Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Theodoro, Suzi Maria de Cordova Huff | - |
dc.contributor.author | Silva, Lauana de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T17:07:19Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T17:07:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lauana de Queiroz. O cadastro ambiental rural no município de Luziânia/GO: entraves e conquistas. 2023. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49574 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) são
instrumentos inseridos na legislação que atualizou o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). São
mecanismos criados para sistematizar e consolidar informações ambientais acerca dos imóveis
rurais, de forma que a gestão pública possa conhecer e planejar ações de monitoramento e
combate ao desmatamento em todo o país. A presente pesquisa teve o objetivo de discutir os
avanços e os entraves do CAR e PRA, sobretudo no âmbito do município de Luziânia/GO. Para
tanto, foram considerados os pressupostos estabelecidos nas principais legislações ambientais
brasileiras, em especial a Lei de Proteção da Vegetação Nativa., conhecida como o Novo Código
Florestal. A partir de dados secundários, foi elaborado um panorama da situação de
implementação e execução desses instrumentos nas diferentes unidades da federação. Buscou se identificar os avanços e dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos da área federal, do
estado de Goiás e do município de Luziânia, na execução, fiscalização e monitoramento do
CAR e do PRA. Em particular, foi efetuada a pesquisa para conhecer as principais dificuldades
enfrentadas pelos produtores rurais de Luziânia no processo de cadastro, acompanhamento e
execução do CAR e como o processo vem sendo efetuado. Nesse diagnóstico foram
considerados quatro grupos de atores envolvidos no processo: os produtores rurais; os
responsáveis técnicos pelos processos; os gestores das áreas federal, estadual e municipal e os
representantes do cartório de registro de imóveis e do banco SICOOB (os dois últimos, do
município de Luziânia). Como metodologia de condução da pesquisa partiu-se de dados
primários, tais como a elaboração e aplicação de questionários e entrevistas (coletados por meio
do uso de ferramentas como o Google Forms e Google Meet) e dados secundários. Entre os
principais resultados obtidos destaca-se a constatação de que a implementação do CAR coleta
as informações ambientais dos imóveis rurais, o que poderá beneficiar a gestão do território de
forma mais efetiva. São Paulo, Mato Grosso de Sul e o Pará foram os Estados mais avançados
na conclusão da análise de regularidade ambiental. De outro lado os Estados com maiores
atrasos foram Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio
Grande do Sul, Sergipe e Piauí. Esse cenário mostra que existem algumas dificuldades nos
diferentes entes federativos: a forma morosa como os processos de análise tem sido conduzida,
devido às restrições financeiras, humanas e tecnológicas vivenciados nos órgãos ambientais; a
credibilidade das informações prestadas no processo de registro do CAR; a baixa adesão no
acompanhamento da Central do Proprietário, pelo produtor rural, resulta em atrasos e paralisia
dos processos. Entre as ações que poderiam destravar o processo, destacam-se: a
descentralização da análise do CAR para os municípios credenciados; a integralização dos
dados ambientais entre os diferentes entes federativos; a obrigatoriedade do CAR ser elaborado
por um profissional habilitado e que emita a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a
integralização dos dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) com o
sistema de licenciamento ambiental e com o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF). A partir
desses resultados sugere-se que os governos federal, estadual e municipal sanem as deficiências
apontadas de forma a cumprir os objetivos pelos quais esses instrumentos foram criados no
âmbito do Código Florestal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O cadastro ambiental rural no município de Luziânia/GO : entraves e conquistas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Florestas - legislação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cadastro ambiental rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regularização ambiental | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Rural Environmental Registry (CAR - Cadastro Ambiental Rural) and the Environmental
Regularization Program (PRA - Programa de Regularização Ambiental) are instruments
included in the legislation accounting for updating the Forestry Code (Law n. 12.651 / 2012).
These mechanisms were created to systematize and consolidate environmental information
about rural properties to help public managers to both understand and plan actions focused on
monitoring and fighting deforestation countrywide. The aim of the current research is to address
advancements and obstacles associated with CAR and PRA, mainly in Luziânia County/GO. In
order to do so, assumptions established in the main Brazilian environmental legislation, mainly
in the Forestry Code, were taken into consideration. An overview of the implementation and
execution of these instruments in different Brazilian states was prepared based on secondary
data. It was done to identify the advancements and difficulties faced by public managers in CAR
and PRA execution, inspection and monitoring at federal scope, in Goiás State and in Luziânia
County. More specifically, a survey was carried out to help better understand the main
difficulties faced by rural producers from Luziânia County/GO in the process to register,
monitor and execute CAR, as well as how this process has been implemented. The
aforementioned diagnosis takes into consideration four groups of actors involved in this process,
namely: rural producers; technicians in charge of the processes; federal, state and municipal
managers; and representatives of both the real estate registry office and the SICOOB bank (from
Luziânia County). The research methodology was based on using primary data, such as the
preparation and application of questionnaires and interviews (applied through tools, such as
Google Forms and Google Meet), as well as on secondary data collected through bibliographical
survey, and on official data provided by SICAR, IBGE, MMA and MAPA. Among the main
findings, one finds the fact that CAR implementation enhances and shines light on the
environmental information of rural properties, and it can help effectively managing the national
territory. São Paulo, Mato Grosso do Sul and Pará were the states mostly advanced in
concluding the environmental regularity analysis. On the other hand, Alagoas, Bahia, Espírito
Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe and Piauí were
the states recording the longest delays. This scenario has evidenced some difficulties in different
federative entities, with emphasis on the lengthy way the analysis processes have been
conducted, due to financial, human and technological limitations experienced by environmental
agencies. Another critical point refers to the credibility of information provided through CAR’s
registration process. Similarly, rural producers’ low adherence to monitoring the Owner’s
Center (Central do Proprietário) leads to process delay and downtime. The following actions
stood out among those capable of clearing the process: CAR analysis decentralization to
accredited municipalities; environmental data integration among different federative entities;
mandatory CAR preparation by a qualified professional accounting for issuing the Technical
Responsibility Term (ART - Anotação de Responsabilidade Técnnica); and the integration of
data from the Rural Environmental Registration System (SICAR - Sistema de Cadastro
Ambiental Rural) to the environmental licensing system and to INCRA’s Land Management
System (SIGEF). Based on the current results, it is possible suggesting that the federal, state
and municipal governments should remedy the herein identified shortcomings to meet the goals
underlying the development of these instruments within the Forestry Code scope. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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