Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49805
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CarlosEduardoSantosOliveira_DISSERT.pdf9,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Ricardo José Dourado-
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Eduardo Santos-
dc.date.accessioned2024-08-13T18:54:06Z-
dc.date.available2024-08-13T18:54:06Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.date.submitted2023-12-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Eduardo Santos. Aspectos pedagógicos da técnica de arco em 13 dos 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino “Só” de Flausino Valle. 2023. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49805-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAlém de qualificações como advogado, professor de história da música, virtuoso do violino e compositor; Flausino Valle desempenhou um importante papel em Belo Horizonte na primeira metade do século XX. Deixou obras para violino e piano, voz e piano, flauta e piano, coro e violino solo, além de inúmeros arranjos para violino. Seus 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino “Só” são uma obra altamente original dentro do repertório violinístico brasileiro, combinando técnica tradicional com temas folclóricos e um uso inusitado do instrumento. Esta pesquisa visa compreender aspectos pedagógicos da técnica de arco da obra de Flausino Valle através da análise técnica dos 26 Prelúdios Característicos e Concertantes Para Violino Só, a fim de fornecer subsídios para uma interpretação musical coerente com as intenções do compositor. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a de caráter exploratório, tendo como objetivos específicos: guiar e fornecer orientações sobre a forma de interpretar a escrita de Flausino Valle nos Prelúdios para Violino Só, como aplicar a escrita de Flausino Valle ao violino, com foco na técnica de arco; propor às instituições de ensino musical, escolas de violino, a aplicação de alguns dos Prelúdios de Flausino Valle como parte do programa de formação de violinistas. Conclui-se que a inovação na obra de Valle está presente principalmente no uso e combinação de técnicas instrumentais usadas por ele para reproduzir influências de seu meio social, e seu nacionalismo descritivo se mostra presente em todos Prelúdios para Violino “Só”. Os prelúdios escolhidos pelo autor deste trabalho vão de encontro com a clara intenção de Flausino Valle de introduzi-los academicamente no repertório para formação de jovens violinistas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAspectos pedagógicos da técnica de arco em 13 dos 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino “Só” de Flausino Vallept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordViolino - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordMúsica brasileirapt_BR
dc.subject.keywordPrelúdiospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFeichas, Leonardo Vieira-
dc.description.abstract1In addition to other qualifications as a lawyer, professor of music history, violin virtuoso and composer, Flausino Valle played an important role in Belo Horizonte in the first half of the 20th century. He left works for violin and piano, voice and piano, flute and piano, choir and solo violin, as well as countless arrangements for violin. His 26 Preludes Characteristics and Concertantes for Solo Violin are a highly original work within the Brazilian violin repertoire, combining traditional technique with folk themes and an unusual use of the instrument. This research aims to understand the musical content of Flausino Valle's work through his 26 Preludes Characteristics and Concertantes for Solo Violin, in order to provide support for a musical interpretation consistent with the composer's intentions. The methodology adopted in this research was exploratory in nature, with the following specific objectives: i) to guide and provide guidance on how to interpret Flausino Valle's writing in the Preludes for Violino Só: ii) how to apply Flausino Valle's writing to the violin, focusing on bow technique; iii) propose to musical education institutions, violin schools, the application of some of Flausino Valle's Preludes as part of the violinist training program. It is concluded that the innovation in Valle's work is present mainly in the use and combination of instrumental techniques used by him to reproduce influences from his social environment, and his descriptive nationalism is present in all Preludes for solo violin. The preludes chosen by the author of this research are in line with Flausino Valle's clear intention of introducing them academically into the repertoire for training young violinists.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.