Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/49510
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2023_BarbaraDeAlmeidaCarvalho_DISSERT.pdf2,12 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorOliveira, Susane Rodrigues de-
dc.contributor.authorCarvalho, Bárbara de Almeida-
dc.date.accessioned2024-08-05T16:20:15Z-
dc.date.available2024-08-05T16:20:15Z-
dc.date.issued2024-08-05-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Bárbara de Almeida. Ensino de história das mulheres nos plano de aula da Nova Escola (2017-2020). 2023. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49510-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema de estudo as formas de inserção das mulheres nos planos de aula de História publicados online, entre os anos de 2017 e 2019, no portal educacional Nova Escola. A partir de uma amostra de doze planos de aula de História voltados para os anos finais do Ensino Fundamental e que tratam exclusivamente de mulheres, foi possível identificar e analisar as representações femininas (seus nomes, contextos de atuação e identificações coletivas, individuais e étnico-raciais), bem como os conteúdos currículos e objetivos de aprendizagem que se articulam às suas formas de inserção no conhecimento histórico escolar. A partir dessa amostra selecionou-se uma sequência didática sobre mulheres na Antiguidade e na Idade Média para uma análise mais detida das condições de produção, valores, conteúdos curriculares, objetivos de aprendizagem, saberes docentes, recursos didáticos, métodos de ensino, referências, tendências pedagógicas, concepções de gênero e modos de representação (imagética/textual) das mulheres, tendo em vista a compreensão das formas de representação das mulheres e suas articulações com o currículo (BNCC) e as demandas sociais por uma educação para a igualdade de gênero. Apesar dos avanços significativos na inclusão das mulheres no ensino de História, sobretudo na abordagem da pluralidade de papéis assumidos pelas mulheres no passado, as propostas didáticas que envolvem uma aproximação do passado com o presente, estabelecendo comparações entre as experiências de mulheres do passado e do presente, revelam certos problemas e limitações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de história das mulheres nos plano de aula da Nova Escola (2017-2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation's subject of study is the ways in which women are included in History lesson plans published online, between 2017 and 2019, on the educational portal Nova Escola. Examining twelve History lesson plans designed for the later years of Elementary School, exclusively centered on women, allowed the identification and analysis of female representations (including names, contexts of action and collective, individual and ethnic-racial identifications). Furthermore, the study explored the curriculum content and learning objectives predominantly utilized in integrating women into historical narratives, as well as the curriculum content and learning objectives in History, more mobilized in how they are integrated and inserted. From this sample, a didactic sequence on women in Antiquity and the Middle Ages was selected for a more detailed analysis of production conditions, values, curricular contents, learning objectives, teaching knowledge, teaching resources, teaching methods, references, trends pedagogical, gender conceptions and modes of representation (imagery/textual) of women, with a view to understanding the forms of representation of women and their articulations with the curriculum (BNCC) and social demands for education for gender equality. Despite significant progress in incorporating women into History education, especially in addressing the plurality of roles assumed by women in the past, didactic proposals that involve an approximation of the past and the present, establishing comparisons between the experiences of women from different eras, reveal certain challenges and limitations.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/49510/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.