Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Ricardo José Dourado | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Carlos Eduardo Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T18:54:06Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T18:54:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Carlos Eduardo Santos. Aspectos pedagógicos da técnica de arco em 13 dos 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino “Só” de Flausino Valle. 2023. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49805 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Além de qualificações como advogado, professor de história da música, virtuoso do violino e
compositor; Flausino Valle desempenhou um importante papel em Belo Horizonte na primeira
metade do século XX. Deixou obras para violino e piano, voz e piano, flauta e piano, coro e
violino solo, além de inúmeros arranjos para violino. Seus 26 Prelúdios Característicos e
Concertantes para Violino “Só” são uma obra altamente original dentro do repertório
violinístico brasileiro, combinando técnica tradicional com temas folclóricos e um uso
inusitado do instrumento. Esta pesquisa visa compreender aspectos pedagógicos da técnica de
arco da obra de Flausino Valle através da análise técnica dos 26 Prelúdios Característicos e
Concertantes Para Violino Só, a fim de fornecer subsídios para uma interpretação musical
coerente com as intenções do compositor. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a de
caráter exploratório, tendo como objetivos específicos: guiar e fornecer orientações sobre a
forma de interpretar a escrita de Flausino Valle nos Prelúdios para Violino Só, como aplicar a
escrita de Flausino Valle ao violino, com foco na técnica de arco; propor às instituições de
ensino musical, escolas de violino, a aplicação de alguns dos Prelúdios de Flausino Valle
como parte do programa de formação de violinistas. Conclui-se que a inovação na obra de
Valle está presente principalmente no uso e combinação de técnicas instrumentais usadas por
ele para reproduzir influências de seu meio social, e seu nacionalismo descritivo se mostra
presente em todos Prelúdios para Violino “Só”. Os prelúdios escolhidos pelo autor deste
trabalho vão de encontro com a clara intenção de Flausino Valle de introduzi-los
academicamente no repertório para formação de jovens violinistas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aspectos pedagógicos da técnica de arco em 13 dos 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino “Só” de Flausino Valle | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violino - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prelúdios | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Feichas, Leonardo Vieira | - |
dc.description.abstract1 | In addition to other qualifications as a lawyer, professor of music history, violin virtuoso and
composer, Flausino Valle played an important role in Belo Horizonte in the first half of the
20th century. He left works for violin and piano, voice and piano, flute and piano, choir and
solo violin, as well as countless arrangements for violin. His 26 Preludes Characteristics and
Concertantes for Solo Violin are a highly original work within the Brazilian violin repertoire,
combining traditional technique with folk themes and an unusual use of the instrument. This
research aims to understand the musical content of Flausino Valle's work through his 26
Preludes Characteristics and Concertantes for Solo Violin, in order to provide support for a
musical interpretation consistent with the composer's intentions. The methodology adopted in
this research was exploratory in nature, with the following specific objectives: i) to guide and
provide guidance on how to interpret Flausino Valle's writing in the Preludes for Violino Só:
ii) how to apply Flausino Valle's writing to the violin, focusing on bow technique; iii) propose
to musical education institutions, violin schools, the application of some of Flausino Valle's
Preludes as part of the violinist training program. It is concluded that the innovation in Valle's
work is present mainly in the use and combination of instrumental techniques used by him to
reproduce influences from his social environment, and his descriptive nationalism is present
in all Preludes for solo violin. The preludes chosen by the author of this research are in line
with Flausino Valle's clear intention of introducing them academically into the repertoire for
training young violinists. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|