aspect in achieving individual, team, and organizational results. There are several studies that analyze the factors that impact well-being at work, and many emphasize the importance of leadership as a predictor of well-being. However, no studies specifically analyzing the leader-member exchange as a precursor to well-being at work were found in the literature, which constitutes a relevant gap in the literature that this study aims to fill. Thus, the present research, descriptive, explanatory, and with a multimethod approach, has the main objective of testing the impact of the leader-member exchange on the well-being at work of technical-administrative staff at the University of Brasília (UnB), a chosen locus also representing a gap in studies on well-being in public institutions. To achieve this goal, the dissertation consists of an introduction (chapter 1), three chapters structured in the format of interdependent scientific articles (chapters 2, 3, and 4), and a conclusion (chapter 5). In chapters 2 and 3, with a qualitative approach, two systematic literature reviews were conducted, one for each research variable. Thus, the presentation of the state of the art of the studied variables - leader-member exchange and well-being at work - provided the identification of the main research itineraries so far and the proposition of a research agenda for further studies. Chapter 4, through a quantitative approach, aimed to describe the perceptions of technical-administrative staff at UnB regarding the two research variables (leader-member exchange and well-being at work), test the measurement models of the research variables, conducting their confirmatory validation, and test a structural model for predicting the leader-member exchange on wellbeing at work. The target sample of the research was 200 employees, aiming for a statistical power of 95% and considering possible losses in the data processing stage, so the final sample consisted of 244 employees. Data collection occurred online through a survey, with the application of questionnaires. The collected data were analyzed through descriptive statistical analyses and structural equation modeling to test the measurement models of the variables and the structural prediction model. Finally, the results of the study demonstrated that the variables were significantly, positively, and strongly associated, revealing the influence of the leader-member exchange on well-being at work, with a great predictive effect. The main theoretical advancement of this research lay in testing, in an unprecedented way, a structural model for predicting the leader-member exchange on well-being at work, in the context of the public service, and based on the understanding of well-being at work that combines the hedonic and eudaimonic perspectives of well-being, contributing to the areas of organizational behavior and human resources management. As practical and managerial implications, the study provided a diagnosis for public managers of the researched organization to implement human resources management practices that contribute to improvements in the well-being of employees and to the promotion of more humanized, healthy, and productive work environments, based on the identification of positive and critical aspects in the relationship developed between leaders and their teams.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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