Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49742
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GlauciaNizeMartinsOssege_TESE.pdf8,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino mediado por tecnologia: uma abordagem possível em tempos de pandemia
Autor(es): Ossege, Gláucia Nize Martins
Orientador(es): Leite, Andre Ferreira
Assunto: Covid-19
Ensino a distância
Cirurgia buco-maxilo-facial
Telemedicina
Data de publicação: 9-Ago-2024
Referência: OSSEGE, Gláucia Nize Martins. Ensino mediado por tecnologia: uma abordagem possível em tempos de pandemia. 2023. 263 f., il. Tese (Doutorado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho é fruto do cenário ímpar vivido pela humanidade, protagonizado pela pandemia de COVID-19, somado ao inédito desenvolvimento tecnológico, o qual foi direcionado para amenizar as consequências do isolamento social. Com o objetivo de averiguar as alterações decorrentes da restrição de mobilidade, tanto no âmbito educacional quanto no de saúde, e quais ferramentas tecnológicas puderam operacionalizar a resolução de problemas nesse contexto, esta tese contempla um estudo sobre o impacto da COVID-19 no ensino de pós-graduação em cirurgia buco-maxilo-facial em um hospital público brasileiro, uma revisão sistemática sobre o panorama do ensino de odontologia aliado aos recursos tecnológicos utilizados para a sua manutenção durante o início da pandemia, e uma revisão de texto e opinião sobre os desafios e as vantagens da inserção de inteligência artificial no ensino de radiologia. Além disso, foram realizados uma revisão sistemática focada no uso de análise radiômica (nova tecnologia utilizada no diagnóstico por imagem baseada em inteligência artificial) em alterações ósseas dos maxilares, e um trabalho que reporta a criação de um protótipo de aplicativo de celular com a finalidade de ajudar alunos e pacientes remotamente. Como resultados, observou-se que a pós-graduação teve como principal prejuízo a redução em 40% do número de cirurgias realizadas. Já os cursos de odontologia conseguiram amenizar os impactos das medidas restritivas com o uso de novas e já existentes tecnologias, e os melhores resultados foram com aquelas que permitiram aulas síncronas, com destaque para a plataforma ZoomTM. Ainda, foi verificado que o uso de inteligência artificial nos currículos de radiologia já é um consenso. A análise radiômica se mostrou alto potencial para auxiliar quantitativamente o radiologista no diagnóstico e classificação de doenças ósseas dos maxilares. Portanto. a conjuntura aponta para a importância de ampliar e intensificar o uso de ferramentas tecnológicas em educação e saúde. O futuro das tecnologias no âmbito educacional e de saúde é promissor, pois engloba abordagens humanistas com foco na acessibilidade, personalização e eficiência.
Abstract: This work is the result of the unique scenario experienced by humanity, caused by the COVID-19 pandemic, in addition to the unprecedented technological expansion, which was aimed at mitigating the consequences of social isolation. With the objective of investigating changes arising from mobility restrictions, both in educational and health care areas, and identifying useful technological tools in this context, this thesis includes a study on the impact of COVID-19 on postgraduate education in oral and maxillofacial surgery in a Brazilian hospital, a systematic review of the dentistry teaching panorama combined with the technological resources used for its maintenance during the beginning of the pandemic, and a text and opinion systematic review on the challenges and advantages of inserting artificial intelligence in radiology curriculum. In addition, another systematic review focused on the application of radiomics (a new technology used in diagnostic imaging based on artificial intelligence) in pathologic bone alterations of the jaws was published. Finally, a work about the creation of a mobile application prototype with the purpose of helping students and patients remotely was developed. As result, it was reported that the postgraduate course had a 40% decrease in surgery procedures as the main drawback. Dentistry courses alleviated the effects of mobility restrictions by harnessing both new and established technologies. The most favorable outcomes were observed in programs that facilitated synchronous classes, with a particular focus on the ZoomTM platform. Furthermore, it was verified that the insertion of artificial intelligence in radiology curriculum is already a consensus. Moreover, radiomic analysis demonstrated high potential to quantitatively support radiologists in the diagnosis and classification of jaw bone diseases. The whole context indicated the importance of broadening and enhancing the use of technological tools in health care and education. The future of technologies in the educational field and health assistance is promising, by the inclusion of humanistic approaches focused on accessibility, personalization, and efficiency.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.