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Título: Entre batons e livros : práticas de leitura literária nas redes sociais
Autor(es): Oliveira, Ana Paula Gonçalves de
Orientador(es): Nakagome, Patricia Trindade
Assunto: Clube de leitura
Redes sociais
Cibercultura
Influenciadores digitais
Data de publicação: 8-Ago-2024
Referência: OLIVEIRA, Ana Paula Gonçalves de. Entre batons e livros: práticas de leitura literária nas redes sociais. 2024. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta dissertação busca compreender as transformações que têm se estabelecido dentro do campo literário devido à articulação entre leitura, cibercultura e redes sociais. Visando investigar a irrupção da literatura em espaços inesperados, são enfocadas as práticas de leitura literária em perfis de beleza, os ambientes virtuais voltados ao público feminino que não têm a literatura como temática central na produção de conteúdo, mas que têm demonstrado grande potencial na formação de comunidades de leitoras. Para tanto, é apresentado um panorama de aspectos da história da leitura que culminaram em mudanças nos modos de partilhar experiências de leitura. Seguida pela análise minuciosa do funcionamento de dois clubes de leitura virtuais, o #Clube do livro do Marinão e o #Clube do livro Chata de Galocha, são propostas reflexões sobre a atuação das influenciadoras digitais como mediadoras de leitura e os aspectos simbólicos que incidem sobre tais comunidades de leitoras. Com isso, são questionados os tensionamentos existentes entre os ambientes de beleza e intelectualidade, muitas vezes vistos como incompatíveis. Assim, apontam-se resultados sobre como a literatura adentra no nicho de beleza e quais as práticas e os sentidos de leitura disseminados nesses ciberespaços.
Abstract: This dissertation seeks to understand the transformations that have been established within the literary field due to the articulation between reading, cyberculture and social networks. Aiming to investigate the irruption of literature in unexpected spaces, we focus on literary reading practices in beauty profiles, virtual environments aimed at female audiences that do not have literature as a central theme in the production of content, but that have demonstrated great potential the formation of reading communities. To this end, we present an overview of aspects of the history of reading that culminated in changes in the ways of sharing reading experiences. Followed by a thorough analysis of the functioning of two virtual reading clubs, the #Marinão Book Club and the #Chata de Galocha Book Club, reflections are proposed on the role of digital influencers as reading mediators and the symbolic aspects that affect such communities of readers. With this, we question the existing tensions between the environments of beauty and intellectuality, often seen as incompatible. Thus, results are presented on how literature enters the beauty niche and what reading practices and meanings are disseminated in these cyberspaces.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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