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Título: O uso dos livros didáticos de arte aprovados nos editais do PNLD : um estudo com professores da rede municipal de Juiz de Fora - MG
Autor(es): Neves, Paula Beghelli
Orientador(es): Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
Assunto: Educação básica
Juiz de Fora (MG)
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Professores de arte
Data de publicação: 14-Ago-2024
Referência: NEVES, Paula Beghelli. O uso dos livros didáticos de arte aprovados nos editais do PNLD: um estudo com professores da rede municipal de Juiz de Fora - MG. 2023. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem provocado a produção de livros para o componente curricular Arte que abordam as quatro linguagens artísticas de maneira integrada: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Nesse contexto, este trabalho procurou investigar o uso que professores de Arte da rede municipal de Juiz de Fora fazem desses livros didáticos nas escolas de Educação Básica em que trabalham. É importante considerar que, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/1996), a formação desses professores passa a ser específica em uma das linguagens, o que pode gerar dificuldades na utilização dos livros distribuídos pelo PNLD. Assim, os seguintes objetivos específicos foram definidos para operacionalizar a pesquisa: a) conhecer as formas pelas quais o componente curricular se materializa na rede municipal de Juiz de Fora, contexto onde os livros são provavelmente utilizados; b) investigar as concepções de ensino de Arte de professores dessa rede municipal; c) conhecer e analisar o uso que esses professores fazem dos livros didáticos de Arte em seu trabalho nas escolas de Educação Básica; e d) conhecer e analisar as opiniões dos professores de Arte a respeito das obras didáticas avaliadas e distribuídas pelo PNLD. Para tal, a pesquisa qualitativa foi caracterizada como um estudo de caso que, para a construção dos dados, utilizou-se de um questionário online, administrado aos professores de Arte em atuação nas escolas municipais de Juiz de Fora, e de entrevistas de aprofundamento com uma professora de Artes Visuais e com uma professora de Música. Apesar da taxa de respostas ao questionário não permitir uma generalização, foi possível traçar um esboço de como os livros didáticos têm sido utilizados nesta rede de ensino. O componente curricular Arte é ofertado de múltiplas maneiras nas diferentes escolas: em uma disciplina de Arte, onde professores especialistas atuam a partir de sua formação em uma das linguagens artísticas; em disciplinas específicas das linguagens artísticas; podendo ser oferecidos, ainda, um ou mais projetos que trabalham com uma dessas linguagens. Os professores de Arte na rede municipal de Juiz de Fora são, em sua ampla maioria, contratados, exercendo cargos temporários em diferentes escolas a cada ano. Dessa forma, a maior parte da amostra que respondeu aos questionários não participam da escolha dos livros didáticos, e não os utilizam em sua prática docente. Alguns professores demonstraram utilizar o livro didático como um dos recursos possíveis, dentre vários outros, para preparar as suas aulas – sempre adaptando de acordo com seus objetivos e com o contexto onde atuam. Nas entrevistas de aprofundamento, podese observar que, de fato, a escolha dos livros didáticos dá-se por professores efetivos que, nesse caso, são todos especializados em Artes Visuais ou Educação Artística. As professoras utilizam o livro também como um possível recurso, adaptando suas propostas a partir de suas concepções de ensino de Arte. Essas concepções se baseiam no entendimento da aula como um acontecimento artístico, estruturando-se a partir de experiências que formem e transformem os que por ela são atravessados. A professora de Artes Visuais mostrou-se mais confortável na utilização do livro didático que aborda as linguagens artísticas de forma integrada, o que pode estar relacionado ao fato de que esses livros geralmente privilegiam sua área de formação. Por sua vez, a professora de Música demonstrou utilizar muito pouco os livros, sendo sempre necessário fazer grandes adaptações a algumas propostas que dialoguem com seus objetivos. Os resultados apontam para a necessidade de pesquisas como esta em diferentes localidades do país, de forma a compreender melhor as diferentes relações estabelecidas com as obras didáticas disponibilizadas pelo governo federal. Da forma como os livros estão estruturados, eles parecem favorecer o trabalho de professores formados em Artes Visuais, sendo importante aprofundar os estudos de forma a analisar se outros formatos ou outras lógicas favoreceriam seu uso por outros professores. Todavia, resta clara a importância desse material que, não dirigindo o trabalho do professor, parece estar sendo utilizado como um aliado na prática docente.
Abstract: The Brazilian National Textbook Program has led to the production of books for Art that address the four artistic languages in an integrated manner: Visual Arts, Dance, Music and Theater. In this context, this work sought to understand and analyze the use that Art teachers from Juiz de Fora – MG (Brazil) make of these textbooks at schools. It is important to consider that, after the enactment of the Law of Guidelines and Bases of National Education, the teacher education programs in Art becomes specific in one of the languages, which can lead to difficulties in using the books distributed by the National Textbook Program. Thus, the following specific objectives were defined to operationalize the research: a) to understand the ways in which Art is offered in the municipal schools of Juiz de Fora, context where the books are probably used; b) to investigate the art teaching conceptions of teachers; c) to investigate the use that these teachers make of Art textbooks; and d) to understand and analyze the opinions of Art teachers regarding the didactic works evaluated and distributed by the federal government. For this, the qualitative research was characterized as a case study that, for the construction of the data, used an online questionnaire, administered to the Art teachers working in the municipal schools of Juiz de Fora, and in-depth interviews with a Visual Arts teacher and a Music teacher. Despite the rate of responses to the questionnaire do not allow a generalization, it was possible to draw an outline of how textbooks have been used in this context. Art is offered in multiple ways in the different schools: as an Art discipline, where specialist teachers work respecting their area of specialization; as specific disciplines of artistic languages; and as one or more projects that work with these languages. Art teachers in Juiz de Fora are, for the most part, hired, holding temporary positions in different schools each year. Thus, most of the sample that responded to the questionnaires do not participate in the choice of textbooks, and do not use them in their teaching practice. Some teachers demonstrated to use the textbook as one of the possible resources, among many others, to prepare their lessons – always adapting according to their objectives and the context in which they work. In the in-depth interviews, it can be observed that, in fact, the choice of textbooks is made by effective teachers who, in this case, are all specialized in Visual Arts or Artistic Education. The teachers also use the book as a possible resource, adapting their proposals based on their art teaching concepts. These conceptions are based on the understanding of the lesson as an artistic happening, structured from experiences that form and transform those who are crossed by it. The Visual Arts teacher was more comfortable using the textbook that addresses artistic languages in an integrated way, which may be related to the fact that these books generally favor her area of training. In turn, the Music teacher demonstrated that she used the books very little, and it was always necessary to make major adaptations to some proposals that dialogue with her objectives. The results point to the need for more researches like this one in different parts of the country, in order to better understand the different relationships established with the textbooks made available by the federal government. In the way the books are structured, they seem to favor the work of Visual Arts teachers, and it is important to deepen the studies in order to analyze whether other formats or other logics would favor their use by other teachers. However, the importance of this material remains clear, which, not directing the teacher's work, seems to be being used as an ally in teaching practice.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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