Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50013
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_CasandraGenovevaRosalesMartinsPonceDeLeon_TESE.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Laiane Medeiros-
dc.contributor.authorPonce de Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins-
dc.date.accessioned2024-08-20T01:13:47Z-
dc.date.available2024-08-20T01:13:47Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.date.submitted2022-07-28-
dc.identifier.citationPONCE DE LEON, Casandra Genoveva Rosales Martins. Percepção dos alunos sobre a experiência da simulação clínica no ensino de enfermagem materno-infantil: inter-relação entre as emoções e aprendizagem. 2022. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50013-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2022.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a percepção dos estudantes de enfermagem sobre a experiência com a simulação clínica materno-infantil no curso de enfermagem. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de desenho misto, realizado entre junho e julho de 2019. Este estudo integra um projeto maior intitulado “Simulação realística como estratégia de ensino na enfermagem materno-infantil”, realizado em uma Universidade na região Centro-Oeste brasileira. Foi utilizada a técnica de Grupo Focal, com 28 estudantes de Enfermagem, distribuídos aleatoriamente em três grupos, com análise dos dados qualitativa (técnica de Bardin e software IraMuTeq) e quantitativa (Inteligência Artificial), para a análise das emoções através das expressões faciais, tom de voz e descrição das falas. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer 3.754.833 e CAAE 55504716.7.0000.0030.Resultados: Definiram-se duas Classes: 1ª) A experiência avaliativa da Simulação materno-infantil está associada com estudar, praticar e estar preparado para sentir que foi bem na prova; Classe 2 – Debriefing: dar certo ou errado está associado com a comunicação, que envolve, olhar, perguntar e deixar falar. As classes revelam os sentimentos e percepção que os acadêmicos obtiveram com a simulação materno-infantil, que envolveu emoções como: “nervosismo”, “estresse”, “ansiedade”, “frustração”, “insegurança” e “medo”. A análise de Similitude e a nuvem de palavras revelam o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Na Inteligência Artificial, a distribuição emocional entre face, voz e fala revelou prevalência da valência negativa; médio-alto grau de passividade; médio poder de controle da situação e médio-alto grau de obstrução na realização da tarefa.Conclusão: Este estudo revelou oscilação entre emoções positivas e negativas e aponta para a importância de reconhecê-las no processo de ensino-aprendizagem na simulação materno-infantil para que haja a promoção de uma experiência de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção dos alunos sobre a experiência da simulação clínica no ensino de enfermagem materno-infantil : inter-relação entre as emoções e aprendizagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.description.abstract1Objective: To evaluate the perception of nursing students about the experience with maternal-infant clinical simulation in the nursing course.Materials and Methods: This is a mixed design study, carried out between June and July 2019. This study is part of a larger project entitled “Realistic simulation as a teaching strategy in maternal and child nursing”, carried out at a University in the Midwest region. Brazilian. The Focus Group technique was used, with 28 Nursing students, randomly distributed into three groups, with qualitative data analysis (Bardin technique and IraMuTeq software) and quantitative (Artificial Intelligence), for the analysis of emotions through facial expressions, tone of voice and description of speeches. This research was approved by the Research Ethics Committee under opinion 3,754,833 and CAAE 55504716.7.0000.0030.Results: Two Classes were defined: 1st) The assessment experience of the mother-child simulation is associated with studying, practicing and being prepared to feel that you did well on the test; Class 2 – Debriefing: right or wrong is associated with communication, which involves looking, asking and letting talk. The classes reveal the feelings and perception that the academics obtained with the mother-child simulation, which involved emotions such as: “nervousness”, “stress”, “anxiety”, “frustration”, “insecurity” and “fear”. The analysis of Similitude and the word cloud reveal the student as the protagonist of the teaching-learning process. In Artificial Intelligence, the emotional distribution between face, voice and speech revealed a prevalence of negative valence; medium-high degree of passivity; medium power of control of the situation and medium-high degree of obstruction in the accomplishment of the task.Conclusion: This study revealed an oscillation between positive and negative emotions and points to the importance of recognizing them in the teaching-learning process in the mother-child simulation so that there is a promotion of a meaningful learning experience.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Enfermagem (FS ENF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50013/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.