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Título: Percepção de auditores sobre fatores que influenciam a eficácia da auditoria interna
Autor(es): Jesus, Victor Leandro Freitas de
Orientador(es): Almeida, Alexandre Nascimento de
Assunto: Administração pública - auditoria interna
Análise fatorial
Eficácia
Data de publicação: 13-Ago-2024
Referência: JESUS, Victor Leandro Freitas de. Percepção de auditores sobre fatores que influenciam a eficácia da auditoria interna. 2024. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Estudos sobre a eficácia da Auditoria Interna (AI) têm ganhado cada vez mais relevância, uma vez que a notável expansão da atividade de auditoria tem imposto novos desafios. A fim de satisfazer as expectativas das partes interessadas, as Auditorias devem estar cada vez mais bem preparadas, cumprindo eficazmente sua missão de aumentar e proteger o valor organizacional. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral identificar, dentre os indicadores relacionados aos fatores organizacionais que exercem influência sobre a eficácia da AI, quais são percebidos como os mais relevantes. Para tanto, foi utilizada pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. O estudo baseou-se no modelo proposto por Lenz (2013), tendo sido coletada a percepção dos chefes de Auditorias junto a AI vinculadas às Universidades Federais e às Instituições no âmbito do sistema federal de ensino. A partir das respostas obtidas com o questionário aplicado, analisaram-se dados relacionados a quatro fatores que influenciam a eficácia da Auditoria Interna – Características Organizacionais; Recursos da AI; Processos da AI; e Relacionamentos da AI – os quais foram associados a 34 aspectos. A análise dos dados foi feita a partir das técnicas estatísticas de análise fatorial e análise de cluster. Os resultados apontaram que questões associadas aos relacionamentos da AI, à independência da AI, aos processos da AI, como o monitoramento das recomendações e a utilização de técnicas para otimização do processo de auditoria, ao desenvolvimento contínuo da equipe da AI e ao mandato do chefe da Auditoria foram percebidas como completamente relevantes para a eficácia da Auditoria Interna. Por outro lado, questões associadas à experiência do chefe da unidade de Auditoria e à utilização da AI como campo de treinamento pela gerência foram percebidas como pouco relevantes. Tais resultados têm aderência com a literatura, tendo potencial de contribuir com a qualificação das Auditorias Internas, aumentando, consequentemente, sua eficácia.
Abstract: Studies on the effectiveness of Internal Auditing (IA) have been gaining increasing relevance as the notable expansion of the auditing function has encountered new challenges. With the aim of meeting stakeholders’ expectations, Audits must be increasingly well-prepared, effectively fulfilling their mission of enhancing and safeguarding organizational value. In this context, the present study had the general objective of identifying which indicators related to organizational factors that influence the IA effectiveness are perceived as the most relevant. To this end, an exploratory and descriptive research with a quantitative approach was used. The study was based on the model proposed by Lenz (2013), and the perception of the CAEs from IA associated with Federal Universities and Institutions within the federal education system was collected. Based on the answers obtained from the applied questionnaire, data related to four factors influencing the Internal Auditing effectiveness which were associated with 34 aspects were analyzed – Organizational Characteristics; IA Resources; IA Processes; and IA Relationships. The data analysis was conducted using statistical techniques such as factor analysis and cluster analysis. The results indicated that issues associated to IA relationships, IA independence, IA processes such as monitoring recommendations and using techniques to optimize the audit process, continuous development of the IA team, and the CAE’s mandate were perceived as completely relevant to the Internal Auditing effectiveness. On the other hand, issues associated with the CAE’s experience and the use of IA as a management training ground were perceived as not very relevant. These results are consistent with the literature and have the potential to contribute to the qualification of Internal Audits, consequently increasing their effectiveness.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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