Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49764
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GustavoViniciusDelmondesChaves_DISSERT.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza Júnior, Celso Vila Nova de-
dc.contributor.authorChaves, Gustavo Vinicius Delmondes-
dc.date.accessioned2024-08-12T19:25:15Z-
dc.date.available2024-08-12T19:25:15Z-
dc.date.issued2024-08-12-
dc.date.submitted2023-01-30-
dc.identifier.citationCHAVES, Gustavo Vinicius Delmondes. Melhorias para a gestão e o planejamento do serviço de transporte público: impactos das paralisações e proposta de diretrizes de contingência. 2023. 201 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49764-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs paralisações (greves) do transporte público são eventos que ocorrem com certa frequência, interrompem a oferta do serviço e causam transtornos diversos. Assim, este trabalho objetiva analisar o contexto das paralisações do transporte público coletivo rodoviário de passageiros no DF, de modo a propor melhorias ao processo de gestão e planejamento através de: metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio sobre as greves no transporte público; levantamento sobre a ocorrência de paralisações no DF; estimativa de impacto das paralisações sobre a demanda de passageiros do transporte público do DF por meio de modelo de regressão de dados em painel; e seleção de diretrizes para a elaboração de plano de contingência para o transporte público. Os resultados indicaram que: (i) a metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio apontou diversos aspectos dos trabalhos acadêmicos sobre os impactos negativos das paralisações; (ii) o levantamento do número de greves indica que são eventos com certa frequência no DF, mas em queda; (iii) há impacto negativo das greves de 2,5 milhões de passageiros na demanda de passageiros do transporte do DF entre 2015 e 2019, segundo estimativas de modelo de dados em painel longo; (iv) um conjunto de ações de contingência é necessário para mitigar os efeitos delas. Demonstrou-se ser essencial a elaboração de um plano de contingência de greves a partir das ações estruturadas, o que permite o aprimoramento da gestão pública e do planejamento do serviço de transporte público coletivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMelhorias para a gestão e o planejamento do serviço de transporte público : impactos das paralisações e proposta de diretrizes de contingênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGreves e lockoutspt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordPlano de contingênciapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Public transit strikes are events that often happens stopping the provision of that service and causing inconvenience. This master’s thesis aims to analyze the public transit context in Distrito Federal (DF), Brazil to propose improvements in the management and planning process by: systematic literature review Methodi Ordinatio on public transit strikes; data collection on strike cases in DF; estimation of strikes impact on passenger’s demand in DF’s public transit by panel data model; and formulation of guidelines to elaborate contingency plan to public transit strikes. The results show: (i) Methodi Ordinatio systematic literature review methodology highlighted several aspects of papers on negative impacts of strikes; (ii) data collection on strikes denotes that they often happens in DF but the number is dropping; (iii) there is a negative impact of 2.5 million passengers in demand for public transit in DF (2015- 2019) estimated by panel data model; (iv) a set of contingency actions is needed to mitigate that negative effects. The formulation of a contingency plan to mitigate public transit strikes is essential and must be based on structured actions that allows improvement in public management and planning of public transit service.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.