Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Cristiano Guedes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Juliana da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T21:00:19Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T21:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Juliana da Silva. Repercussões da Covid-19 entre estudantes indígenas da UnB e desafios da política de permanência. 2022. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49888 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante do atual contexto adverso, não só de pandemia, mas de regressão de direitos, é importante
compreender as repercussões que a pandemia de Covid-19 trouxe a estudantes indígenas no
ensino superior. O Estado precisa estar preparado para atender às suas especificidades, conforme
preceitos constitucionais e normas internacionais, em situações típicas ou atípicas. O objetivo
geral da pesquisa foi descobrir quais foram as repercussões da pandemia de Covid-19 à
permanência de estudantes indígenas na UnB. Tratou-se de pesquisa qualitativa, em que foram
entrevistadas seis estudantes indígenas do sexo feminino e cinco estudantes indígenas do sexo
masculino, com matrículas ativas na UnB em cursos de graduação ou de pós-graduação da UnB,
entre os meses de agosto e dezembro de 2021. Ademais, buscaram-se dados de outros estudos e
dados fornecidos pela UnB. Como assistente social que trabalha na área da assistência estudantil
da UnB, esta pesquisadora interessou-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a política de
permanência universitária voltada a discentes indígenas. Sabe-se que estudos nessa área, para
além de períodos de pandemia, podem contribuir com possíveis alterações e avanços à política
de permanência universitária a estudantes indígenas. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo
Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais da UnB (CEP/CHS). Os resultados
revelaram que a situação de pandemia agudizou as expressões da questão social de discentes
indígenas da UnB, evidenciou suas demandas de permanência na academia, bem como a
necessidade de uma política de permanência na UnB com olhar diferenciado às suas
particularidades. Reconhece-se que a universidade garantiu diversos auxílios emergenciais
durante o período pandêmico e atingiu quase a integralidade de estudantes indígenas que os
demandaram, e promoveu formas de flexibilização à retirada de matrícula de disciplinas durante
o semestre acadêmico. O coletivo indígena mobilizou-se para formalizar documentalmente uma
proposta de minuta de resolução à definição da Política de Permanência para Estudantes
Indígenas na Universidade de Brasília, que por quatro anos foi discutida pelo coletivo. No
segundo semestre de 2020, essa proposta foi apresentada pelo coletivo, com elaboração de
parecer favorável na Câmara de Assuntos Comunitários (CAC), no final do ano de 2020. No
entanto, as pessoas entrevistadas neste estudo informaram que a minuta foi retirada da pauta de
discussões da câmara. Apesar de ter sido aprovada a Política de Assistência Integrada e
Permanência Estudantil da Universidade Brasília, em abril de 2021, as narrativas apontam que
essa política não atendeu às suas demandas. Ademais, as pessoas entrevistadas apontaram a
necessidade de investimentos em recursos humanos ao atendimento adequado dos povos
tradicionais estudantes da UnB. As principais queixas das narrativas foram em relação ao corpo
docente, no que se refere a metodologias de ensino e à compreensão das especificidades
indígenas durante o ensino remoto. O coletivo indígena da UnB luta por uma política de
permanência que propicie a atenção adequada à saúde; promova acompanhamento pedagógico
adaptado a peculiaridades de povos tradicionais; dê visibilidade à questão indígena nos currículos
acadêmicos; aceite as diferentes epistemologias tradicionais nos currículos acadêmicos; respeite
o pertencimento das etnias e culturas indígenas, sem que sejam vítimas do racismo e de discursos
meritocráticos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Repercussões da Covid-19 entre estudantes indígenas da UnB e desafios da política de permanência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - programas de ação afirmativa - indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes indígenas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In front the adverse context, not only and the pandemic situation, but of regression of rights,
it’s important to understand the repercussions that Covid-19 pandemic has brought indigenous
students in higher education. The State needs to be prepared to attend its specificities, according
to constitutional precepts and international norms, in typical or atypical situations. The general
objective of the research was to find out what were the repercussions of the Covid-19 pandemic
on the permanence of indigenous students at UnB. This was a qualitative research, in which six
indigenous female students and five indigenous male students were interviewed, with active
enrollments at UnB in undergraduate or graduate courses at UnB, between the months of
August and December 2021. In addition, data from other studies and data provided by UnB
were sought. As a social worker who works in the area of student assistance at UnB, this
researcher was interested in deepening her knowledge about the university permanence policy
focused on indigenous students. It is known that studies in this area, in addition to pandemic
periods, can contribute to possible changes and advances to the university permanence policy
for indigenous students. The research project was approved by Comitê de Ética em Pesquisa
em Ciências Humanas e Sociais da UnB (CEP/CHS). The results revealed that the pandemic
situation exacerbated the expressions of the social issue of indigenous students at UnB,
highlighted their demands for permanence in the academy, as well as the need for a policy of
permanence at UnB with a differentiated view at their particularities. It’s recognized that the
university guaranteed several emergency aids during the pandemic period and reached the
integrality of indigenous students who demanded them, and promoted forms of flexibility to
withdraw the registration of disciplines during the academic semester. The indigenous
collective mobilized to formally document a proposal for a draft resolution to define the Política
de Permanência para Estudantes Indígenas na Universidade de Brasília, which was discussed
by the collective for four years. In the second half of 2020, this proposal was presented by the
collective, with the elaboration of a favorable opinion at the Câmara de Assuntos Comunitários
(CAC), at the end of 2020. However, people interviewed in this study reported that the draft
was removed from the Chamber's agenda. Despite the approval of Política de Assistência
Integrada e Permanência Estudantil da Universidade Brasília in April 2021, the narratives
indicate that this policy did not meet their demands. In addition, the people interviewed pointed
out the need for investments in human resources to adequately serve the traditional peoples who
are students at UnB. The main complaints of the narratives were in relation to the teaching staff,
with regard to teaching methodologies and the understanding of indigenous specificities during
remote teaching. The UnB indigenous collective fights for a policy of permanence that provides
adequate health care; promotes pedagogical monitoring adapted to the peculiarities of
traditional peoples; gives visibility to the indigenous issue in academic curricula; accept
different traditional epistemologies in academic curricula; respect for the belonging of
indigenous ethnicities and cultures, without being victims of racism and meritocratic
discourses. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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