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Título: Inovações no setor público : análise da eficiência do táxigov na gestão de frota da Universidade de Brasília
Autor(es): Bitencourt, Rafaella
Orientador(es): Faria, Emília de Oliveira
Assunto: Inovações tecnológicas
Serviço público
TáxiGov
Universidade de Brasília (UnB)
Data de publicação: 15-Ago-2024
Referência: BITENCOURT, Rafaella. Inovações no setor público: análise da eficiência do táxigov na gestão de frota da Universidade de Brasília. 2023. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A inovação tecnológica é fundamental para aumentar a produtividade e competitividade das instituições. No setor público, iniciativas vêm sendo adotadas, de modo a melhorar a eficiência dos serviços e a economicidade dos gastos públicos. Nesse sentido, a evolução do processo de compras e contratações públicas criou formatos de contratação inovadores, como, por exemplo, os serviços compartilhados entre vários órgãos, sendo um desses o modelo TáxiGov. Essa centralização das compras e serviços gera economia aos cofres públicos, trazendo, por exemplo, ganho de escala e padronização de preços. O sistema TáxiGov é uma inovação na prestação do serviço de locomoção na Administração Pública federal, sendo implementado na Universidade de Brasília (UnB) em março de 2020. Dessa feita, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a eficiência do sistema TáxiGov na gestão de frota do ambiente acadêmico e administrativo da UnB. Como norte metodológico empreendeuse uma pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa. O procedimento técnico foi o estudo de caso com base na gestão de frotas da UnB. A coleta de dados se deu via análise de documentos, processos e sites oficiais da Universidade, além de entrevistas com gestores, fiscais e usuários do TáxiGov, da frota própria e dos contratos de locação de veículos ali existentes. A pesquisa demonstra que a Universidade de Brasília possui 237 veículos próprios, majoritariamente fabricados antes de 2010, localizados entre seus campi e seus órgãos auxiliares. A diversidade de demandas da referida Universidade varia desde as administrativas até as acadêmicas, que possui sete contratos relacionados à sua gestão de frota, abrangendo combustíveis, motoristas, locação de veículos maiores, rastreamento veicular e contratação do sistema TáxiGov. Entrevistas com usuários do sistema TáxiGov no ambiente acadêmico em questão acusaram os quesitos disponibilidade, rapidez e praticidade como vantagens consideráveis, destacando como desvantagens a restrição de saídas fora do perímetro do Distrito Federal e as limitações quanto ao acesso a estradas de terra. Os usuários da frota própria ou alugada ainda alegam ter necessidades não abarcadas pelo sistema TáxiGov, enfrentando constantemente os mais variados problemas – choque de demandas, falta de disponibilidade de motoristas e veículos, e burocratização nos processos de manutenção da frota, por exemplo. Com base nos resultados da pesquisa, sugestões de melhorias foram propostas, tais como: a renovação da frota própria; e, a ampla divulgação do sistema TáxiGov em diversos meios de comunicação da Universidade de Brasília, pois muitos usuários alegaram desconhecer o sistema. Os achados da pesquisa contribuem para a demonstração de que, apesar do modelo híbrido existente na Universidade ser o que melhor a atende, tem-se considerável deficiência na prestação dos serviços de locomoção, corroborando com os inúmeros desafios na gestão de frota da instituição devido à sua diversidade de demandas, às restrições orçamentárias e ao sucateamento dos veículos.
Abstract: Technological innovation is essential to increase the productivity and competitiveness of institutions. In the public sector, initiatives have been adopted in order to improve the efficiency of services and the economy of public spending. In this sense, the evolution of the public procurement and contracting process has created innovative contracting formats, such as shared services between various bodies, one of which is the TáxiGov model. This centralization of purchases and services generates savings for public coffers and brings benefits such as gains in scale and standardization of prices. The TáxiGov system is an innovation in the provision of transportation services in the Federal Public Administration, being implemented at the University of Brasília (UnB) in March 2020. This time, the present research aimed to analyze the efficiency of the TáxiGov system in the fleet management of the academic and administrative environment of UnB. As a methodological guide, an applied, descriptive research with a qualitative approach was undertaken. The technical procedure was the case study based on fleet management at the UnB. Data collection took place through the analysis of documents, processes and official University websites, in addition to interviews with managers, inspectors and users of TáxiGov, its own fleet and existing vehicle lease contracts. The research shows that, the University of Brasília has 237 vehicles, mostly manufactured before 2010, located between its campuses and its auxiliary bodies. The diversity of demands of the said University ranges from administrative to academic. UnB has seven contracts related to its fleet management, which cover fuel, drivers, leasing of larger vehicles, vehicle tracking and the hiring of the TáxiGov system. Interviews with users of the TáxiGov system in the academic environment in question accused availability, speed and practicality as considerable advantages, highlighting as disadvantages the restriction of exits outside the perimeter of the Federal District and the limitations regarding access to dirt roads. Users of their own or rented fleet still claim to have needs not covered by the TáxiGov system, constantly facing the most varied problems such as the Shock of demands, lack of availability of drivers and vehicles, in addition to bureaucratization in fleet maintenance processes. Based on the survey results, suggestions for improvements were proposed, such as: renewing the company's own fleet; and, the wide dissemination of the TáxiGov system in various means of communication of the University of Brasília, as many users claimed to be unaware of the system. The research findings contribute to the demonstration that, despite the existing hybrid model at the University being the one that best serves it, there is a considerable deficiency in the provision of transportation services, corroborating with the numerous challenges in the institution's fleet management due to the its diversity of demands, budget restrictions and the scrapping of vehicles.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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