http://repositorio.unb.br/handle/10482/49911
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RenatoSoaresDeAquino_DISSERT.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Expressões e tendências do trabalho uberizado : uma análise do motorista de aplicativo da uber a partir da realidade de Belém-PA |
Autor(es): | Aquino, Renato Soares de |
Orientador(es): | Ghiraldelli, Reginaldo |
Assunto: | Uberização Precarização do trabalho Belém (PA) Questão social |
Data de publicação: | 15-Ago-2024 |
Data de defesa: | 29-Jun-2023 |
Referência: | AQUINO, Renato Soares de. Expressões e tendências do trabalho uberizado: uma análise do motorista de aplicativo da uber a partir da realidade de Belém-PA. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de estudo a uberização como precarização do trabalho e sua relação com as necessidades de reprodução do acúmulo do capital no contexto da realidade de Belém do Pará. Logo, a pesquisa busca compreender o processo de uberização do trabalho, o qual se caracteriza pelo tripé terceirização, informalidade e flexibilidade, adota processos de subcontratação, incentiva a emergência de pequenos negócios com o culto ao empreendedorismo e à produção em massa de pessoas nanoempreendedoras. Se utiliza a empresa Uber como um modo de exemplificar na prática essa relação. A pesquisa analisa as condições e transformações provocadas pelo processo de uberização do trabalho na vida de trabalhadores/as uberizados/as do município de Belém (PA). Orientando-se pelo método materialista histórico e dialético, sua metodologia baseia-se em um estudo de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa trabalhadores/as da plataforma digital de transporte para aplicativos da empresa Uber, sendo homens e mulheres com idades a partir de 18 anos, com grau de escolaridade e rendas variadas, residentes no município de Belém. Como critério para inclusão na participação da pesquisa, foram selecionados/as motoristas que possuem cadastros ativos, com período mínimo de 6 meses de adesão no aplicativo da empresa em questão. Além disso, a pesquisa de campo envolveu entrevistas semiestruturadas, para a coleta de dados, utilizando um roteiro com questões abertas e fechadas, sendo entrevistados/as 8 motoristas da plataforma de motoristas da empresa Uber, escolhidos/as a partir de aplicativos de mensagens, redes sociais e corridas chamadas pelo autor dessa dissertação. Os resultados alcançados apontaram para uma falaciosa relação entre essa empresa e seus/suas trabalhadores/as, os/as quais tem suas relações de trabalho descaracterizadas e assumem uma suposta autonomia no trabalho, porém o que se constatou é que esses/as trabalhadores/as estão em uma relação de trabalho precário, sendo explorados/as e submetidos/as a uma intensa jornada de trabalho, sem nem um tipo de garantia trabalhista, colocando suas vidas e saúde em risco diariamente para poderem sobreviver. Tudo isso se torna possível a partir do cenário econômico e social do país, bem como do lócus da pesquisa e pelo fato da referida empresa transformar esse/a trabalhador/a em trabalhador/a just in time, e adotar a forma de assalariamento por peça. |
Abstract: | This dissertation has as object of study the uberization as precariousness of work and its relation with the reproduction needs of capital accumulation in the context of the reality of Belém do Pará. Therefore, the research seeks to understand the process of uberization of work, which is characterized as a new form of control and organization of work in contemporary capitalism, using the company Uber as a way to exemplify this relationship in practice. The research analyzes the conditions and transformations caused by the process of uberization of work in the lives of uberized workers in the city of Belém (PA). Guided by the historical and dialectical materialist method, its methodology is based on an exploratory study, with a qualitative approach, having as research subjects workers of the digital transport platform for applications of the company Uber, being men and women with ages from 18 years old, with different levels of education and income, living in the municipality of Belém. As a criterion for inclusion in the research participation, drivers who have active registrations, with a minimum period of 6 months of membership in the application of the company in question, were selected. In addition, the field research involved semi-structured interviews, for data collection, using a script with open and closed questions, being interviewed 8 drivers from the platform of drivers of the company Uber, chosen from messaging applications, social networks and races called by the author of this dissertation. The results achieved point to a fallacious relationship between this company and its workers, whose work relationships are mischaracterized and assume a supposed autonomy at work, but what was found is that these workers they are in a precarious work relationship, being exploited and subjected to an intense workday, without even a type of labor guarantee, putting their lives and health at risk on a daily basis in order to survive. All of this becomes possible based on the economic and social scenario of the country, as well as the locus of the research and the fact that the referred company transforms this worker into a just-in-time worker, and adopts the form of piece wages. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Serviço Social (ICH SER) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Política Social |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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