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2023_ShislenyMachadoLopes_TESE.pdf4,44 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorFaulstich, Enilde Leite de Jesus-
dc.contributor.authorLopes, Shisleny Machado-
dc.date.accessioned2024-08-12T12:16:07Z-
dc.date.available2024-08-12T12:16:07Z-
dc.date.issued2024-08-12-
dc.date.submitted2023-09-22-
dc.identifier.citationLOPES, Shisleny Machado. Iconicidade no processo de criação de sinais-termo em Língua de Sinais Brasileira - LSB. 2023. 173 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49745-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO tema deste estudo, iconicidade na criação de sinais-termo em Língua de Sinais Brasileira (LSB), está inserido na área de concentração Teoria e Análise Linguística, especificamente, na linha de pesquisa de Léxico e Terminologia do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Nesta pesquisa, postulamos que a abstração mental do indivíduo – motivada por aspectos culturais, experiências corpóreas, conceptuais ou contexto de uso – podem ser fatores fundamentais para que os traços icônicos do signo sejam reconhecidos, categorizados e assimilados para que o fenômeno da iconicidade ocorra. Para isso, por meio de abordagens qualitativas e descritivas, investigamos os processos cognitivos inerentes às abstrações conceptuais motivadoras do indivíduo em relação à produção de sinaistermo em LSB que se relacionam com a ocorrência do fenômeno da iconicidade e propomos um modelo metodológico de análise da iconicidade com base nos estudos de Taub (1997, 2001), Wilcox (1992, 1993, 1995, 1998a, 1998b, 2000, 2001, 2002a, 2002b, 2003, 2004a, 2004b, 2013) e Faulstich (1993, 1995a, 1995b, 1997, 1998, 2001, 2002, 2003, 2006, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2020a, 2020b), com a finalidade de atendermos ao objetivo proposto de analisar a iconicidade no processo de criação de sinais-termo produzidos por pesquisadores surdos e não surdos do Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro LexTerm) da Universidade de Brasília. Por se tratar de uma proposta de investigação de um fenômeno – iconicidade – que necessita uma melhor compreensão em relação aos níveis de complexidade em que se apresenta, concluímos que a proximidade entre forma e significado é apenas a ponta do iceberg, pois identificamos que há diferenças entre as categorias visíveis (forma e representação da forma) e invisíveis (conceptualizações cognitivas) do signo, percebido e criado, que se relacionam de maneira complementar e sobrepostas por meio de associações e analogias no processo de construção de sentido do sinal-termo. Além disso, a iconicidade revelou-se um fenômeno variável, dinâmico. Por meio da análise detalhada e sistemática de exemplos, a pesquisa evidenciou a natureza dinâmica da iconicidade, identificou os campos conceptuais semânticos relacionados aos sinaistermo analisados, mapeou os traços icônicos presentes nos sinais-termo em LSB e ressaltou a necessidade de considerar sistematicamente a inserção de registro dos traços motivados do sinal-termo nas fichas terminológicas e terminográficas. Ao enfatizar a importância da descrição conceptual explícita e da consideração da base cognitiva subjacente, abrimos novas possibilidades para a compreensão da relação entre forma e significado na linguagem e para a investigação dos processos cognitivos envolvidos na produção e compreensão linguística. Portanto, essa abordagem baseada em princípios da Linguística Cognitiva nos permitiu compreender como a iconicidade está enraizada em nossa cognição e a explorar novas perspectivas, bem como contribuir para outras pesquisas linguísticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIconicidade no processo de criação de sinais-termo em Língua de Sinais Brasileira - LSBpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLinguística cognitivapt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordIconicidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The theme of this study, iconicity in the creation of term-signs in Brazilian Sign Language (LSB), belongs to the concentration area of Theory and Linguistic Analysis, specifically in the research line of Lexicon and Terminology of the Postgraduate Program in Linguistics at the Department of Linguistics, Portuguese, and Classical Languages at the University of Brasília. In this research, we postulate that individual mental abstraction – motivated by cultural aspects, bodily experiences, conceptual considerations, or context of usage – can be fundamental factors for the recognition, categorization, and assimilation of iconic traits in signs, enabling the occurrence of iconicity. Therefore, through qualitative and descriptive approaches, we investigate the cognitive processes that belongs to individual conceptual abstractions regarding the production of term-signs in LSB that are related to the phenomenon of iconicity. We propose a methodological model of iconicity analysis based on the studies of Taub (1997, 2001), Wilcox (1992, 1993, 1995, 1998a, 1998b, 2000, 2001, 2002a, 2002b, 2003, 2004a, 2004b, 2013) and Faulstich (1993, 1995a, 1995b, 1997, 1998, 2001, 2002, 2003, 2006, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2020a, 2020b) to fulfill the proposed objective of analyzing iconicity in the process of creating term-signs produced by deaf and non-deaf researchers at the Lexical and Terminological Studies Center (Centro LexTerm) of the University of Brasília. From this perspective, as this investigation focuses on a phenomenon – iconicity – that requires a better understanding in relation to the levels of complexity in which it appears, we conclude that the proximity between form and meaning is just the tip of the iceberg. We have identified differences between visible categories (form and representation of form) and invisible categories (cognitive conceptualizations) of the sign, perceived and created, which relate to each other in a complementary and overlapping manner through associations and analogies in the process of constructing meaning of the term-sign. Furthermore, iconicity has been revealed as a variable and dynamic phenomenon. Through detailed and systematic analysis of examples, the research has shown the dynamic nature of iconicity, identified the semantic conceptual fields related to the analyzed term-signs in LSB, mapped the iconic traits present in these signs, and highlighted the importance of systematically considering the inclusion of motivated traits of the term-sign in terminological records. By emphasizing the importance of explicit conceptual description and considering the underlying cognitive basis, we open up new possibilities for understanding the relationship between form and meaning in language and for investigating the cognitive processes involved in linguistic production and comprehension. Therefore, this approach based on principles of cognitive linguistics has allowed us to better understand how iconicity is rooted in our cognition and to explore new perspectives while theoretically contributing to other linguistic research.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
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