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2023_ErikaKallinaFariasDeOliveira_DISSERT.pdf1,92 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorOliveira, Érika Kallina Farias de-
dc.date.accessioned2024-08-13T19:36:21Z-
dc.date.available2024-08-13T19:36:21Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.date.submitted2023-03-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Érika Kallina Farias de. O caminho se faz ao caminhar: projetos de vida com a música de duas cantoras de Brasília 2023. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49816-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo o projeto de vida com a música de duas cantoras residentes em Brasília. Estabeleci como objetivo geral: compreender nas narrativas autobiográficas de duas cantoras, modos de constituir-se nos projetos de vida com a música. Nesta direção, os objetivos específicos foram: evidenciar como as experiências com a música delinearam os caminhos traçados na configuração de seus projetos de vida; analisar como elas dão sentidos a uma vida projetada com a música; e refletir sobre como essas cantoras se reconhecem em seus projetos de vida com a música. Para chegar a compreensões e reflexões sobre a proposta desse estudo, utilizei a pesquisa (auto)biográfica, fundamentada no conceito projeto de vida (PASSEGGI; CUNHA, 2020), baseada na figura do indivíduo-projeto (DELORY-MOMBERGER, 2008); e dos sujeitos empírico, epistêmico, biográfico (PASSEGGI, 2016; 2021) e sujeito musicobiográfico (ABREU, 2022a; 2022b). O dispositivo para a coleta de dados foi a entrevista narrativa autobiográfica. No diálogo com as duas cantoras, foram revelados como trilhas indicativas de seus modos de constituir-se com a música: a escolha pela música, a constituição na formação e nas experiências com a música e o reconhecimento que elas fazem de si com a música. Dessa forma, o projeto de vida com a música, se constitui como um processo de ações minúsculas praticadas pelas cantoras no interior de cada contexto, cada palco por onde seu cantar permeia, e por cada atividade desempenhada com a música. Essas ações vão constituindo as cantoras em profissionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO caminho se faz ao caminhar : projetos de vida com a música de duas cantoras de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProjeto de vidapt_BR
dc.subject.keywordCantorespt_BR
dc.subject.keywordMúsica - Brasília (DF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work has the life project with music of two singers residing in Brasilia as the object of study. The general objective established was to understand, in the autobiographical narratives of the two singers, means of constituting themselves in life projects with music. In this sense, the specific objectives were: to emphasize how experiences with music outlined the paths traced in the configuration of their life projects; analyze how they cope with a life that is designed with music; and to reflect how they recognize themselves as singers in their life projects. In order to come to understandings and reflections on the proposal of this study, I used (auto)biographical research, grounded in the concept of the life project (PASSEGGI; CUNHA, 2020), based on the figure of the individual-project (DELORYMOMBERGER, 2008); and empirical, epistemic, biographical subjects (PASSEGGI, 2016; 2021) and musicobiographical subject (ABREU, 2022a; 2022b). The data collection device used was the autobiographical narrative interview. Through dialogue with the two singers, the study revealed their ways of constituting themselves with music, which included their choice of music, formation and experiences with music, and self-recognition as singers. Thus, the life project with music is seen as a process of small actions practiced by the singers within each context, each stage where they perform, and each activity they undertake with music. These actions shape the singers into professionals.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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