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2023_AmandaMartinsBarbosa_DISSERT.pdf13,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPereira, Marcus Vinicius Medeiros-
dc.contributor.authorBarbosa, Amanda Martins-
dc.date.accessioned2024-08-13T18:42:23Z-
dc.date.available2024-08-13T18:42:23Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.date.submitted2023-01-25-
dc.identifier.citationBARBOSA, Amanda Martins. Música popular e currículo: lógicas de recontextualização na Bituca – Universidade de Música Popular. 2023. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49804-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa apresentada trata-se de um estudo de caso que teve como objetivo principal conhecer e analisar a proposta curricular da Bituca – Universidade de Música Popular, de Barbacena – MG. Elegeu-se como objeto de pesquisa as lógicas recontextualizadoras que organizam o currículo do ensino de música popular em uma escola livre de música. A investigação surgiu da possibilidade de analisar uma proposta de formação singular: que tem a música popular brasileira como foco e que recebe alunos advindos de diferentes contextos e formações. Como técnicas de construção de dados, foram utilizadas a pesquisa documental, a realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e “mestres” da Bituca, e a aplicação de questionários online com egressos dessa instituição. A fundamentação teórica foi construída a partir da compreensão dos níveis da prática curricular de Sacristán, do dispositivo epistêmico-pedagógico proposto por Maton e da leitura desse dispositivo feita por Richardson que estruturou conceitualmente a arena social do jazz. Como resultados pode-se observar que há uma prescrição curricular extraoficial que dialoga com a tradição estabelecida ressignificando-a a partir de uma lógica de recontextualização caracterizada por um repertório específico – a música popular brasileira, pela centralidade da prática e pela flexibilidade na seleção e organização do ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMúsica popular e currículo : lógicas de recontextualização na Bituca – Universidade de Música Popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica Popular Brasileira (MPB)pt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordUniversidadept_BR
dc.subject.keywordMinas Gerais (Estado)pt_BR
dc.subject.keywordRecontextualizaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research is a case study that had as main objective knowing and analyzing the curricular proposal of Bituca – University of Popular Music, at Barbacena – MG (Brazil). The curriculum that organizes the teaching of popular music in a music school was chosen as the research object. The investigation arose from the possibility of analyzing a unique training proposal: one that has Brazilian popular music as its focus and that receives students from different contexts and backgrounds. Documental analysis, semi-structured interviews with coordinators and “masters” of Bituca, and the application of online questionnaires with graduates of that institution were used as data construction techniques. The theoretical foundation was built from the understanding of the levels of curricular practice, discussed by Gimeno Sacristán; the epistemic-pedagogic device proposed by Karl Maton and the adaptation of this device made by Saul Richardson that conceptually structured the social arena of jazz. As a result, it can be seen that there is an unofficial curricular prescription that dialogues with the established tradition, re-signifying it from a logic of recontextualization characterized by a specific repertoire - Brazilian popular music, by the centrality of the practice and by the flexibility in the selection and organization of teaching.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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