Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49843
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarcusVeniciusAlvesSilva_DISSERT.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Toré Xukuru do Ororubá : interlocuções sonoras como opção descolonial
Autor(es): Silva, Marcus Venícius Alves
Orientador(es): Narita, Flávia Motoyama
Assunto: Decolonialidade
Brasil, Nordeste
Povos indígenas
Música
Data de publicação: 14-Ago-2024
Referência: SILVA, Marcus Venícius Alves. O Toré Xukuru do Ororubá: interlocuções sonoras como opção descolonial. 2023. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente dissertação de mestrado apresenta uma inquietação sobre o Toré. Essa manifestação consiste em uma prática coletiva realizada por povos indígenas que habitam o Nordeste brasileiro envolvendo dança, música, ritual religioso e (re)afirmação da identidade étnica do povo quando executado em mobilizações políticas. O foco desta pesquisa foi o Toré do povo Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção/PE) e suas possíveis contribuições para práticas músicopedagógicas descolonizadas. Como objetivos específicos, busquei discutir a percepção de alguns indígenas sobre o Toré Xukuru do Ororubá; descrever os aspectos sonoros do Toré; e refletir sobre a possibilidade do Toré em práticas músico-pedagógicas. A metodologia adotada nesta pesquisa foi o estudo de caso único incorporado. Este tipo de metodologia traz como foco um caso único, incorporando unidades de análise que ajudem na discussão central. O caso que foi tratado neste estudo consiste na manifestação do Toré, e as unidades de análise incorporadas foram o ritual público de São João do povo Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção/PE) e breves imersões em escolas indígenas. A celebração do São João foi observada nos dias 23 e 24 de junho de 2022 na aldeia Vila de Cimbres e as imersões nas escolas ocorreram nos dias 23 e 24 de agosto de 2022. Este trabalho destaca o quão crucial é refletirmos, primeiramente, sobre as contribuições do Toré para a transformação de nosso modo de pensar que, muitas vezes, está pautado em nossa incapacidade de considerar uma pluralidade de conhecimentos existentes, sejam eles musicais ou não. Em segundo lugar, a partir da investigação de práticas sonoras, este trabalho aponta possibilidades de reflexões distintas, sobretudo, considerando a interlocução entre o Toré e práticas músico-pedagógicas como uma opção descolonial.
Abstract: This Master’s dissertation presents a study about the Toré. This manifestation consists in a collective practice involving dancing, music, religious rituals and, when performed in political acts, the (re)affirmation of the ethnic identity of the indigenous people who inhabit the Brazilian Northeast region. The focus of this research was the Toré performed by the Xukuru do Ororubá people (Pesqueira and Poção/PE) and its possible contribution for decolonized music teaching practices. Specifically, I aimed to discuss how some Xukuru do Ororubá people perceived the Toré; to describe the sound making aspects of that Toré; and to ponder the possibility of the Toré in music teaching practices. The methodology adopted in this research was the embedded single-case study, which presents subunits of analyses within a single case. The Toré was the single case and its subunits of analyses were the public ritual of São João celebrated by the Xukuru do Ororubá people (Pesqueira e Poção/PE) and brief immersions in indigenous schools. The celebrations of São João were observed on the 23rd and 24th of June, 2022, on the village named Vila de Cimbres and the immersions in the schools occurred on the 23rd and 24th of August, 2022. This work highlights how crucial it is to reflect, firstly, on the contributions of the Toré to change our thinking, which, many times, is based on our inability to consider a plurality of existing knowledges, either musical or not. Secondly, through the investigation of the sound making practices, this work points at possibilities of distinct thoughts, especially considering the Toré in music teaching practices as a descolonial option.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.