Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Narita, Flávia Motoyama | - |
dc.contributor.author | Silva, Ederson Luiz da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:18:39Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T19:18:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ederson Luiz da. Prática musical e humanização: uma pesquisa-ação em uma oficina de música na formação continuada de professores de educação básica. 2023. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49813 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação busca refletir sobre a prática de uma oficina de música baseada em vivências
educacionais humanizadoras para vinte professoras e três professores da Educação Básica, não
especialistas em música. Este grupo, chamado "Centro de vivências Lúdicas - Oficinas
Pedagógicas", trabalha em um contexto de formação continuada para professores de escola
pública no Distrito Federal. Como objetivos secundários, essa pesquisa: a) analisou a oficina
de música ofertada como meio de atingir uma formação continuada humanizadora; b) refletiu
sobre a aprendizagem musical nessa oficina, em uma prática colaborativa; e c) discutiu meu
processo pessoal de humanização neste período de pesquisa. Ela baseia-se nos estudos teóricos
de Paulo Freire para explicar a humanização como uma busca pelo “ser mais” na atuação e
conscientização educativa no conhecimento de si e do mundo. A educação musical, como
vivência e aprendizado, pôde desempenhar um papel importante neste contexto. Esse estudo
qualitativo foi conduzido por uma pesquisa-ação-existencial, segundo Barbier (2002). Pontos
importantes desta metodologia são a participação ativa, a inventividade e autonomia nos
processos educativos, arte, discussão e reflexão sobre os temas propostos. A coleta de dados foi
realizada no ano de 2022, durante quatro meses, por meio de observação participante, análise
de gravações de áudios e vídeos da oficina, questionários, rodas de conversa e entrevista
individual semiestruturada com os participantes. Por meio da triangulação de dados e análise
temática, ressalto a importância da humanização na formação continuada. Na análise, destaco
como temas: o cuidado com o outro, desde as instâncias institucionais às relações comunitárias
e pessoais em um ver/acolher o outro como uma porta respeitosa e afetiva para sua cultura,
suas potencialidades e fragilidades; o diálogo colaborativo como fator agregador para um
aprendizado; a liberdade musical inserida na prática educativa, que traduziu um sentimento de
criação e ludicidade nos participantes; o “eu posso " como autoestima para aprender mais; e
a estesia como experiência de integração humana. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Prática musical e humanização : uma pesquisa-ação em uma oficina de música na formação continuada de professores de educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Humanização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oficina de música | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to reflect on a music workshop based on humanizing practices in
education offered to twenty female and three male Primary and Secondary school teachers who
are not specialists in Music. This group, called “Centro de Vivências Lúdicas- Oficinas
Pedagógicas”, works in continuing education, offering courses for government-funded school
teachers in the Federal District of Brazil. This piece of research had the following purposes: a)
to analyse the music workshop as a means to achieve a humanizing continuing education; b) to
reflect on the musical learning in a collaborative practice and; c) to discuss my own process of
humanization during this research period. Humanization in this work is based on theoretical
studies of Paulo Freire in a search for “being more fully human” through acting and being
consciously aware of ourselves and of the world. Music education, as an experience and
learning process, can play an important role in this context. This qualitative study followed
Barbier’s (2002) existential approach to action research. Important points in this methodology
are active participation, inventiveness and autonomy in educational processes, art, discussion
and reflection on the proposed themes. Data collection was carried out during the year 2022, in
a period of four months, through participant observations, analysis of audios and videos
recorded in the workshop, questionnaires, group conversations and individual semi-structured
interviews. Through data triangulation and thematic analysis, I emphasize the importance of
humanization in continuing education. The following themes are highlighted: the care for
others, from institutional instances to community and personal relationships, seeing and
accepting the other as a respectful and affectionate gateway to their culture, potentialities, and
difficulties; collaborative dialogue as an aggregating factor for learning; musical freedom
embedded in the educational practice, translated into creativity and playfulness; the feeling of
“I can” as self-esteem to learn more and; aesthesia as a human integration experience. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|