Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Adalmir de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Costa, Thaynara de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T22:01:36Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T22:01:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Thaynara de Castro. O que explica a existência de instituições pró-mulheres em municípios brasileiros? 2023. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49492 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata das instituições pró-mulheres. A Lei nº 11.340/2006, conhecida como
Lei Maria da Penha, foi instituída no Brasil como um instrumento legal que visa coibir a
violência contra mulher. A partir dessa lei, foram criadas diversas instituições pró-mulheres
(IPMs) que prestam diferentes tipos de atendimento às mulheres vítimas de violência. Em razão
das diferentes bases que sustentam a criação das instituições pró-mulheres, observa-se uma
grande variabilidade no número e na tipologia dessas instituições entre os diversos municípios
brasileiros, sendo que muitos desses entes subnacionais não conseguem ou optam por não criar
tais instituições. Essa pesquisa se propôs a identificar quais os fatores estão relacionados com
a existência de instituições pró-mulheres em municípios brasileiros. A análise foi realizada por
meio de um estudo empírico quantitativo, com o desenvolvimento de um modelo preditivo,
envolvendo um conjunto de variáveis antecedentes que buscam explicar a existência das
instituições pró-mulheres (variáveis dependentes). O estudo buscou identificar se os fatores
que sustentam a teoria da representação política, a teoria da escolha racional e a teoria feminista
(variáveis independentes) explicam a existência das IPMs nos municípios de Minas Gerais. Os
resultados indicaram suporte à teoria da escolha racional e à teoria feminista, sendo que
municípios com mais registros (boletins de ocorrência) de violência contra mulher, e com
mulheres com melhores condições econômicas e sociais têm mais chance de possuir IPMs. Já
os modelos desenvolvidos para a hipótese da representação política não se sustentaram, sendo
que a existência de vereadoras e prefeitas mulheres não está relacionada com a existência de
instituições pró-mulheres nos municípios analisados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O que explica a existência de instituições pró-mulheres em municípios brasileiros? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições pró-mulheres (IPM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência contra as mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência familiar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lei Maria da Penha | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação política | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is focused on pro-women institutions. Law nº. 11,340/2006, known as the Maria
da Penha Law, was established in Brazil as a legal instrument that aims to curb violence against
women. Based on this law, several pro-women institutions (IPMs) that provide different types
of assistance to women who are victims of violence were created. Due to the different bases
that support the creation of pro-women institutions, there is great variability in the number and
type of these institutions among the different Brazilian municipalities, with many of these
subnational entities being unable or choosing not to create such institutions. This research
aimed to identify which factors are related to the existence of pro-women institutions in
Brazilian municipalities. The analysis was carried out through a quantitative empirical study,
with the development of a predictive model, involving a set of antecedent variables that seek
to explain the existence of pro-women institutions (dependent variables). The study sought to
identify whether the factors that support the theory of political representation, the theory of
rational choice and feminist theory (independent variables) explain the existence of IPMs in
the municipalities of Minas Gerais. The results indicated support for the rational choice theory
and feminist theory, as municipalities with more records (reports) of violence against women
and with women with better economic and social conditions, having a greater chance of having
IPMs. However, the models developed for the hypothesis of political representation were not
sustained, with the existence of female councilors and mayors not being related to the existence
of pro-women institutions in the municipalities analyzed. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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