Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Antenor Ferreira | - |
dc.contributor.author | Bueno, Victor de Oliveira e Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T12:13:21Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T12:13:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Victor de Oliveira e Silva. Musicalidade e subjetividade: tangências im-possíveis entre a análise musical e a psicanálise. 2022. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49847 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como proposta uma reflexão sobre a música, a fruição
musical e seus efeitos naquele que escuta, tentando explorar as possíveis relações entre a
análise musical e a teoria psicanalítica na tentativa de aproximar aquilo que se pode denotar
de uma estrutura musical a partir da partitura e a subjetividade que permeia tanto o ato da
criação quanto de escuta. Para dimensionamento da amplitude do fenômeno da musicalidade,
inicialmente retomam-se variadas perspectivas, da semiologia à estética, para apresentar e
balizar a discussão sobre os efeitos da escuta, como a música pode causar. Recorre-se à
proposta dos listening-subjects (SCHWARZ, 1993), ancorada nas noções de espelho acústico
e envelope sonoro, para pensarmos as relações entre ser e o som, o sujeito e a música. A partir
de SMITH (2008) e a noção de musical drives, discute-se as características da harmonia desde
as perspectivas pulsionais freudiana e lacaniana, e a proposta da estrutura musical enquanto
organizada a partir de uma falta. Por fim, tendo por base SEKEFF (2009) explora-se a
semelhança estrutural entre discurso musical e as produções fantasísticas e de linguagem,
como o chiste e o sonho, abordando a possibilidade de que a escuta e a própria musicalidade
se ancorem em operações simbólicas para causar naquele que escuta, a partir da criação ou
alteração de sentido como efeito poético de um manejo de composição. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Musicalidade e subjetividade : tangências im-possíveis entre a análise musical e a psicanálise | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - análise, apreciação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research proposes a reflection about music, musical fruition and
its effects on who’s listening, exploring the possible relations between musical analysis and
psychoanalytical theory, trying to approximate denotable score aspects of a musical structure
and the subjectivity found both in creating and listening. In order to measure the amplitude of
musicality’s phenomenon, initially several perspectives are taken, from semiology to
aesthetics, to present and discuss listening effects, how music could cause anything. With the
listening-subjects (SCHWARZ, 1993), based on the notions acoustic mirror and sonorous
envelope, its possible to approach the relations between being and sound, subject and music.
With SMITH (2008), the harmonic characters are observed from a freud-lacanian point of
view, and the proposition of the musical structure whilst organized by lack. Then, based on
SEKEFF (2009) the structural similarities between musical discourse and fantasistic
productions are discussed, approaching the possibility that musicality may anchor in symbolic
operations to cause who’s listening by creating or alternating any given sense, as a
compositional management poetic effect. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|