Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Luciana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Futer, Sérgio Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T16:53:26Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T16:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | FUTER, Sérgio Paulo. Transformação digital como instrumento de informação para políticas públicas: estudo de caso do portal consumidor.gov.br. 2023. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49783 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos anos 80, o papel do Estado começou a ser repensado. Foram introduzidos conceitos e
técnicas gerenciais do setor privado para o setor público, com base na eficiência,
competitividade e redução da máquina administrativa (Peci; Pieranti; Rodrigues, 2008). Essas
mudanças de paradigmas permitiram a evolução da Administração Pública até o modelo atual.
Nesse sentido, a Administração Pública vem passando por uma profunda reflexão sobre a
qualidade dos serviços prestados e os resultados entregues à sociedade, bem como sobre os
meios e recursos públicos aplicados para atingir essa finalidade. Em tempos em que a tecnologia
da informação se solidifica como meio essencial para atender às necessidades do cidadão, a
partir da implantação de serviços públicos digitais, a transformação digital torna-se imperativo
ao Estado moderno. Com essa dinâmica, há de se ponderar que as políticas públicas estão cada
vez mais associadas ao uso de recursos tecnológicos, os quais podem servir como meio,
instrumento e/ou ambiente para o exercício da cidadania (Mozini et al., 2023). Os avanços
tecnológicos têm desempenhado um papel relevante na ampliação da relação entre governo e
cidadão, notadamente na elaboração de políticas públicas imbuídas de uma maior eficácia e
transparência. O governo eletrônico exerce uma função que se revela facilitadora e propulsora
ao estimular a acessibilidade, a transparência e a eficiência dos mecanismos administrativos.
Nesse cenário, o governo brasileiro, por meio da atual Secretaria de Governo Digital do
Ministério da Gestão e Inovação de Serviços Públicos (SGD/ME), vem investindo na discussão,
promoção e aprovação de diversas normas para intensificar o uso dos benefícios carregados
pelas tecnologias. Tais transformações digitais trazem reflexos para a economia e para o próprio
governo (Varella; Oliveira; Moesch, 2017). Como resultado desse trabalho, procura-se atingir
o maior número de indivíduos que buscam serviços públicos de forma mais ágil, eficiente,
digital e barata. A transformação digital se apresenta como uma estratégia de
articulação de tecnologias para resolver os desafios a serem enfrentados, em especial na
ampliação da produtividade, da eficiência organizacional e da comunicação, se
diferenciando como um movimento inovador, transformando a própria organização. No
entanto, ainda não sabemos até que ponto a tecnologia é disruptiva para a sociedade e até que
ponto ela serve de apoio, já que também pode aumentar a exclusão digital. Para amenizar essa
questão, os governos do mundo estão investindo na acessibilidade digital das comunidades mais
carentes e fora dos grandes centros. Através do Estudo de Caso do Portal Consumidor.gov.br,
este estudo procura examinar os desafios da transformação digital no governo brasileiro e como
ela aumenta a acessibilidade aos serviços do governo eletrônico e formulação de políticas
públicas. Para a pesquisa, utiliza a estratégia metodológica de Lawrence Bardin. A autora propõe uma análise de conteúdo que se concentra na interpretação do significado das
mensagens, buscando compreender os contextos e subtextos subjacentes ao material analisado.
Para tanto, com auxílio do software Atlas.ti, utiliza a categorização e codificação de dados
textuais, permitindo a identificação de padrões e tendências emergentes nos discursos ou textos
estudados, o que permitiu a análise mais abrangente e aprofundada. Como resultado da
pesquisa, este estudo trouxe recomendações para melhorias no portal Consumidor.gov.br, no
sentido de aprimorar a experiência dos usuários, fortalecer a segurança de dados e melhorar a
gerência da plataforma. Para além desses resultados, demonstra a importância da transformação
digital na modernização dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transformação digital como instrumento de informação para políticas públicas : estudo de caso do portal consumidor.gov.br | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governo digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transformação digital | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the 1980s, the role of the State began to be rethought. Management concepts and techniques
were introduced from the private sector to the public sector, based on efficiency,
competitiveness and reduction of the administrative machinery (Peci; Pieranti; Rodrigues,
2008). These paradigm shifts allowed the evolution of Public Administration to the current
model. In this sense, public administration has been undergoing a deep reflection on the quality
of services provided and the results delivered to society, as well as on the public means and
resources applied to achieve this purpose. In times when information technology solidifies itself
as an essential means of meeting citizens' needs, through the implementation of digital public
services, digital transformation becomes imperative to the modern state. With this dynamic, it
must be considered that public policies are increasingly associated with the use of technological
resources – which can serve as a means, instrument and/or environment for the exercise of
citizenship (Mozini et al., 2023). Technological advances have played a relevant role in
expanding the relationship between government and citizens, notably in the development of
public policies imbued with greater effectiveness and transparency. Electronic government
plays a role that proves to be a facilitator and driver by stimulating accessibility, transparency
and efficiency of administrative mechanisms. In this scenario, the Brazilian government,
through the current Digital Government Secretariat of the Ministry of Management and
Innovation of Public Services (SGD/ME), has been investing in the discussion, promotion and
approval of various standards to intensify the use of the benefits brought by technologies. Such
digital transformations have consequences for the economy and the government itself (Varella;
Oliveira; Moesch, 2017). As a result of this work, we seek to reach the largest number of
individuals who seek public services in a more agile, efficient, digital and cheap way. Digital
transformation presents itself as a strategy for articulating technologies to solve the challenges
to be faced, especially in increasing productivity, organizational efficiency, communication,
differentiating itself as an innovative movement transforming the organization itself. However,
we still do not know to what extent technology is disruptive to society and to what extent it
serves as support, as it can also increase digital exclusion. To alleviate this issue, governments around the world are investing in digital accessibility for the poorest communities and those
outside large centers. Through the case study of Portal Consumidor.gov.br, this study sought to
examine the challenges of digital transformation in the Brazilian government and how it
increases accessibility to e-government services and the formulation of public policies. For the
research, the methodological strategy according to Lawrence Bardin was used. The author
proposes a content analysis that focuses on interpreting the meaning of messages, seeking to understand the contexts and subtexts underlying the analyzed material. To this end, with the
help of the Atlas.ti software, the categorization and coding of textual data was used, allowing
the identification of emerging patterns and trends in the speeches or texts studied, which
allowed for a more comprehensive and in-depth analysis. As a result of the research, this study
brought recommendations for improvements to the Consumidor.gov.br portal in order to
improve user experience, strengthen data security and improve platform management. In
addition to these results, the importance of digital transformation in modernizing public services
offered to citizens was demonstrated. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|