Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Susane Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Bárbara de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T16:20:15Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T16:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Bárbara de Almeida. Ensino de história das mulheres nos plano de aula da Nova Escola (2017-2020). 2023. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49510 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como tema de estudo as formas de inserção das mulheres nos planos de aula
de História publicados online, entre os anos de 2017 e 2019, no portal educacional Nova Escola.
A partir de uma amostra de doze planos de aula de História voltados para os anos finais do
Ensino Fundamental e que tratam exclusivamente de mulheres, foi possível identificar e analisar
as representações femininas (seus nomes, contextos de atuação e identificações coletivas,
individuais e étnico-raciais), bem como os conteúdos currículos e objetivos de aprendizagem que
se articulam às suas formas de inserção no conhecimento histórico escolar. A partir dessa amostra
selecionou-se uma sequência didática sobre mulheres na Antiguidade e na Idade Média para uma
análise mais detida das condições de produção, valores, conteúdos curriculares, objetivos de
aprendizagem, saberes docentes, recursos didáticos, métodos de ensino, referências, tendências
pedagógicas, concepções de gênero e modos de representação (imagética/textual) das mulheres,
tendo em vista a compreensão das formas de representação das mulheres e suas articulações com
o currículo (BNCC) e as demandas sociais por uma educação para a igualdade de gênero. Apesar
dos avanços significativos na inclusão das mulheres no ensino de História, sobretudo na
abordagem da pluralidade de papéis assumidos pelas mulheres no passado, as propostas didáticas
que envolvem uma aproximação do passado com o presente, estabelecendo comparações entre as
experiências de mulheres do passado e do presente, revelam certos problemas e limitações. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de história das mulheres nos plano de aula da Nova Escola (2017-2020) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - representações | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation's subject of study is the ways in which women are included in History lesson
plans published online, between 2017 and 2019, on the educational portal Nova Escola.
Examining twelve History lesson plans designed for the later years of Elementary School,
exclusively centered on women, allowed the identification and analysis of female representations
(including names, contexts of action and collective, individual and ethnic-racial identifications).
Furthermore, the study explored the curriculum content and learning objectives predominantly
utilized in integrating women into historical narratives, as well as the curriculum content and
learning objectives in History, more mobilized in how they are integrated and inserted. From this
sample, a didactic sequence on women in Antiquity and the Middle Ages was selected for a more
detailed analysis of production conditions, values, curricular contents, learning objectives,
teaching knowledge, teaching resources, teaching methods, references, trends pedagogical,
gender conceptions and modes of representation (imagery/textual) of women, with a view to
understanding the forms of representation of women and their articulations with the curriculum
(BNCC) and social demands for education for gender equality. Despite significant progress in
incorporating women into History education, especially in addressing the plurality of roles
assumed by women in the past, didactic proposals that involve an approximation of the past and
the present, establishing comparisons between the experiences of women from different eras,
reveal certain challenges and limitations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|