Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Marcus Vinicius Medeiros | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Amanda Martins | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T18:42:23Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T18:42:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-25 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Amanda Martins. Música popular e currículo: lógicas de recontextualização na Bituca – Universidade de Música Popular. 2023. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49804 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa apresentada trata-se de um estudo de caso que teve como objetivo principal
conhecer e analisar a proposta curricular da Bituca – Universidade de Música Popular, de
Barbacena – MG. Elegeu-se como objeto de pesquisa as lógicas recontextualizadoras que
organizam o currículo do ensino de música popular em uma escola livre de música. A
investigação surgiu da possibilidade de analisar uma proposta de formação singular: que tem
a música popular brasileira como foco e que recebe alunos advindos de diferentes contextos
e formações. Como técnicas de construção de dados, foram utilizadas a pesquisa documental,
a realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e “mestres” da Bituca, e a
aplicação de questionários online com egressos dessa instituição. A fundamentação teórica
foi construída a partir da compreensão dos níveis da prática curricular de Sacristán, do
dispositivo epistêmico-pedagógico proposto por Maton e da leitura desse dispositivo feita por
Richardson que estruturou conceitualmente a arena social do jazz. Como resultados pode-se
observar que há uma prescrição curricular extraoficial que dialoga com a tradição estabelecida
ressignificando-a a partir de uma lógica de recontextualização caracterizada por um repertório
específico – a música popular brasileira, pela centralidade da prática e pela flexibilidade na
seleção e organização do ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Música popular e currículo : lógicas de recontextualização na Bituca – Universidade de Música Popular | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música Popular Brasileira (MPB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Minas Gerais (Estado) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recontextualização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is a case study that had as main objective knowing and analyzing the curricular
proposal of Bituca – University of Popular Music, at Barbacena – MG (Brazil). The curriculum
that organizes the teaching of popular music in a music school was chosen as the research
object. The investigation arose from the possibility of analyzing a unique training proposal: one
that has Brazilian popular music as its focus and that receives students from different contexts
and backgrounds. Documental analysis, semi-structured interviews with coordinators and
“masters” of Bituca, and the application of online questionnaires with graduates of that
institution were used as data construction techniques. The theoretical foundation was built from
the understanding of the levels of curricular practice, discussed by Gimeno Sacristán; the
epistemic-pedagogic device proposed by Karl Maton and the adaptation of this device made
by Saul Richardson that conceptually structured the social arena of jazz. As a result, it can be
seen that there is an unofficial curricular prescription that dialogues with the established
tradition, re-signifying it from a logic of recontextualization characterized by a specific
repertoire - Brazilian popular music, by the centrality of the practice and by the flexibility in the
selection and organization of teaching. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|