Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Weigang, Li | pt_BR |
dc.contributor.author | Garcia, Cristiano Perez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T17:16:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T17:16:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Cristiano Perez. Uma solução de segurança operacional para a mobilidade aérea urbana com aprendizado de reforço profundo. 2023. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49791 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aeronaves com propulsão elétrica e com capacidade de efetuar pousos e decolagens na
vertical, também conhecidos como eVTOL estão em desenvolvimento por uma série de
fabricantes e tem o potencial de revolucionar a mobilidade aérea urbana nos próximos
anos. A adoção tende a ser gradual, porém uma vez que um certo nível de maturidade
desse tipo de transporte seja atingido, a grande quantidade esperada de aeronaves em
voos simultâneos trará desafios para os sistemas de controle de tráfego aéreo. Além disso,
estas aeronaves poderão operar sem piloto a bordo. A proposta é de que as aeronaves
executem voos em rotas diretas, realizando desvios apenas quando necessário. Portanto é
necessário que uma série de sistemas de detecção e resolução de conflitos atuem de forma
redundante. Entre eles, está a resolução de tática de conflitos. Isso exige o desenvolvimento de ferramentas específicas para atender o novo cenário, constituído por aeronaves
com características de desempenho até então inexistentes. Este trabalho investiga a possibilidade de utilização de modelos de aprendizado de reforço profundo para a solução
deste problema. A detecção dos conflitos pode ser efetuada de modo independente, a
partir de sistemas embarcados como o ADS-B. Após a fase de treinamento, modelos de
aprendizado de reforço profundo são capazes de sugerir ações que permitam alcançar o
objetivo desejado mesmo em configurações de conflitos que não tenham sido observadas
previamente. Isso faz com que estes modelos sejam adequados à resolução do problema de
resolução de conflitos, visto que é inviável executar um treinamento com todos os conflitos
possíveis. Um sistema baseado nos modelos Deep Q Network foi utilizado para gerenciamento das trajetórias em caso de detecção de conflito, realizando desvios de rota com
o objetivo de solucionar o conflito bem como afastar as aeronaves envolvidas o mínimo
necessário de suas trajetórias ideais. Foi implementado um simulador customizado para a
realização de testes utilizando diversos agentes de aprendizado de reforço profundo, bem
como a comparação com estratégias alternativas. Os resultados indicam que os modelos utilizados são capazes de oferecer manobras capazes de reduzir o número de conflitos
sem que as manobras realizadas para os desvios afetem de forma significativa o tempo de
deslocamento ou consumo de combustível. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma solução de segurança operacional para a mobilidade aérea urbana com aprendizado de reforço profundo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade aérea urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizado por reforço profundo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resolução de conflitos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tráfego aéreo - gerenciamento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Aircraft with electric propulsion and capable of performing vertical takeoff and landings,
also known as eVTOL, are under development by several manufacturers and have the
potential to revolutionize urban air mobility in the coming years. Adoption tends to be
gradual, but once a certain level of maturity of this type of transport is reached, the
expected large number of simultaneous flights will pose challenges for air traffic control
systems. In addition, these aircraft are expected to be able to operate without a pilot on
board. Furthermore, aircraft are supposed to fly on direct routes, making detours only
when necessary. Therefore, a set of conflict detection and resolution systems is desired
to act redundantly. One of those systems is the one responsible for the tactic conflict
resolution. This requires developing specific tools to meet the new scenario, consisting of
aircraft with performance characteristics that are not yet existent. This work investigates
the possibility of using deep reinforcement learning models to solve this problem. Conflict
detection can be performed independently using embedded systems as sensors, such as
ADS-B. After the training phase, deep reinforcement learning models can suggest actions
to achieve the desired goal even in scenarios that have not been previously observed. This
capability makes these models suitable for solving the problem of conflict resolution since
it is impracticable to train a system with all possible conflict configurations. A system
based on Deep Q Network models was used to manage the trajectories in case of conflict
detection. It carried out route deviations to resolve the conflict and deviated the aircraft
involved the minimum necessary from their ideal trajectories. A customized simulator
was implemented to perform tests using several deep reinforcement learning agents and
compare them with alternative strategies. The obtained results indicate that the models
can suggest maneuvers capable of reducing the number of conflicts without significantly
affecting displacement or fuel consumption. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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