Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49849
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RogerioOliveiraDaSilva_DISSERT.pdf977,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDechandt, Siegrid Guillaumon-
dc.contributor.authorSilva, Rogério Oliveira da-
dc.date.accessioned2024-08-14T12:34:19Z-
dc.date.available2024-08-14T12:34:19Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.date.submitted2022-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Rogério Oliveira da. Percepções sobre a gestão estratégica, tática e operacional da inovação na Agência Espacial Brasileira. 2022. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49849-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO setor aeroespacial vem se desenvolvendo e ampliando suas estratégias de crescimento, capaz de auxiliar no desenvolvimento de um país, seja pelas suas pesquisas ou descobertas através das inovações aplicadas ou pela suas contribuições ao setor. Esta pesquisa foi desenvolvida com objetivo de analisar qual é a percepção dos gestores em nível estratégico, tático e operacional sobre os processos de inovação na Agência Espacial Brasileira. O desenvolvimento foi realizado a partir de buscas na literatura cientifica sobre o tema inovação, bem como pesquisas e analise documental. As análises foram realizadas com propósito de entender como se dá a inovação dentro da AEB, sendo realizado um estudo de caso focado em entrevistas que visavam compreender a percepção dos gestores da organização. Isto permitiu análises das experiências vivenciadas, e ainda categorizar os dados de interesse deste trabalho, utilizando-se de pesquisa qualitativa, demonstrando como ocorrem estas inovações. Desta maneira foram alcançados resultados que possibilitaram compreender que na visão dos gestores da agência, a inovaçãonoseu trabalho proporcionaganhos para o país e para a sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepções sobre a gestão estratégica, tática e operacional da inovação na Agência Espacial Brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgência Espacial Brasileira (AEB)pt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordSetor públicopt_BR
dc.subject.keywordGestão estratégicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The aerospace sector has been developing and expanding its growth strategies, capable of assisting in the development of a country, either through its research or discoveries through applied innovations or through its contributions to the sector. This research was developed with the objective of analyzing what is the perception of managers at a strategic, tactical and operational level about the innovation processes at the Brazilian Space Agency. The development was carried out from searches in the scientific literature on the subject of innovation, as well as research and document analysis. The analyzes were carried out with the purpose of understanding how innovation takes place within AEB, with a case study being carried out, focused on interviews that aimed to understand the perception of the organization's managers. It allowed an analysis of the experiences, as also, to categorize the data of interest of this work, using qualitative research, demonstrating how these innovations occur. In this way, results showed that in the view of the agency's managers innovation in their work provides gains for the country and society.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.