Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49796
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_AdrielCorreiaAmancio_DISSERT.pdf2,05 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarins, Paulo Roberto Affonso-
dc.contributor.authorAmâncio, Adriel Correia-
dc.date.accessioned2024-08-13T17:49:41Z-
dc.date.available2024-08-13T17:49:41Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.date.submitted2023-06-19-
dc.identifier.citationAMÂNCIO, Adriel Correia. Ensino de bateria online e o uso das TDIC: a visão dos estudantes do CEP-EMB durante o ensino mediado por tecnologia. 2023. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49796-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho nasce em um período de instabilidade e mudanças dentro do processo de ensino, a partir da mudança repentina do modelo de aulas presenciais, em um estilo de ensino mediado por tecnologia. Buscamos trazer uma reflexão sobre como se deu o processo de mudança e como funcionaram as aulas de bateria durante este período, tendendo nosso trabalho na visão dos alunos, sobre a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). O objetivo principal é observar como as TDIC foram utilizadas nas aulas de bateria, no Lócus de pesquisa, o Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (CEPEMB). O trabalho se dá através de um estudo de entrevista, onde foram ouvidos três alunos de diferentes momentos da escola, sendo um aluno que estudou todo o seu curso de forma presencial e concluiu com uma formatura online; o segundo, um aluno que começou de forma presencial e migrou para o ensino online; por fim, o terceiro e último aluno, começou o seu curso já de forma online. Os alunos participaram de uma entrevista semiestruturada onde apontaram mudanças na estrutura física da escola, a importância das TDIC em seu aprendizado como complemento, e uma preferência pelo ensino presencial.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de bateria online e o uso das TDIC : a visão dos estudantes do CEP-EMB durante o ensino mediado por tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBateria (Instrumento musical) - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia digitalpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis was written when the teaching process had been going through an unstable and changing period, having a starting point from the sudden change of the on-site classes procedures into a teaching approach mediated by technology. We seek to bring a reflection about how the changing process happened and how the drum set classes worked out during this period, focusing our work on the students' perspective about the use of digital information and communication technologies (DTIC). The main goal is to observe how the DTIC were applied in the drumset classes at the research site, the Center for Professional Education - Brasília Music School (CEP-EMB). The work was done through an interview study, where three students from different moments of the school were heard. The first interviewee was a student who studied his entire course in an on-site class procedure and concluded it with an online graduation; the second one was a student who started in an on-site class procedure and migrated it to online classes, and the third and last student, has started his course already online. The students participated in a semi-structured interview where they pointed out changes in the School's physical structure, the importance of DTIC in their learning (but as a complement) and a preference for on-site teaching.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/49796/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.